Brasil,

5 dicas para proteger dispositivos corporativos e pessoais contra ciberataques

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Vercelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

As ciberameaças estão aumentando a cada ano e com o nível mais alto de incidentes cibernéticos da história nos últimos 12 meses. As novas e mais sofisticadas ameaças, o aumento de dispositivos interconectados, o maior poder de computação e o grande número de cibercriminosos profissionais fazem com que qualquer pessoa que tenha um computador, smartphone ou dispositivo IoT se preocupe com a cibersegurança.

Na 33ª celebração do Dia Internacional da Segurança da Informação, em 30 de novembro, a Check Point Software lista as cinco principais dicas para orientar aos usuários e às empresas sobre a proteção de dispositivos pessoais e sistemas de TI corporativos:

• As senhas fortes são essenciais: As senhas devem ser alteradas regularmente. É importante que o internauta manuseie suas senhas com cuidado, que não as salvem sem segurança em planilhas do Excel ou as deixem escritas para que alguém as veja; além disso, as senhas devem ter combinações variadas e robustas de oito caracteres que incluem no mínimo letras, números, símbolos e caracteres.
• Proteção contra phishing: Os usuários devem ter cuidado antes de clicar em links suspeitos. Também é importante baixar conteúdo de fontes confiáveis, pois o phishing, uma forma popular de aplicação de técnica de engenharia social, se tornou a principal via de ataque. Portanto, se o usuário receber um e-mail com uma solicitação incomum, um remetente desconhecido ou assunto estranho, não deverá clicar em links ou abrir arquivos anexados.
• Escolher cuidadosamente os dispositivos móveis e outros: Em relação ao trabalho remoto, esse ponto se tornou extremamente importante. O risco de um ataque em grande escala aumenta quando os funcionários usam seus dispositivos pessoais, como computadores ou smartphones, para fins relacionados ao trabalho. O software de segurança deve ser instalado em todos os dispositivos e a conexão com a rede da empresa deve ser protegida.
• Manter sempre o software atualizado: Os atacantes costumam encontrar pontos de entrada em aplicativos, sistemas operacionais e soluções de segurança, pois normalmente monitoram e tiram proveito das vulnerabilidades. Uma das melhores medidas de proteção é usar sempre a última versão de qualquer software, algo simples e básico, mas eficaz.
• Utilizar a autenticação de múltiplos fatores: A autenticação de múltiplos fatores é algo que muitos usuários já conhecem em suas contas de banco online, por exemplo, ao solicitar um código de acesso único via celular. Em muitos casos, agora esse método de login está sendo introduzido nas contas e aplicativos de comércio online para aumentar a segurança das informações. Dessa forma, eles tornaram quase impossível para os cibercriminosos acessarem o sistema, apesar de saberem a senha.

Essas ações já representam um grande avanço na proteção dos próprios dispositivos e da empresa contra os ataques cibernéticos e malwares. No entanto, a proteção também deve ser complementada por uma arquitetura de segurança de TI abrangente que consolida e controla centralmente várias soluções contra diferentes tipos de ataques.

É importante cobrir todas as áreas de segurança do computador e dispositivos para interceptar até mesmo os temidos ataques de dia zero. Por fim, completar a estratégia de cibersegurança com a educação e treinamento de todos os colaboradores até o nível da gestão, incluindo a formação de especialistas por meio de programas de capacitação especiais e plataformas de aprendizagem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar