Indra aplica inteligência artificial, sensorização e blockchain para melhorar eficiência do exército em operações e missões de paz

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Murilo Sarro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Companhia desenvolveu uma plataforma inteligente de sustentabilidade 4.0 que automatiza a manutenção de sistemas e plataformas para estender sua vida útil, reduzir custos e garantir a máxima eficiência em cada missão

A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, concluiu o desenvolvimento de uma plataforma inteligente de sustentabilidade 4.0 que prevê as necessidades logísticas dos Exércitos e facilita que todos os sistemas e plataformas aéreas, navais ou terrestres estejam prontos para cumprir sua missão em as melhores condições.

O sistema multiplica a eficiência com que os exércitos planejam suas operações, permitindo-lhes conhecer com total precisão o estado e a disponibilidade de cada sistema e plataforma. Isso proporciona enorme agilidade ao implantar e dar suporte a unidades em qualquer lugar do mundo. Essas tecnologias de manutenção preditiva são especialmente úteis em missões internacionais de manutenção da paz.

Ao mesmo tempo, garante uma manutenção perfeita de cada sistema, veículo, aeronave ou navio, evitando avarias graves e prolongando a vida útil e a disponibilidade de cada equipamento. Tudo isso se traduz em níveis mais elevados de segurança, eficiência e enorme economia de custos.

Graças a este sistema pioneiro, os comandos poderão monitorar em tempo real todos os fluxos logísticos de um exército inteiro, prever tarefas de manutenção com enorme precisão, prever a demanda de materiais, calcular custos e orçamentos e se integrar perfeitamente com todos os seus fornecedores usando tecnologia blockchain.

A sensorização do equipamento permite coletar uma enorme quantidade de dados sobre o funcionamento de cada sistema, veículo, aeronave etc. Estes dados podem ser transmitidos para a plataforma de suporte em tempo real ou, caso este tipo de comunicação não seja possível, no final da missão graças à hiperconectividade entre sistemas.

Isso significa que, se uma aeronave detectar, por exemplo, uma anomalia em algum dos parâmetros do motor ou em algum sistema eletrônico durante o cumprimento de uma missão, ela pode alertar em tempo real sobre o problema.

A plataforma de suporte da Indra recebe o alerta e se encarrega de solicitar os componentes e mobilizar a equipe técnica para que, no retorno à base, a falha seja analisada e reparada.

A precisão e quantidade de dados coletados de cada sistema permite a geração de gêmeos digitais com os quais tomar conhecimento do estado operacional da plataforma e obter informações fundamentais para a tomada de decisão, podendo analisar e simular cenários para ver como o sistema irá responder sob certas condições em sua próxima missão.

A plataforma de sustentabilidade 4.0 da Indra foi projetada para contar estritamente com infraestrutura de nuvem privada sob o controle do próprio Exército para armazenar com segurança os enormes volumes de dados que coleta e oferecer uma visão perfeita da situação e das necessidades de cada unidade do Exército. Um poderoso software analítico e algoritmos de inteligência artificial os processa e estuda para apresentar aos gerentes as informações relevantes de que precisam para tomar decisões.

Por outro lado, os operadores e mecânicos nas oficinas têm acesso a informações extremamente úteis sobre as falhas detectadas, configuração de cada sistema, revisões pendentes, etc.

A realidade mista e as soluções virtuais os orientam no reparo de sistemas cada vez mais complexos e sofisticados. A câmera de um celular ou tablet é suficiente para reconhecer o sistema à sua frente e acessar informações atualizadas sobre sua configuração e status em questão de segundos.

O uso de óculos de realidade virtual leva essas possibilidades ainda mais longe, permitindo-lhes solicitar suporte remoto de colegas que estão em outras bases ou mesmo em outros países, algo especialmente útil em missões internacionais.

A plataforma de sustentabilidade da Indra é a primeira do mercado que integra, em um único guarda-chuva, gestão de ativos de defesa, gestão de manutenção informatizada e gestão de sistemas e instalações.

O desenvolvimento deste conceito avançado de Sustentação 4.0 incorpora todo o conhecimento da Indra como empresa líder com décadas de experiência no desenvolvimento e evolução do sistema de gestão logística SIGLE utilizado pelo Exército Espanhol.

O SIGLE atende a mais de 10.000 usuários, mil unidades, centros e organizações, e gerencia mais de 700.000 materiais diferentes. A Indra desenvolveu também sistemas de manutenção automática que testam o correto funcionamento de toda a eletrônica dos veículos Pizarro, carros Leopard, helicópteros Tigre ou aviões de combate europeus Eurofighter.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No exercício de 2020 registrou um volume de vendas de 3.043 milhões de euros, cerca de 48.000 profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.