Celulares e eletrônicos lideram intenções de compra na Black Friday este ano, segundo pesquisa da Conversion

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Nassa
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

De acordo com o estudo, o item mais desejado pelos consumidores no evento são os smartphones, com 66,67% das intenções de compra

A venda de telefones celulares e aparelhos eletrônicos devem liderar o volume de negócios na Black Friday deste ano no Brasil, marcada para o dia 26/11. Segundo pesquisa da Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO), o item mais desejado pelos consumidores são os telefones celulares, com 66,67% das intenções de compra, seguidos pelos eletroeletrônicos em geral, com 60,68% das preferências, moda e acessórios (47,58%) e calçados (40,46%)

De acordo com o estudo (https://lp.conversion.com.br/estudo-black-friday-2021), que entrevistou 400 brasileiros conectados à internet para saber quais são as expectativas do consumidor para a Black Friday 2021, o medo de fraudes na edição deste ano diminuiu em relação ao ano passado, mas a segurança ainda é fator determinante. Quando perguntados, 80,63% dos consumidores afirmaram possuir algum receio sobre situações fraudulentas.

Outro medo apontado na pesquisa é em relação à COVID-19, pois 62,96% dos consumidores brasileiros afirmaram que vão fazer compras somente pela internet pelo medo do contágio da COVID-19 nos estabelecimentos físicos. E mais da metade dos entrevistados pretende comprar algum item de proteção ao novo coronavírus nesta edição.

“Estes dados mostram que, apesar da reabertura de algumas cidades já ter sido totalmente concluída, como São Paulo, por exemplo, a maior parte da população ainda possui algum receio com relação à pandemia”, comenta Diego Ivo, CEO da Conversion.

“Embora o ano de 2020 tenha sido um marco no comércio eletrônico, justamente pela crise sanitária e pelo o fechamento do comércio físico em diversas cidades do país, este ano, no entanto, podemos esperar um varejo virtual mais maduro, com as lições aprendidas no último ano. As atenções do consumidor agora se voltam às compras online por escolha própria, por mais segurança no digital e mais comodidade”, acrescenta Ivo.

A edição deste ano no Brasil promete ser o maior evento já registrado desde o lançamento da Black Friday no País, com um crescimento na intenção de compra de 14,7% em relação à 2020.

A pesquisa também avaliou o valor médio que os consumidores estão dispostos a gastar com compras na na Balck Friday de 2021. Mais da metade, 55,84% dos entrevistados afirmaram que pretendem adquirir produtos e serviços cujos preços variam entre R$ 500 e R$ 3 mil.

“Ainda que a maior parte deles (29,06%) chegue somente até R$ 1 mil, o valor pode ser considerado alto, um número que expõe uma gradual melhora na situação financeira da população economicamente ativa do País”, aponta Ivo.

Segundo o estudo, as compras para o Natal também lideram as intenções, e 86,04% dos consumidores assumiram usar a Black Friday para garantir os presentes de final de ano, tendo os mais presenteados os familiares próximos, com as maiores intenções de presentes indo para cônjuge (esposo e esposa) e filhos.

Estudo completo sobre a Black Friday 2021:

Sobre a Conversion

Fundada em 2011, a Conversion é uma agência de Search Engine Optimization (SEO) que usa dados, tecnologia e conteúdo para destravar o potencial de crescimento em busca orgânica de pequenas, médias e grandes empresas. Em 2018 recebeu o prêmio de Melhores Agências de Performance pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e, em 2021, lançou o Data-driven PR, frente que integra PR, Business Intelligence e Search para gerar estudos e pautas relevantes para mercado e imprensa. Atende clientes como ViajaNet, Localiza, Alelo, Universidade Cruzeiro do Sul, Gran Cursos Online, Growth e Cobasi.