Brasil,

Empresa de tecnologia promove Big Brother em programa de troca de experiências, capacitação e desenvolvimento de projetos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Cipollari
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Com acesso a muita tecnologia, colaboradores de diversas áreas da Speedio se reúnem em uma casa para conhecer colegas presencialmente, acelerar o desenvolvimento de produtos e compartilhar informações. A empresa funciona, hoje, apenas no virtual.

Convivência, comunicação, troca de experiências, aproximação e desenvolvimento humano. Esses são alguns dos benefícios do programa de capacitação profissional que agora aparece na vanguarda entre os produtos que têm reformulado o padrão dos ambientes de trabalho, especialmente devido aos impactos e provocações ocasionados pela pandemia do coronavírus.

A Speedio, empresa de geração de leads B2B para prospecção ativa, transformou a lógica científica observada em Reality Shows como o Big Brother, criado em 1999, na Holanda, por John de Mol, diretor de televisão e um dos sócios da Endemol, em um projeto para ampliar o espaço de contato entre os funcionários e ajudar a empresa a encontrar oportunidades de crescimento e a acelerar a evolução dos colaboradores e de alguns projetos em curso.

Saem as famosas brigas, intrigas e eventos polêmicos do jogo televisionado e monitorado por dezenas de câmeras, entram momentos importantes para a circulação de conhecimento, compartilhamento de informações entre áreas distintas da empresa, aperfeiçoamento profissional e, claro, muitas confraternizações.

“Esse é um projeto-piloto que está colhendo ótimos frutos. Convidamos o pessoal de marketing e lideranças de outras áreas para ficarem hospedados em uma casa por 18 dias. O foco principal é o desenvolvimento de um projeto educacional, a Speedio Academy, um programa de treinamento para clientes que querem vender mais para outras empresas por meio de prospecção ativa mas que não conhecem as melhores práticas da técnica. Porém, o que estamos percebendo é que a interação entre as pessoas, neste momento especial, está rendendo frutos muito importantes também para outras finalidades, tais como ideias que dificilmente surgiriam no ambiente 100% virtual”, explica Maucir Nascimento, co-fundador da Speedio.

Ninguém é obrigado a ficar na casa da Speedio até o fim da agenda. Mas mesmo quem reside na cidade de São Paulo, onde se passou o Big Brother Speedio (como o projeto foi batizado), preferiu permanecer no ambiente, devido ao clima produtivo e agradável junto aos colegas que moram em outros lugares do país, com quem teriam dificuldade pra interagir se não fosse pelo projeto.

“Eu mesmo vim para passar só o final de semana e acabei ficando uma semana inteira. Está sendo incrível. Está ótimo trabalhar com pessoas diferentes, de áreas diferentes e conhecer melhor os clientes a partir dessas outras pessoas, entendendo as dores e as soluções construídas é muito importante. Também tive a oportunidade de saber o que essas pessoas pensam sobre a área com a qual trabalho, como elas entendem esse setor, de forma direta, objetiva e humana. Outra coisa interessante foi poder ver os outros times trabalhando. A gente acaba absorvendo algumas coisas e corrigindo nossa rotina também”, comentou Natanael Freitas um dos cientistas de dados da empresa. "Só quem gerencia pessoas da área técnica (TI) entende a importância desse comentário, a riqueza dessa interação", complementa Maucir Nascimento.

A empresa não funciona mais no modelo presencial. As salas foram devolvidas durante a pandemia, quando os gestores entenderam que a virtualização de todo o processo produtivo e administrativo era uma oportunidade de crescimento para o negócio. Hoje, a Speedio atua com representantes em diversos locais do Brasil, organizados por meio das tecnologias de informação mais atualizadas. "Resolvemos abraçar todas as vantagens do trabalho remoto e estamos amando a experiência, mas esse projeto provou que a convivência, quando aplicada cirurgicamente, com um propósito bem definido e nas condições corretas de temperatura e pressão apresenta um resultado incomparável!" complementa Nascimento.

Produtividade e desenvolvimento humano

A proposta de dividir o mesmo ambiente doméstico e profissional por duas semanas também tem sido valiosa para os introvertidos, pessoas menos expansivas, mais quietas e retraídas. A intenção não é forçar esses indivíduos à exposição gratuita, mas estabelecer um ambiente seguro para que eles também possam, à sua maneira, e por opção própria, participar da integração presencial e romper algumas barreiras.

“A Speedio observa o perfil comportamental das pessoas, de todas elas, para auxiliar na evolução daquele profissional. E o convívio com o pessoal, na casa, tem sido algo interessante. Dividir o dia a dia, ver como as pessoas são, mesmo quando não estão trabalhando, quando estão se divertindo ou expressando outras emoções, isso abre uma porta para que aqueles que são mais introvertidos sintam-se à vontade para dividir alguma coisa, seja pessoal ou profissional, e rompam algumas barreiras”, acrescentou Natanael.

Propor um formato diferente de engajamento também estava no escopo da iniciativa. A estratégia previa a aceleração de alguns trabalhos que, durante o período de “confinamento” na casa, seriam realizados presencialmente em equipe, e em curto espaço de tempo. Sem pressionar a entrega, mas para entender como a dinâmica de uma colaboração que ocorria somente em ambiente virtual seria impactada pelo físico.

“Mas não foi somente a questão do presencial. Não estamos afirmando que com o presencial os trabalhos seriam feitos com mais ou menos celeridade. Na verdade, o fato das pessoas se conhecerem e criarem alguns laços, o que nem sempre é possível pelo virtual, facilitou o processo. A equipe Marketing nunca tinha trabalhado pessoalmente neste projeto. Nos conhecemos e conseguimos dar outra dinâmica para a Speedio Academy, cujas aulas foram gravadas na casa. Então, é interessante termos nosso ambiente de trabalho virtualizado, com momentos como esses, de troca física, presencial, para entendermos e conhecermos melhor quem divide o trabalho conosco. A tendência é que daqui em diante, mesmo à distância, nosso ritmo tenha outro padrão”, disse Ohana Koressawa, responsável pela equipe de Marketing.

Sobre Maucir Nascimento

Bacharel em Marketing pela UNIFACS; Especialista em Growth, Marketing e Vendas; Empreendedor serial no Brasil e na Austrália, com atuação em diversas áreas e ênfase no setor de tecnologia; Co-fundador da Speedio, plataforma de Big Data e IA para geração de leads B2B; Autor do livro "A Volta dos que Foram", um guia para pessoas que retornam ao país de origem após migração.

Sobre a Speedio

A Speedio é uma plataforma de Big Data para geração de leads B2B que tem como missão facilitar o trabalho de prospecção ativa/marketing outbound. A empresa utiliza ferramentas como Big Data, Inteligência Artificial e robôs (crawlers) para captar, analisar e validar as informações.

O banco de dados da Speedio possui informações de milhões de empresas instaladas no Brasil. Ao todo, são mais de 70 filtros, com informações como atividade, localização, porte, número de colaboradores, faturamento real e estimado, telefones, e-mails e mais.

Através do sistema de Inteligência Comercial fornecido pela Speedio os departamentos de vendas das empresas podem encontrar mais rapidamente os decisores e focar em vender.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar