Sucesso do setor de compras passa pela adoção de inteligência artificial
Por Bruno Rezende *
A influência dos dados na estratégia de qualquer negócio é tão grande que não chega a ser exagero dizer que poucas empresas sobreviveriam sem eles. A análise rápida – e adequada – de informações é fator de sucesso na tomada de decisão. O segredo é conseguir fazer isso em um cenário de crescimento exponencial dos dados no ambiente corporativo. Ao mesmo tempo que tudo pode ser reduzido a métricas, processar essa grande quantidade exige o apoio da tecnologia. Todos os departamentos passam por isso, mas um deles em especial necessita desse auxílio: a gestão de compras. Não à toa, soluções de inteligência artificial começam a ganhar espaço entre os profissionais da área.
É uma necessidade altamente estratégica (e cada vez mais importante) para a digitalização do processo de compras das corporações. O estudo Agile Procurement Insights, conduzido pela empresa SAP em parceria com a Oxford Economics, indica que praticamente a metade dos gestores de compras (49%) ainda analisa dados manualmente para ajudar na tomada de decisão. Um número elevado demais diante das ferramentas existentes. Para piorar, pouco menos de um quarto dos executivos (23%) admite que tem uma visão automática e em tempo real das despesas.
A pesquisa apenas reforça uma percepção existente no mercado: as soluções de inteligência artificial podem ocupar um amplo espaço de participação no setor de compras. Nesse caso, o melhor é realmente utilizar o termo no plural. Não é apenas uma ou outra ferramenta, mas todo um conjunto de recursos inspirados no conceito de IA que, quando combinados, conseguem automatizar a análise de informações e melhorar a produtividade do setor. Eles representam diferentes oportunidades, permitindo que as empresas enxerguem detalhes que, até então, passavam despercebidos.
O principal benefício que essas tecnologias têm a oferecer é justamente a capacidade de trabalhar com um volume gigantesco de dados de forma bem simples e rápida. Se pensarmos na quantidade de informações que o setor de compras encara diariamente, como cotações, preços, condições de frete, pagamentos, entre outras questões, chega a ser surpreendente que muitas organizações ainda realizam essas análises de forma manual. Além de demandar um tempo muito maior, há também o risco de falhas humanas prejudicarem a elaboração de insights a partir do cruzamento de dados. Em suma: é mais rápido, mais barato e mais eficiente contar com o apoio da inteligência artificial.
Evidentemente que essas vantagens não ocorrem de um dia para o outro – ainda mais em um setor bastante tradicional. Há alguns desafios que a inteligência artificial ainda enfrenta para conquistar seu espaço na área de compras das empresas. Dois deles são os mais importantes. O primeiro é evidenciar o ganho de tempo e de dinheiro que as melhores ferramentas podem proporcionar, reduzindo riscos e melhorando a eficiência. Parece simples, mas em muitos casos é preciso mostrar na prática para os gestores. Isso leva ao segundo ponto: a própria cultura organizacional. É fundamental que o local assimile e desenvolva uma visão orientada aos dados e às ferramentas digitais.
Em um cenário de intensa aceleração digital, com várias empresas mudando e reformulando seus processos para abarcar as melhores ferramentas, é fundamental garantir que todas as áreas da empresa estejam alinhadas quando o assunto é tecnologia. Se não há negócios sem o cruzamento de um grande volume de dados, o departamento de compras precisa dar esse próximo passo e modernizar de vez sua estrutura e sua operação com soluções de inteligência artificial. Quando isso acontecer, comprar os insumos necessários para o funcionamento da empresa deixará de ser algo complexo e se tornará, de vez, uma questão estratégica para o crescimento.
* Bruno Rezende é CEO da 4intelligence, startup de soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados – e-mail:
Sobre a 4intelligence
A 4intelligence é uma startup que desenvolve soluções para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, através de algoritmos e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando a que as respostas mais acuradas sejam entregues no momento correto para as pessoas certas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário