Dassault Systèmes anuncia o início dos primeiros testes virtuais da indústria com garrafas de vidro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Flávia Richter
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

- Testes virtuais de novos revestimentos para reduzir significativamente peso das garrafas de vidro começarão em janeiro de 2022;

- Simulações virtuais reduzem os riscos, prazos do processo de desenvolvimento e tempo necessário para testes para reforço e redução de peso do vidro;

- Diminuição do peso das garrafas de vidro reduz as matérias-primas e a energia utilizadas no processo de fundição do vidro, além de possibilitar a queda nas emissões na fabricação e transporte do material;

- Se for bem-sucedido, uma redução significativa de peso pode ser transformadora para a indústria do vidro em sua jornada para emissões líquidas de carbono zero.

Três líderes de soluções sustentáveis ​​para a indústria do vidro estão se unindo para colaborar com uma tecnologia inovadora para aumentar a resistência e reduzir significativamente o peso das garrafas de vidro. A Dassault Systèmes, o Grupo Ardagh e a EXXERGY iniciarão os testes de ‘Gêmeos Virtuais’ (Virtual Twins) na garrafa icônica de Johnnie Walker, da Diageo. Em janeiro de 2022, irão pesquisar e desenvolver um revestimento que permitirá que o recipiente de vidro seja mais leve sem comprometer sua resistência e sua forma, o que será uma enorme inovação para o setor.

O teste virtual será pioneiro em inovações sustentáveis ​​baseadas na ciência para reduzir o tempo e o custo necessários para avaliar produtos de vidro, ao mesmo tempo em que reduz as matérias-primas e a energia utilizadas no processo como um todo. Um Gêmeo Virtual (Virtual Twins) é uma representação digital em tempo real de um produto ou processo que é utilizado para modelar, visualizar e prever novas inovações antes que qualquer teste físico ocorra. O teste pesquisará e desenvolverá um novo revestimento externo para a garrafa, reduzindo microfissuras na superfície do vidro permitindo que se torne muito mais leve, mas mantendo a sua resistência. A garrafa leve manterá 100% de sua reciclabilidade e, se for bem-sucedida no teste virtual, será submetida a avaliações físicas a partir do verão de 2022.

O Grupo Ardagh, um fornecedor líder global em soluções de embalagens sustentáveis, trabalhará com a EXXERGY, uma empresa de consultoria internacional ativa nos setores de energias renováveis ​​e de vidro, para pesquisar e desenvolver revestimentos para a líder global de bebidas Diageo, fabricante de bebidas como: Johnnie Walker, Smirnoff e do Gin Gordon's. A Dassault Systèmes fornecerá serviços de pesquisa utilizando suas aplicaçõesBIOVIA para criar um Gêmeo Virtual (Virtual Twin) em nanoescala dos revestimentos, simular sua interação com a superfície do vidro e testar sua eficácia.

Para John Sadlier, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Ardagh, o Grupo Ardagh foi pioneiro na redução do peso do vidro e, como fornecedor líder global de embalagens de metal e vidro infinitamente recicláveis ​​e sustentáveis, tem a responsabilidade de responder aos desafios de sustentabilidade que todos enfrentamos. Junto com nossos clientes e parceiros da cadeia de suprimentos, estamos ansiosos para explorar o potencial da digitalização para gerar novas soluções leves e inovadoras”.

A diminuição do peso é uma das soluções para reduzir o impacto de CO₂ do setor do vidro. As emissões de carbono serão reduzidas tanto na fabricação da garrafa quanto no transporte dos produtos acabados. Caso este projeto de colaboração seja bem-sucedido, será um grande avanço para a tecnologia de Gêmeo Virtual (Virtual Twin) para apoiar os objetivos de sustentabilidade da indústria do vidro e permitir a descarbonização do setor como um todo.

“É cada vez mais urgente mudar as nossas formas de produção e consumo. Precisamos repensar tudo e ousar imaginar as iniciativas de sustentabilidade mais arrojadas”, afirma Florence Verzelen, Vice-Presidente Executiva de Indústria, Marketing e Sustentabilidade da Dassault Systèmes. “Utilizando a tecnologia de Gêmeo Virtual (Virtual Twin) da Dassault Systèmes, as empresas podem projetar e simular novos materiais, produtos e processos sustentáveis ​​radicalmente diferentes em tempo recorde. Elas podem acertar e serem sustentáveis já na primeira vez”.

“Na Diageo, a sustentabilidade e principalmente as embalagens sustentáveis ​​são prioridades principais. Estamos entusiasmados em fazer parte deste projeto pioneiro que adota os princípios da plataforma de Soluções Sustentáveis da Diageo, que incentiva a inovação e a colaboração no desenvolvimento de soluções científicas para os impactos das mudanças climáticas. Assumimos o compromisso em nossa estratégia de Sociedade 2030 de ter zero emissões de carbono em todas as operações até 2050 ou antes e, caso este projeto seja bem-sucedido, é um grande passo para alcançarmos isso”, diz Lucy Fishwick, Diretora de Procurement - Grain to Glass Sustainability da Diageo.

Sobre a Dassault Systèmes:

A Dassault Systèmes, conhecida como a empresa 3DEXPERIENCE, é um catalisador para o progresso humano. Oferecemos ambientes virtuais 3D colaborativos para empresas e pessoas imaginarem inovações sustentáveis. Ao criar experiências de gêmeos virtuais (Virtual Twins) do mundo real com a plataforma e aplicativos 3DEXPERIENCE, os clientes expandem os limites da inovação, aprendizado e produção. A Dassault Systèmes agrega valor a mais de 290 mil clientes de todos os tamanhos, em todos os setores, em mais de 140 países. Para mais informações, acesse www.3ds.com/pt-br.

3DEXPERIENCE, os logos Compass e 3DS, CATIA, BIOVIA, GEOVIA, SOLIDWORKS, 3DVIA, NETVIBES, NETVIBES, MEDIDATA, CENTRIC PLM, 3DEXCITE, SIMULIA, DELMIA e IFWE são marcas registradas da Dassault Systèmes e/ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Informações sobre a sustentabilidade da Dassault Systèmes: https://www.3ds.com/sustainability

Informações sobre a Plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, software de design 3D, 3D Digital Mock Up e soluções de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM): http://www.3ds.com

Sobre o Grupo Ardagh

O Grupo Ardagh é um fornecedor global de embalagens de metal e vidro infinitamente recicláveis ​​para proprietários de marcas em todo o mundo. Possui 57 fábricas de produção de metal e vidro em 12 países, empregando mais de 16.000 pessoas e com vendas de aproximadamente US$ 7 bilhões.

Sobre a Diageo

A Diageo é um líder global em bebidas alcoólicas, com uma proeminente coleção de marcas em todas as categorias de destilados e cervejas. Essas marcas incluem: Johnnie Walker, Crown Royal, J&B, uísques Buchanan’s e Windsor, vodcas Smirnoff, Cîroc e Ketel One, Captain Morgan, Baileys, Don Julio, Tanqueray e Guinness. A Diageo é uma empresa global cujos produtos são vendidos em mais de 180 países ao redor do mundo. A empresa está listada na Bolsa de Valores de Londres (DGE) e na Bolsa de Valores de Nova York (DEO). Para mais informações sobre a Diageo, nossa equipe, marcas e performance, visite www.diageo.com. Visite o recurso global de consumo responsável da Diageo, www.DRINKiQ.com, para obter informações, iniciativas e maneiras de compartilhar as melhores práticas.

Sobre a EXXERGY

A EXXERGY é uma rede alemã de consultores líderes especializados em energia renovável e na indústria do vidro. A EXXERGY tem experiência em otimização técnica, desenvolvimento e implementação de estratégia de negócios e financeira, desenvolvimento organizacional e gestão de mudanças. Duas características do trabalho da EXXERGY são sua capacidade de inovação, por exemplo, o desenvolvimento de um sistema de classificação técnica para ativos de energia renovável e o desenvolvimento da tecnologia de reforço do vidro; e sua contribuição para o bem público, por exemplo, liderando o desenvolvimento de avaliação de conformidade para energias renováveis através do IECRE. A EXXERGY possui filiais na Suíça, nos Estados Unidos e na China.