Brasil,

Novas tecnologias em solda para impressão 3D em metal na indústria 4.0

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilás Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A manufatura aditiva tem beneficiado indústrias que precisam desenvolver peças com maior complexidade metalúrgica, como as do setor automotivo, espacial, eletroeletrônicos e de fundição

As mais modernas soluções de soldagem para manufatura aditiva, usadas com sucesso em países mais industrializados, estão desembarcando no Brasil. Conhecida também como impressão 3D em metal, a manufatura aditiva é um processo de criação de um objeto tridimensional, que pode ser aplicado tanto em peças e componentes, cujo design exige maior complexidade ou na possibilidade de criar uma peça só sem a existência de subcomponentes, quanto na produção de protótipos que necessitam ter leveza em pequena escala. O objeto é construído a partir da deposição de finas camadas de material em pó ou arame, que são fundidas por uma fonte de energia.

“Apesar de o desenvolvimento de empresas que estão indo de encontro ao conceito Indústria 4.0 e/ou Manufatura Avançada estar em um ritmo bastante lento aqui no Brasil em função da redução de investimentos por parte das empresas e da retirada de recursos das universidades pelo governo federal, as tecnologias de soldagem para uso em manufatura aditiva têm atingido um grau bem avançado”, afirma Jeferson Godinho, especialista em processo e aplicação para a América Latina, da divisão Perfect Welding da Fronius do Brasil. “Na Fronius, por exemplo, estamos empenhados em nutrir o mercado com tecnologias que controlam o arco elétrico dando maior estabilidade na deposição da gota. São soluções alinhadas com o que há de mais tecnológico na atualidade, recursos que promovem maior controle do processo e, com isso, geram melhor controle térmico e acabamento às peças”, explica.

Nesse sentido, as tecnologias para impressão 3D em metal que a Fronius trouxe ao mercado brasileiro estão adaptadas para a estrutura da indústria 4.0 e atendem uma demanda latente verificada nas empresas que precisam desenvolver peças com maiores complexidades metalúrgicas, como as do setor automotivo, espacial, eletroeletrônicos, de fundição, e, ainda, as áreas de medicina, saúde e educação, entre muitos outros.

Porém, segundo o especialista, ainda há um longo caminho a se percorrer, já que o segmento envolve produção de máquinas, desenvolvimento de softwares, mão de obra qualificada e insumos mais sofisticados, itens que têm exigido maiores investimentos e pesquisa. “Hoje, a tendência tecnológica aponta para ferramentas cada vez mais completas e flexíveis que precisam otimizar o investimento, pois a demanda existe”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar