Brasil,

Empresas são cada vez mais alvos de criminosos da internet, apontam estudos. Saiba como se proteger

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Carolina de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Vazamentos e sequestro de dados afetam desde pequenos negócios até gigantes bilionárias. Especialista em segurança da informação destaca boas práticas para evitar o problema

No início de junho, um megavazamento de dados expôs mais de 8,4 bilhões de senhas de acesso em um fórum de hackers. Só no Brasil, já foram mais de 3 bilhões de ataques cibernéticos somente nos três primeiros meses de 2021. Dados da empresa de cibersegurança Fortinet afirmam que o país lidera o ranking da América Latina, que contabilizou um total de 7 bilhões de tentativas durante o período.

Em 2020, o Brasil sofreu mais de 3,8 milhões de ataques de ransomware - sequestro de dados. Os números divulgados no Relatório de Ameaças Cibernéticas, produzido pela empresa SonicWall, revela ainda que os ataques à empresas cresceram 90% entre janeiro e abril de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Uma explicação parcial para o aumento destes números é a imposição do trabalho remoto a muitas empresas, devido à pandemia do novo Coronavírus. Muitos colaboradores começaram a acessar remotamente documentos e dados profissionais, abrindo assim as portas das redes domésticas para os ataques de criminosos. “Além do mais, crimes virtuais sempre foram atrativos, devido à dificuldade de rastreamento e punição pelas autoridades e a possibilidade de ação em qualquer parte do planeta”, explica Jean Jader Martins, diretor da Global Gate DC, empresa do Grupo Bludata, especializada em soluções de gestão e armazenamento de dados.

Mas como proteger a empresa de prejuízos causados por estes malfeitores? “É um erro de empresários das empresas de pequeno porte acharem que nunca serão alvo de ataques para o sequestro de dados. Os criminosos são oportunistas esperando a primeira chance aparecer”, afirma Martins.

Ainda conforme o executivo, toda empresa, por menor que seja, deve investir em soluções para a prevenção de ataques, seguindo também a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Uma das soluções indicadas e oferecidas pela Global Gate DC, é a tecnologia Endpoint, contra vazamento e violação de dados. O serviço reconhece possíveis ameaças à estrutura de tecnologia das empresas, e garante a conectividade dos endpoints sem deixar de lado a proteção dos dados. Backups e armazenamento de informações na nuvem também são imprescindíveis, caso haja violação ou perda de dados, garantindo a rápida recuperação destas informações, evitando o desperdício de tempo e dinheiro com pagamento de resgates e também a paralisação das atividades por parte da empresa atacada”, destaca.

As transformações digitais que temos vivido nos últimos anos tem servido para nos conectar à milhares de informações que nunca achamos que seria possível termos acesso. “Por outro lado, tem capacitado pessoas, grupos, empresas mal intencionadas a se profissionalizar cada vez mais nas artimanhas de ataques cibernéticos. Infelizmente, todo cuidado é pouco", finaliza o diretor.

A Bludata

Desenvolvedora de software para gestão de negócios, a Bludata está no mercado há mais de três décadas. É pioneira em sistemas para autoescolas e líder de mercado em software para despachantes. Já desenvolveu soluções financeiras de office e internet banking, sistemas para segmentos automotivos e educação a distância. Em 2020, inaugurou sua nova sede em Blumenau, onde tecnologia e respeito ao meio ambiente se encontram.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar