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TOKIO MARINE SEGURADORA

Segurança digital precisa ser redobrada na Black Friday

Comércio eletrônico brasileiro promete quebrar recordes de vendas; empresas precisam estar adequadas para evitar golpes eletrônicos e vazamento de dados

Mesmo com a inflação e a alta do dólar, a expectativa para a movimentação no comércio eletrônico na próxima Black Friday, sexta-feira, 26, é alta e promete superar os marcos dos anos anteriores em número de vendas online. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) aponta para um crescimento de 18%,7 no volume de compras em comparação com o ano passado. No entanto, o especialista em Segurança da Informação, Mario Toews, da Datalege Consultoria Empresarial, chama a atenção para o fato de que boa parte das empresas ainda não está preparada para evitar problemas envolvendo golpes eletrônicos e vazamento de dados, situações que podem colocar em risco a credibilidade e a imagem da instituição.

Toews explica que, no mesmo ritmo que cresceu o volume de negócios pela internet ao longo dos últimos dois anos, aumentou também o número de crimes virtuais. Segundo um levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve um crescimento de 165% nos golpes de engenharia social no primeiro semestre de 2021 em comparação com o semestre anterior. “A internet ganhou um espaço maior na vida de todos os brasileiros recentemente e isso trouxe uma mudança também nos hábitos das pessoas, de consumo, de compra, entretenimento, muita coisa passou a ser feita no ambiente digital. Não é a toa que 2021 foi o ano dos megavazamentos de dados, porque os criminosos também estão se especializando e buscando abordagens cada vez mais inovadoras”, pontua.

Para o especialista, muitas empresas tiveram que correr contra o tempo para sobreviver e continuar atuando e faturando mesmo em meio aos abres e fechas da pandemia. “Com esse processo, nem sempre os protocolos de segurança são priorizados e bem estruturados. Com a aproximação da Black Friday e do Natal, isso fica mais evidente”.

PREVISÃO

A previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que o comércio eletrônico brasileiro fature R$ 3,93 bilhões apenas com as promoções da Black Friday.

“Nesse ano os consumidores terão ainda mais opções de plataformas de compra online e pelas próprias redes sociais, mas é importante que esses espaços virtuais estejam protegidos, inclusive para garantir os dados pessoais dos clientes e a imagem da loja”, enfatiza.

Toews lembra que um site seguro é fator fundamental para obter a fidelidade de novos clientes e preservar os antigos. “Além de ser uma necessidade para a sobrevivência do negócio, hoje é uma exigência legal. Toda empresa que tenha acesso aos dados pessoais de clientes, fornecedores e colaboradores precisa estar em conformidade com as novas diretrizes da legislação”, comenta, referindo-se à Lei Geral de Proteção de Dados que entrou em vigor em setembro de 2020 e prevê multas pesadas para as empresas que não estiverem adequadas.

Mario Toews

Mario Toews é DPO (Data Protection Officer), especialista em Segurança da Informação, além de sócio e instrutor certificado da Datalege Consultoria Empresarial. Profissional com mais de 25 anos de experiência como gestor de TI de grandes empresas, nacionais e multinacionais, tem experiência na coordenação de projetos na área de Segurança de Informação, Proteção de Dados, Business Intelligence e Infraestrutura.

Ministra cursos para profissionais interessados em obter a certificação internacional para a carreira de DPO/encarregado de dados, uma das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


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