Avanços da Próxima Geração de Comunicações Sem Fio
Novo relatório da 5G Americas analisa as grandes possibilidades na evolução da tecnologia além da 5G.
A 5G ainda promete muita inovação no futuro, no entanto, muitos projetos identificados como “Próxima G” e “6G” já estão sendo desenvolvidos no mundo inteiro com grande liderança das Américas. Hoje, a 5G Americas, a voz da 5G e LTE para as Américas, divulgou um novo relatório chamado Comunicações Móveis em 2030 detalhando como o setor deve continuar construindo e evoluindo redes de comunicação sem fio para consumidores e clientes corporativos além daquilo que hoje conhecemos como a 5G.
Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse: “A 5G está no começo de uma grande era de inovação e tem um plano de ação que inclui muitas novidades, mas ao mesmo tempo, as pesquisas e os estudos sobre a próxima geração de possibilidades já começaram. É importante que a região das Américas estabeleça e mantenha sua liderança, colhendo informações de fornecedores e operadoras do setor, do mundo acadêmico, outros setores verticais e do governo”.
Ainda estamos distantes dos casos de uso emergentes da próxima geração de comunicações sem fio, mas algumas dessas oportunidades são muito empolgantes. Os casos de uso iniciais podem incluir telepresença multissensorial ou imersão através da realidade estendida (XR), além do uso de gêmeos digitais nos sistemas cíber-físicos da Indústria 4.0. Outros casos de uso podem incluir a teleportação holográfica, comunicações táteis e hápticas, e muito mais.
Alguns dos impactos de tecnologias sem fio sobre setores verticais podem incluir oportunidades na agropecuária de alta precisão, monitoramento de saúde com sensores biológicos, assistência avançada para motoristas e veículos autônomos para sistemas de transporte, sistemas de auxilio emergencial que rapidamente coletam dados a partir de sensores e oferecem informações situacionais em tempo real, e sistemas de governo e defesa utilizando a conectividade total.
O relatório também apresenta informações sobre a visão e os requisitos necessários para dar vida às redes sem fio de próxima geração. Aplicativos emergentes podem exigir velocidades muito altas de transmissão de dados na faixa de Tbps para gêmeos digitais e sensores táteis, cobertura bastante ampla para aplicações rurais ou de defesa, e confiabilidade até os “sete noves” (99,99999% de disponibilidade) para controle remoto intenso e as necessidades de gêmeos digitais.
Comunicações Móveis em 2030 analisa as áreas a seguir:
• Atividades na América do Norte no contexto da próxima geração de trabalho na área sem fio;
• Uma revisão de atividades globais (China, Japão, Europa, Coreia, Taiwan & Índia);
• Casos de Uso (telepresença multissensorial e imersão, indústria 4.0, gêmeos digitais e avanços em vários setores verticais);
• Requisitos tecnológicos e evolução de redes;
• Facilitadores tecnológicos e tendências;
• Liderança da América do Norte.
Brian Daly, Vice-Presidente Adjunto de Padrões e Alianças Setoriais da AT&T e um dos líderes do grupo de trabalho técnico, explicou: “Enquanto a 5G ainda estiver no início de seu ciclo de vida e estiver passando por uma evolução e aprimoramento com os próximos releases 3GPP enquanto as sua implementação continua mundo afora, reconhecemos a necessidade de começar a promover um compromisso inicial com a criação de um mercado 5G e Próxima G, e garantir que a América do Norte mantenha sua liderança em desenvolvimento tecnológico. Estamos começando os trabalhos iniciais para o próximo capítulo dessa revolução. O mundo acadêmico e alianças baseadas nos EUA estão analisando avanços tecnológicos e o governo dos EUA está criando parcerias com o setor privado”.
Swaminathan “Swami” Arunachalam, Diretor Sênior para Pesquisa e Alianças Setoriais em 6G para a América do Norte da Nokia e outro líder do grupo, acrescentou que: “Ainda estamos iniciando o ciclo de pesquisa em 6G. Tecnologias relevantes para a era 6G, como desagregação de redes e programabilidade em todo o sistema, serão estudados e implementados no contexto da 5G-Avançada. Esses serão passos importantes para chegar à era 6G e devem fazer parte de novas tecnologias como as tecnologias de rádio THz, capacidades de comunicação via sensores e sub-redes”.
CONFIRA O RELATÓRIO
Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.
Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário