Brasil,

5G Americas e CAMTIC assinam acordo de cooperação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

As organizações trabalharão para o desenvolvimento e implementação adequados e oportunos da 5G na Costa Rica. Dia 19 de janeiro acontecerá o primeiro evento em conjunto: um painel virtual sobre o impacto das tecnologias no desenvolvimento econômico e social.

A 5G Americas e a Câmara de Tecnologia da Informação e da Comunicação (CAMTIC) da Costa Rica assinaram, recentemente, um acordo de cooperação para fortalecer o trabalho conjunto relacionado às telecomunicações e às TIC, bem como para contribuir com a integração e desenvolvimento sustentável do país.

A CAMTIC está contando com a 5G Americas para ser uma facilitadora na organização de treinamentos com especialistas e lobby de trabalho para o avanço e implementação adequados e oportunos da 5G na Costa Rica.

O acordo inclui a troca de informações sobre programas, publicações, estudos, relatórios e resultados de pesquisas, entre outros, bem como de experiências que permitam a realização de projetos ou atividades específicas.

Além disso, a cooperação técnica e a pesquisa em assuntos de interesse mútuo serão viabilizadas, bem como o desenvolvimento conjunto de novos programas para promover o progresso das TIC na Costa Rica e no resto das Américas com um enfoque de eqüidade de gênero.

Primeiro evento conjunto

Nesse contexto, as instituições realizarão o primeiro painel virtual na próxima quarta-feira, 19 de janeiro, às 13h (horário de Brasília), intitulado "Impacto das tecnologias no desenvolvimento econômico e social".

A atividade tem como objetivo conversar com especialistas sobre como a tecnologia, por meio da digitalização dos processos, é fundamental para aumentar a eficiência e a produtividade. A discussão também abordará temas que vão desde a inteligência artificial e a Internet das Coisas como catalisadores do crescimento do setor industrial, até a adoção de plataformas de governo eletrônico para reduzir custos e aumentar a transparência.

O painel contará com a participação de José Otero, vice-presidente de 5G Americas para América Latina e Caribe; Alejandro Prince, diretor da Prince Consulting; Héctor Marín, diretor sênior de Políticas e Assuntos Regulatórios para o México, América Central, Caribe e região Andina da QUALCOMM; Mauricio Agudelo, coordenador da Agenda Digital do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF); e será moderado por Elizabeth Arroyave, coordenadora do Capítulo IoT/5G da CAMTIC.

A coordenação de todos os benefícios deste acordo de cooperação firmado com a 5G Americas ficará a cargo do Capítulo IoT e 5G da CAMTIC, cujo intuito é colaborar para que a Costa Rica seja um ator fundamental nessa onda de mudanças trazidas pela implementação de ferramentas IoT e as novas redes 5G, aproveitando todas as oportunidades oferecidas pela 4ª revolução. Os Capítulos são grupos de trabalho que tratam de questões específicas dentro da Câmara.

“Como Capítulo, consideramos esta aliança um grande benefício que se alinha aos nossos objetivos estratégicos e confirma que a cooperação entre os diferentes atores é necessária para alcançar metas. Além disso, isso fornecerá aos grupos de trabalho e à CAMTIC, de forma geral, a possibilidade de ter especialistas de alto nível em questões de IoT e 5G como parte de nosso programa de educação e conscientização do cidadão”, disse Elizabeth Arroyave, coordenadora do Capítulo IoT/5G.

Por sua vez, José Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e Caribe, destacou a importância de iniciar esse esforço conjunto: “A Costa Rica está em um cenário de múltiplos desafios digitais e tecnológicos. A 5G Americas acompanhará as iniciativas que visam promover as TICs sob uma perspectiva abrangente, como ferramentas que impactam todos os setores da economia de um país e envolvem diferentes atores da sociedade, na qual a prioridade é melhorar a qualidade de vida das pessoas facilitando o acesso às novas tecnologias”.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar