Brasil,

Como deixar uma senha forte e evitar ter dados roubados, segundo a Axur

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leticia Olivares
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Empresa especializada em cibersegurança dá dicas de como se prevenir contra roubos de login e senha

Novos vazamentos de dados são identificados diariamente pela Axur, empresa brasileira líder em monitoramento a riscos digitais, que vasculha tanto a web superficial quanto a deep e dark web em busca de informações sensíveis que possam apresentar algum risco para os usuários - pessoas físicas e empresas. De acordo com o levantamento da empresa, apenas no segundo trimestre de 2021 no Brasil 181,5 milhões de credenciais - logins e senhas - foram expostas na internet.

Mesmo com esse dado alarmante, a famosa sequência numérica ‘123456’ continua sendo altamente utilizada. O ‘Relatório de Vazamentos de Dados’ da Axur do último trimestre brasileiro, referente aos meses de julho a setembro, revela que a senha foi utilizada por quase dez mil usuários no período. Além disso, outras sequências numéricas como “123456789”, “12345” e “12345678” entre as dez mais utilizadas.

A empresa reforça que em alguns tipos de ataques, como o criptoanalítico Brute Force, senhas que levam apenas números, mesmo que sejam até nove dígitos, podem ser descobertas e invadidas em menos de um minuto.

Dicas

Os especialistas em segurança da Axur recomendam algumas táticas simples que todos os usuários podem fazer para evitar o vazamento de senhas e, consequentemente, de dados sensíveis, como:

- Utilizar letras maiúsculas, minúsculas e diferentes caracteres em uma mesma senha,
- Atualizações frequentes (mesmo se não tiver ocorrido um vazamento),
- Sempre habilitar a dupla autenticação e utilizar um gerador de senhas.
- Também vale lembrar que aquele papelzinho com todas as senhas anotadas, seja ele físico ou salvo no bloco de notas de um dispositivo móvel, não é uma boa ideia.

Minha Senha

Com o objetivo de tornar a internet um lugar mais seguro, a Axur disponibiliza um serviço gratuito chamado MinhaSenha. Nela os usuários podem checar de maneira rápida e segura se a senha já foi vazada.

"Por meio da plataforma, mostramos o perigo dos riscos digitais não apenas para os usuários, mas também para as organizações que lidam diretamente com o público e têm a obrigação em proteger qualquer dado que manipulem, além das próprias informações confidenciais” explica o CEO da Axur, Fábio Ramos.

A verificação oferecida pelo MinhaSenha é a única no mundo que monitora a deep e a dark web e informa a senha vazada nos alertas parcialmente mascarada para maior garantia de segurança, além de contar com acesso em três diferentes idiomas. Atualmente, a plataforma já registrou 16 bilhões de credenciais vazadas desde a criação, em 2019.

Hascast

Há também a possibilidade de saber sobre credenciais corporativas através da ferramenta gratuita Hashcast. Um serviço gratuito de inteligência artificial que monitora e alerta empresas sobre o vazamento de e-mails e senhas corporativos, viabilizando uma ação rápida que evite que cibercriminosos capturem informações confidenciais e fraudem material sigiloso - que são altamente visados em meio a um cenário de transformação digital e apontam a iminência do risco de um vazamento de dados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar