Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Transformação digital impulsiona busca por metodologias ágeis

Especialistas explicam vantagens, processos, pontos de atenção e de que forma aplicar princípios ágeis nas empresas

A aceleração da busca por transformação digital tem refletido diversos setores, sobretudo o de TI, que para lidar com a complexidade de soluções tecnológicas imediatistas, tem enxergado o profissional agilista como uma alternativa viável.

Conforme a terceira edição do estudo Agilidade na América Latina, feito pela consultoria everis em parceria com a MIT Tech Review, o investimento em metodologias ágeis aumentou 30% desde 2017. O levantamento foi realizado para avaliar a adoção de filosofia ágil por grandes empresas de países como Argentina, Brasil, Chile Colômbia, México e Peru.

O crescimento se deve, em partes, à necessidade que as empresas veem em deixar seus times alinhados, transmitir mensagens com clareza e facilitar os processos de um projeto. Segundo o CEO da Lambda3, Victor Hugo Germano, é a partir desta carência das companhias que as metodologias ágeis se tornam opção. “Para ajudar no êxito dos projetos, o papel do agilista em todas as etapas é oferecer ferramentas, treinamento e mentoria. Ele presta suporte ao time ou organização a focar naquilo que for prioritário e a aprender com as entregas, sendo que, tudo isso é feito através do conhecimento de processos e práticas de ferramentas”, explica.

Mesmo com todas as facilidades proporcionadas pela metodologia, a agilista da Lambda3, Barbara Oliveira, faz uma ressalva. “Dificilmente os resultados aparecerão quando forem somente impostos pela alta gestão. O ideal é que gestores apoiem iniciativas, que acontecem organicamente dentro dos projetos. Afinal, métodos como Scrum e Kanban não são os responsáveis absolutos pelas mudanças. Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa responder a mudanças, se adaptar e aprender rápido, pois é pouco provável que todas as respostas para os projetos estejam dentro de um único framework ou de uma metodologia específica”, orienta.

Ao se atentar a essas recomendações, uma organização focada em princípios ágeis consegue se direcionar para a potencial transformação dos negócios. “Neste sentido, profissionais agilistas conseguem ajudar a priorizar o que é mais importante, conseguindo retornos mais rápidos que o esperado. Entre os principais resultados e benefícios obtidos estão a manutenção da produtividade no home office, custos operacionais reduzidos, melhor relacionamento com o cliente via chatbot e outros canais de atendimento, e velocidade e qualidade das informações de rede – trazendo, por exemplo, maior precisão na contagem de estoques”, finaliza Germano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo