Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Malwares que mais impactaram as empresas no Brasil e no mundo no final de 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Vercelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software Technologies, divulgou o Índice Global de Ameaças referente ao mês de dezembro de 2021. Em um mês em que a vulnerabilidade do Apache Log4j varreu a Internet, os pesquisadores relataram que o Trickbot ainda é o malware mais predominante, embora em uma taxa um pouco menor, afetando 4% das organizações em todo o mundo (5% em novembro). O recém ressurgente Emotet subiu rapidamente da sétima posição para o segundo lugar no ranking global. A CPR também revela que o setor mais atacado continua sendo o da Educação/Pesquisa.

Em dezembro, a “Apache Log4j Remote Code Execution” foi a vulnerabilidade mais explorada, afetando 48,3% das organizações globalmente. A vulnerabilidade foi relatada pela primeira vez em 9 de dezembro no pacote de log do Apache Log4j – a biblioteca de log Java mais popular usada em muitos serviços e aplicativos da Internet com mais de 400 mil downloads de seu projeto no GitHub. A vulnerabilidade causou uma nova praga, impactando quase metade de todas as empresas do mundo em um espaço de tempo muito curto. No Brasil, o impacto dessa vulnerabilidade correspondeu, até o momento, a 59% das redes corporativas que sofreram tentativas de exploração.

Os atacantes são capazes de explorar aplicativos vulneráveis para executar cryptojackers (também chamado de mineração de criptomoeda maliciosa) e outros malwares em servidores comprometidos. Até agora, a maioria dos ataques se concentrava no uso de mineração de criptomoedas às custas das vítimas, no entanto, os cibercriminosos avançados começaram a agir de forma agressiva e aproveitar a violação em alvos de alta qualidade.

“O Log4j dominou as manchetes em dezembro. É uma das vulnerabilidades mais sérias que já testemunhamos e, devido à complexidade de corrigi-la e à facilidade de exploração, é provável que permaneça conosco por muito tempo, a menos que as empresas tomem medidas imediatas para evitar ataques”, afirma Maya Horowitz, vice-presidente de Pesquisa da Check Point Software Technologies.

“No mês passado também vimos o botnet Emotet passar da posição de sétimo malware mais prevalente para o segundo lugar no índice. Assim como suspeitávamos, não demorou muito para o Emotet construir uma base sólida desde que ressurgiu em novembro. É evasivo e está se espalhando rapidamente por meio de e-mails de phishing com anexos ou links maliciosos. Agora é mais importante do que nunca ter uma solução robusta de segurança de e-mail e garantir que os usuários saibam como identificar uma mensagem ou anexo com aparência suspeita”, reforça Maya.

A CPR também revelou em dezembro que Educação / Pesquisa é o setor mais atacado globalmente, seguido por Governo/Militar e ISP/MSP. A “Apache Log4j Remote Code Execution” tem sido a vulnerabilidade mais comum explorada, impactando 48,3% das organizações globalmente, seguida por “Web Server Exposed Git Repository Information Disclosure” que afeta 43,8% das organizações no mundo. A “HTTP Headers Remote Code Execution” permanece em terceiro lugar na lista de vulnerabilidades mais exploradas, com um impacto global de 41,5%.

Principais setores atacados:

Em dezembro, Educação/Pesquisa foi o setor mais atacado globalmente, seguido por Governo/Militar e ISP/MSP.

No Brasil, os três setores no ranking nacional mais visados em dezembro foram:

1. Integradores de Sistema/VAR - Value Added Reseller/Distribuidores
2. Varejo/Atacado
3. Saúde

Os principais malwares de dezembro no Brasil

O principal malware no Brasil em dezembro de 2021 foi o Emotet, com 6,28% de impacto nas organizações. O Trickbot ocupou o segundo lugar (4,58%) no ranking nacional, enquanto o Glupteba (3,10%) continuou em terceiro.

O Índice de impacto de ameaças globais da Check Point Software e seu mapa ThreatCloud são alimentados pela inteligência ThreatCloud da Check Point, a maior rede colaborativa que fornece inteligência de ameaças em tempo real derivada de centenas de milhões de sensores em todo o mundo, em redes, endpoints e dispositivos móveis. A inteligência é enriquecida com mecanismos baseados em IA e dados de pesquisa exclusivos da divisão Check Point Research (CPR).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar