Brasil,

UBEC renova ambiente tecnológico com Citrix e aprimora segurança e experiência do usuário

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Varoli
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

União Brasileira de Educação Católica obteve ganho de produtividade, economia e segurança para beneficiar 25 mil estudantes e 2.700 colaboradores

Constituída como Associação Civil, religiosa de direito privado e de caráter assistencial, educacional e filantrópico, a UBEC (União Brasileira de Educação Católica) redesenhou toda rede em escala nacional, com o objetivo de oferecer espaço de trabalho digital e seguro aos portais acadêmicos e administrativos, utilizados por colaboradores e estudantes. Agora, os usuários dos sistemas da UBEC podem acessar ferramentas e aplicações que exigem grande capacidade computacional de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, com as soluções da Citrix.

O Grupo UBEC utilizava soluções da Citrix on premises para promover recursos de virtualização ao seu ecossistema. Recentemente, migrou seu ambiente de trabalho digital por meio do Citrix Virtual Apps & Desktops para nuvem. Este novo projeto, implementado pela Brasoftware, começou a funcionar no primeiro trimestre de 2021.

Os trabalhos foram iniciados no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (UniLeste), abrangendo o ambiente acadêmico com Thin Clients. Ao expandirem o uso da tecnologia Citrix para mais dez unidades de missão do Grupo UBEC houve a reestruturação e centralização no Escritório Central, localizado em Brasília (DF), de toda a administração do ambiente para utilização de estudantes e professores de qualquer lugar. Seguindo o novo modelo, outras instituições do Grupo em outros Estados começaram a usar Citrix para ambientes de trabalho digital.

“Para entregar um equipamento físico ao estudante era uma tarefa complexa, pois demandava tempo e dinheiro devido à dificuldade de formatação e criação de novas imagens das máquinas. Com o Citrix Virtual Apps & Desktops, é um processo automático. Ou seja, este novo ambiente provê acesso ao perfil de qualquer estudante ao acessar o computador, fazendo o login. Após a entrada no sistema, o estudante ou professor tem acesso as aplicações, arquivos e os recursos destinados a ele”, contextualiza Marcos Eduardo Oliveira e Silva, coordenador de Infraestrutura do grupo UBEC, vinculado a coordenação geral de TI.

“Estamos falando de licenças Citrix que abrangem o total de quase 28 mil usuários. Todo nosso ambiente administrativo e acadêmico rodando em Citrix foi fundamental para garantir o acesso à rede do Grupo, com segurança e tranquilidade”, completa Silva.

Após a migração de sistemas nas unidades de educação básica e ensino superior do Grupo UBEC para a nuvem e a entrega de aplicações via Citrix, a instituição declara que melhorou a estabilidade e performance do ambiente digital. Antes, os usuários enfrentavam problemas que, por vezes, duravam dias e dificultavam, principalmente, o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) utilizado pelo setor administrativo - responsável pela secretaria e pelo atendimento pedagógico.

Experiência completa

Com a necessidade de flexibilização de acessos no início da pandemia, em março de 2020, a área responsável pela infraestrutura de tecnologia do Grupo UBEC estava preparada e consolidada com a plena utilização de soluções da Citrix possibilitando o acesso principal à rede. Dessa forma, todo colaborador passou a utilizar dados e/ou aplicações da rede por meio da tecnologia Citrix, o que minimizou quaisquer impactos quanto na experiência durante o home office.

Mantendo o distanciamento social, professores e estudantes utilizaram os laboratórios de forma remota e aplicações como AutoCAD, Photoshop e outras que demandam alta performance computacional. Hoje, todo o ambiente digital da UBEC roda na plataforma Citrix.

O time de TI da UBEC relata que atualmente, o usuário dispõe de uma visibilidade maior, consegue entender quais sistemas estão disponíveis e usufruir da qualidade de uma tecnologia que permite organizar tudo de forma centralizada, representando uma vantagem significativa em relação à experiência do usuário.

Diferenciais de segurança

Em termos de segurança, a adoção da tecnologia Citrix possibilita uma camada extra de proteção para cerca de 60 sistemas internos. Eles acionam portas e domínios distintos, reduzindo assim as chances de ataques.

A tecnologia anterior usada para acesso remoto aos dados e às aplicações não possibilitava o bloqueio de transferência de arquivos, o que era inadequado no que se refere à gestão de riscos. Hoje, quando o usuário abre o app, caso ele não tenha um antivírus, a proteção da própria UBEC já é emulada na máquina, criando uma barreira entre a residência dele e o ambiente da instituição. Todo tráfego é autenticado, então não há a possibilidade de navegação sem usuário e senha previamente autorizados. Além disso, existe o controle com firewall de todo acesso com Citrix, independentemente de onde o trabalho seja feito, permitindo o uso de qualquer dispositivo, de qualquer lugar, de forma segura.

Na UBEC, o colaborador trabalha em modelo híbrido e pode usar o dispositivo quando estiver no escritório ou em casa, com equipamentos pessoais ou cedidos pela instituição. Isso porque há recursos no Virtual Apps & Desktops de compartilhamento de perfil que consiste no salvamento da área de trabalho do usuário.

Principal benefício é a experiência do estudante

Sob o ponto de vista do estudante, a UBEC consegue oferecer uma experiência mais atrativa via Citrix, devido à qualidade e alto desempenho do ambiente virtual de trabalho para suportar aplicações mais robustas como AutoCAD ou Eclipse, por exemplo.

Os relatos de alunos e colaboradores são positivos em termos de qualidade de experiência no uso dos sistemas e o time de TI da UBEC ainda destaca a facilidade com a operação de um parque atualizado com cerca de cinco mil equipamentos físicos, além de 1.500 em laboratórios. Outros benefícios, quanto ao uso de Citrix, citados pela UBEC foram:

- Rapidez no acesso, independentemente da vida útil do dispositivo;
- Segurança, tanto para o colaborador quanto para os estudantes pelo acesso por meio do perfil pessoal;
- Facilidade de acesso: aplicativos facilmente gerenciados, além de informações e acessos centralizados;
- Economia no upgrade e aquisição de computadores, que oferece terminais ou máquinas atualizados com redução de custo.

Economia

O projeto levou em conta três cenários referentes a economia na aquisição de computadores no parque tecnológico do Grupo UBEC, sendo: 1º cenário: Troca de todo o parque tecnológico; 2º cenário: Troca dos computadores mais antigos e upgrade de computadores com menos tempo de utilização; e 3º cenário: Upgrade e utilização de soluções Citrix em computadores estratégicos, em específico todos os laboratórios de informática e desktops administrativos.

Seguindo o terceiro cenário, com o upgrade máquinas estratégias e a utilização de soluções Citrix, a UBEC gerou economia de 87% do valor comparado ao primeiro cenário e de 43% comparada ao segundo.

Migração para cloud da Citrix

A UBEC criou um ambiente de nuvem com o Citrix Application Delivery, para mover a plataforma de gerenciamento para a nuvem da fabricante. A plataforma em nuvem permite a implementação de desktops e aplicações aos usuários finais para trabalhar de forma híbrida. A plataforma possibilita a redução do número de servidores e de custos de manutenção.

A gestão da infraestrutura pela Citrix entrega flexibilidade à UBEC, inclusive em um cenário de recuperação de desastres, em que é necessário restaurar o sistema o mais rápido possível.

“Hoje, temos um ambiente mais consolidado e estável, resultando em um enorme ganho de produtividade, com recursos de controle dos acessos e gestão centralizada de todo ambiente, algo importante para continuidade dos negócios”, enfatiza Silva.

“É uma grande satisfação fazer parte de um projeto que impactou de forma positiva a experiência de milhares de estudantes e professores. Temos com a UBEC e com a Brasoftware uma parceria de longa data que conseguiu promover segurança, rapidez, economia e produtividade a tantas instituições de ensino no País”, relata Luciana Pinheiro, diretora de Vendas da Citrix Brasil.

Sobre a Citrix

A Citrix ajuda organizações a oferecer experiência unificada, independentemente de onde o trabalho for feito: no escritório, em casa ou em qualquer outro local. Os espaços de trabalho digitais fornecem a cada colaborador o que ele precisa para fazer o melhor trabalho. A plataforma Citrix reúne a experiência do usuário, a flexibilidade de TI e a segurança necessária para impulsionar a inovação, a resiliência e a continuidade dos negócios, ao mesmo tempo que amplia os limites geográficos, de dispositivos, de redes e até mesmo de nuvens para entregar uma melhor experiência de trabalho para os funcionários.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar