Brasil,

Braskem desenvolve apps com soluções Microsoft para monitoramento de casos, vacinação da COVID-19 e planejamento de retorno ao trabalho presencial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Coelho
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Empresa utiliza plataformas em nuvem para identificar pessoas com sintomas da doença e status de vacinação de cerca de 3.500 funcionários, além de gerenciar o planejamento de acesso aos escritórios nacionais

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, passou por uma transformação durante o ano passado devido ao impacto da pandemia em suas operações em suas 40 fábricas em todo o mundo. A partir do uso da nuvem Azure e do Power Platform, plataforma de desenvolvimento de aplicativos, a companhia pôde reestruturar o formato de colaboração, além de monitorar casos suspeitos e confirmados de COVID-19. Atualmente, com o retorno gradual das atividades presenciais nos escritórios, a companhia adicionou a inserção de informações sobre a vacinação entre seus funcionários - uma vez que a imunização completa é um pré-requisito para o acesso aos ambientes empresariais.

A digitalização do monitoramento de saúde começou em março do ano passado com uso de planilhas em Excel e, para aprimorar a captura, consolidação, monitoramento e a documentação dos casos de COVID-19 entre os times, as áreas de tecnologia da informação e de saúde se uniram para a construção de um aplicativo de automonitoramento para os funcionários tanto das unidades industriais, quanto dos escritórios do Brasil. “Quando a pandemia começou, cada área da companhia passou a adotar suas próprias maneiras de automonitoramento dos colaboradores, o que se mostrou um grande desafio para a gestão dos casos. Assim, vimos a necessidade de otimizar esse processo com a integração de controle em um aplicativo”, diz Alessandro Tomazela, CIO da Braskem.

Lançado em meados de junho, o app foi desenvolvido com o Power Apps, plataforma de desenvolvimento de aplicativos de baixo código, e possui integração com o Power BI para armazenamento e a leitura dos dados de infecção; bem como com serviços de nuvem de Azure. Ainda, o aplicativo é integrado ao Microsoft Teams, plataforma de colaboração, com o qual é disponibilizado um chatbot para facilitar a inserção dos sintomas e do status de vacinação dos funcionários diariamente. Com a solução, foi possível otimizar o acompanhamento médico pelas equipes de saúde.

Após a coleta dos dados, o app consegue alertar os médicos locais e os gestores responsáveis automaticamente, caso seja identificado um caso suspeito ou confirmado da COVID-19, além de permitir que a equipe médica, integrantes do comitê da COVID e os responsáveis regionais da Braskem também visualizem a curva de contaminação da doença, a localização dos casos, status de infecção e licenças médicas. Ao todo, estima-se que sejam realizadas cerca de 3.500 autodeclarações diariamente.

“Em um momento desafiador, a Braskem soube utilizar a tecnologia para habilitar resiliência e zelar pelo bem-estar dos seus colaboradores. Neste processo, a nuvem e as plataformas de desenvolvimento de baixo código (low code/no code) foram essenciais para a otimização do processo de desenvolvimento e para a rápida adaptação dos times”, comenta Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.

Tecnologia para o retorno seguro ao trabalho presencial e híbrido

A Braskem também desenvolveu o aplicativo Check In de Retorno que consiste em um checklist para que a empresa entenda a situação de saúde e favorabilidade para o retorno ao trabalho, e para que os líderes e a área de recursos humanos possam aprovar o retorno presencial dos funcionários.

Além disso, para organizar a retomada presencial dos colaboradores de forma segura, mantendo o distanciamento social e os protocolos indicados pelas autoridades de saúde, a Braskem criou o aplicativo Reserva de Mesa que será utilizado em alguns escritórios da companhia. Com ele será possível reservar o posto de trabalho – uma vez que as mesas funcionarão como rotativas e não fixas para cada funcionário. Ainda, o app permite à gestão controlar o percentual de pessoas nos escritórios para que não seja ultrapassado o limite de 30% da capacidade, de acordo com a primeira fase do plano de retomada da empresa. “Essas soluções são essenciais para estarmos cientes do estado de saúde dos colaboradores, identificarmos quais deles são favoráveis a voltar ao trabalho presencial e gerenciarmos o acesso nos nossos ambientes físicos de acordo com os protocolos sanitários, o que nos possibilita um planejamento do retorno de forma segura e responsável”, complementa Tomazela.

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq "MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar