Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ABII lança vídeo com aplicação prática de Gêmeo Digital

A ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial lança vídeo que mostra a aplicação prática de um Gêmeo Digital utilizando uma cafeteira. O projeto foi desenvolvido pelo GT Tecnologia, que montou um grupo de estudos sobre o tema ainda no final de 2020. Para concretizar o vídeo, o GT contou com o apoio da associada Ocotea Filmes.

O time responsável por criar o roteiro do vídeo também escreveu um artigo, detalhando as aplicações desta tecnologia, que será lançado nos próximos dias nos canais da ABII. O Gêmeo Digital vem sendo tratado como um dos principais facilitadores para a integração de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e para a transformação digital dos negócios.

Conforme os líderes do GT Tecnologia, Jordana Arruda e Robson Klug, o tema Gêmeo Digital foi ganhando destaque em 2020. “Mesmo durante a pandemia foram criados o Digital Twin Consortium, nos Estados Unidos, e a IDTA – Industrial Digital Twin Association, na Alemanha, ambas entidades que aglutinam empresas, governos e academias para direcionar a consistência no vocabulário, arquitetura, segurança e interoperabilidade de gêmeos digitais.”

“Entendemos a relevância do assunto assim como o potencial de ganhos de produtividade desta padronização, decidimos colocar em prática este conceito. Pensamos em vários modelos de como tangibilizar a teoria a escolha foi utilizar uma cafeteira para sensorizar e aplicar a plataforma de gêmeo digital”, relatam os líderes.

Segundo eles, devido a pandemia, os encontros foram remotos, mas com a participação de vários associados que compõem o GT de tecnologia da ABII. Isso mostrou que havia interesse pelo tema. As pessoas trouxeram conhecimento e aplicaram para unir o hardware e software, habilitando este protótipo do gêmeo digital. E vão levar muito mais conhecimento para seus negócios.

A ideia do vídeo, segundo Jordana e Robson, foi apostar em uma explicação lúdica para um conceito complexo e ainda pouco explorado. “Lembramos do ‘Boteco 4.0’, que apresentou o conceito de indústria 4.0 de forma descontraída e descomplicada no Encontro Nacional da ABII em 2019. Foi um sucesso pela simplicidade. No vídeo, replicamos a ideia em vídeo sobre um outro tema, mas trazendo a mesma simplicidade”, destacam..

Confira o vídeo:

Sobre a ABII

A ABII - Associação Brasileira de Internet Industrial, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 (IIoT & I4.0) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração, a geração de conhecimento e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo