Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Erros em processos seletivos dificultam a contratação de profissionais de TI

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Teresa Mazetto
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Foto: Pexels Foto: Pexels

Descrição ruim do cargo, entrevistas muito longas e falta de conhecimento na área fazem com que o profissional perca interesse na vaga

Na área de tecnologia, a abertura de novas vagas de trabalho não é um problema. Na verdade, é a falta de mão de obra que preocupa o setor, que gerou mais de 106 mil novas vagas no primeiro semestre deste ano, segundo a Brasscom. Diante desse cenário, a disputa entre as empresas por profissionais de TI está cada vez mais acirrada - e erros no processo de recrutamento e seleção podem dificultar ainda mais a contratação.

De acordo com a edição de 2021 do State of Remote Engineering, feito pela empresa de tecnologia Terminal, 97% dos engenheiros de software afirmam ter se incomodado ao longo de processos seletivos. A quantidade de entrevistas durante a etapa de seleção foi um problema para 59%, enquanto 49% reclamaram que as entrevistas foram muito genéricas.

Ainda segundo o levantamento, essas frustrações durante o recrutamento fazem com que os entrevistados percam o interesse na posição ofertada, tenham dúvidas se devem ou não aceitar a vaga e se tornam mais desconfiados em relação à empresa.

Especialistas na área pontuam que não é apenas a alta demanda no mercado interno que provoca a escassez de profissionais de TI — a fuga de talentos para o exterior também é uma realidade a ser enfrentada. “As empresas brasileiras passaram a concorrer com organizações estrangeiras, que pagam em dólar ou euro, duas moedas valorizadas em relação ao real”, destaca a Tech Recruiter na Supero Outsourcing de TI, Carine de Paiva Farias.

Além do método de recrutamento na pesquisa da Terminal, a especialista frisa outras 4 práticas que atrapalham o recrutamento e seleção em TI.

Descrição ruim, genérica ou pouco realista da vaga

De acordo com a recrutadora, muitas descrições de vagas de TI contêm informações incompletas ou pouco úteis para o profissional e exigências pouco realistas para o cargo divulgado, como falta de alinhamento entre atribuições e nível de senioridade. "O ideal é mencionar o tamanho da equipe e as tarefas que o candidato irá exercer no seu dia a dia, para que o profissional possa avaliar o tipo de trabalho e os projetos que ele terá que realizar na sua rotina", explica.

Falta de domínio do setor pelo entrevistador

Recrutadores de profissionais de TI precisam entender como o universo da tecnologia funciona. "Isso não significa dominar as linguagens de programação, por exemplo, mas conhecer as funções e atribuições de cada cargo dentro do setor e o que a organização e o líder de TI espera de cada um dos profissionais."

Demora para dar retorno

"Profissionais de TI com experiência e qualificados recebem ofertas de trabalho o tempo todo. Se a empresa demora para dar um retorno ao candidato, ele simplesmente seguirá em frente com sua busca de emprego". De acordo com a especialista, isso é válido tanto nas situações em que a resposta não é dada num prazo adequado, quanto nos casos em que o processo seletivo é muito arrastado. "Aqui, gosto de reforçar o que é mostrado no relatório da Terminal: fazer muitas entrevistas na hora do recrutamento é um erro que deve ser evitado".

Almejo pelo candidato perfeito

Carine de Paiva Farias ainda cita a busca por um candidato ideal como um erro durante os processos seletivos e fala que a busca ativa pode ser um caminho para encontrar bons profissionais. "Mesmo que já estejam empregados, vale uma abordagem para saber o grau de satisfação e se estão à procura de novas oportunidades".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar