Brasil,

Systax e Teknisa otimizam operações da Hela Spice

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Bispo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Parceria entre as empresas entrega um sistema especializado em food service e apoia a Hela Spice na gestão de ponta a ponta, otimizando, ainda, questões tributárias

De origem alemã, a Hela Spice foi fundada em 1905, em Hamburgo. A partir da década de 60, começou a trabalhar com a produção de ketchup com curry para uma comida típica na Alemanha e, hoje, é o produto mais emblemático da empresa. Operando no Brasil desde 2006, por meio de representação comercial, com os anos, a Hela buscou modernizar por completo suas operações, utilizando o ERP Pebbian, concebido pela Teknisa, desenvolvedora de sistemas para food service, que integra o sistema de tributação da Systax, empresa de inteligência fiscal e única a sistematizar a tributação de todos os segmentos econômicos nas 27 Unidades Federativas.

Em 2012, a Hela Spice passou a ter unidade própria no mercado brasileiro e, no ano seguinte, iniciou a produção em território nacional. Em setembro de 2020, a companhia inaugurou uma fábrica em Jarinu – no interior de São Paulo, recém certificada BRC GS, e desde 2017 conta com uma loja na capital paulista, de onde operacionaliza o seu e-commerce para todo o Brasil. A implementação do ERP utilizando as regras fiscais da Systax se mostra fundamental no dia a dia da empresa, conforme explica João Teles, Diretor Geral da Hela Spice Brasil. “O sistema nos agrada bastante por ter integrado em uma única solução a parte de controle de compras e vendas, estoque, controle de produção e qualidade, que são pré-requisitos fundamentais para nossa operação de alimentos, junto à parte fiscal. Tudo isso dentro da mesma ferramenta facilita muito o aperfeiçoamento, treinamento e o domínio do sistema”, comenta.

Antes do ERP, a parametrização tributária era feita manualmente, com o apoio de um escritório de contabilidade. Era difícil atualizar com frequência e, além disso, os profissionais não conseguiam ter certeza sobre essa atualização para atender todo o Brasil, se estava sendo feita com a regularidade ideal. Com as regras da Systax integradas ao Pebbian, isso acontece de forma automática. “Nossa empresa vende na loja e no e-commerce mais de 100 SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque). O monitoramento dos CEST, Código Especificador da Substituição Tributária, e NCM, Nomenclatura Comum do Mercosul, de todos esses SKUs realmente não era fácil”, explica João.

No total, são quase 200 itens cadastrados no sistema, que utilizam parâmetros fiscais da Systax, considerando loja, e-commerce e produtos industriais. João ainda explica que as operações da Hela Spice Brasil são complexas, uma vez que vão desde um ponto de venda na loja até o controle da produção, rastreabilidade e controle de qualidade da fábrica. “Precisamos ter um controle muito próximo de custo de fabricação e é um mercado muito dinâmico também. A questão de poder controlar fórmulas de custos e desenvolvimento é fundamental para a área de alimentos, especialmente para nós que fazemos ingredientes para a indústria, bem como ao consumidor final”, pontua João. “O Pebbian com as regras fiscais está integrado em tudo isso, desde a venda na loja, no e-commerce, na produção e venda B2B da nossa indústria”.

Wander Oliveira, Gerente de Produto na Teknisa, ressalta que ter um ERP especializado em food service, que resolve de forma rápida as demandas desse segmento, potencializa as operações e agiliza a rotina corporativa. “Como benefício, é inegável a rapidez nas operações da Hela Spice. Automatizar o acompanhamento da legislação, por exemplo, é um grande ganho, ainda mais para empresas do porte da Hela, que têm operações em lojas físicas e e-commerce, dialogando com todas as Unidades Federativas”, aponta. “Junto à Systax, trazemos segurança para o cliente até mesmo para evitar uma possível multa com uma tributação errada”.

Para Jerson Prochnow, CEO da Systax, contar com um sistema especializado no core business é um diferencial competitivo que potencializa os negócios como um todo. “Nossa integração é de suma importância, considerando o ramo de atuação da Hela Spice. O Pebbian é um sistema especializado em food service e as regras fiscais da Systax vêm para somar à solução. Com isso, entregamos um software completo, que proporciona agilidade nas operações do cliente, mesmo com 200 itens cadastrados e muitas milhares de combinações com diferentes operações, perfis e UFs”, finaliza o executivo.

Sobre a Systax

A Systax Sistemas Fiscais compartilha inteligência tributária para os negócios de seus clientes, juntos por menos esforços e tributação mais inteligente. Acompanha diariamente as mudanças da legislação tributária para garantir a atualização constante dos parâmetros fiscais nos diversos ERPs e outros sistemas. Também valida as informações tributárias que constam na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), permitindo a correta geração do SPED. Para tanto, mantém uma base de dados com mais de 21,5 milhões de regras fiscais estaduais e federais, abrangendo ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS e IPI. A Systax combina essas regras para gerar e monitorar mais de 2,5 bilhões de itens dos clientes, sistematizando a tributação de todos os segmentos econômicos nas 27 Unidades Federativas. Veja mais: http://www.systax.com.br/

Sobre a Teknisa

Com sede em Minas Gerais, a Teknisa é uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares para food service, presente em cinco países com cerca de 65 mil usuários ativos. Conta com 28 mil bases instaladas e filiais espalhadas por diversos estados. São mais de 30 anos de atuação com food service, atendendo, também, outras cadeias do mercado, como indústrias químicas e farmacêuticas. Aos clientes, entrega redução de custos, aumento de receita e produtividade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar