Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Serpro e Flutterando realizam intercâmbio de conhecimento técnico

Serpro e Flutterando realizam intercâmbio de conhecimento técnico

Especialistas do Serpro apresentam suas experiências técnicas em Flutter, uma das tecnologias utilizadas na empresa para desenvolvimento de aplicativos mobile

Há algum tempo o mercado buscava soluções mobile híbridas, sem que precisasse utilizar Java ou iOS, ou seja, uma solução que resolvesse a duplicidade de código no mundo mobile. Para atender essa necessidade, surgiu o Flutter, um framework de código aberto em que os processos são criados para otimização e performance.

No Brasil, as experiências com Flutter são capitaneadas pela sua principal comunidade, a Flutterando, com a qual o Serpro firmou parceria e na última quinta-feira, 15, participou de um meetup, apresentando algumas experiências desenvolvidas com o framework, como apps desenvolvidos para a Receita Federal e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Nós somos uma empresa pública, a maior empresa de tecnologia do Governo Federal, e estamos sempre atentos e incorporando novas tecnologias em nossos produtos e soluções, logo, não poderíamos deixar de ingressar na maior comunidade de Flutter do Brasil” afirmou Vanderley de Menezes gerente na superintendência de Digitalização da Receita Federal no Serpro.

Geolocalização de unidades: criação de plugin a partir de um código nativo para chamada em aplicativos Flutter

No encontro, os especialistas do Serpro, Douglas Pereira e Alexandre Rasta, trouxeram suas expertises sobre a experiência com Flutter nos aplicativos de pessoas físicas da Receita Federal, onde é possível utilizar geolocalização para ver as unidades de atendimento da Receita mais próxima do usuário. “Nós temos um componente nativo nas plataformas Android e iOS, que estão disponíveis no App Pessoa Física, onde o usuário informa um CEP e vai ser mostrado no mapa as unidades da Receita Federal, mas isso era feito em nativo, só que surgiu a necessidade de usar esse componente em outros aplicativos. Começamos a usar esse componente em apps desenvolvidos em Flutter também, que tem um plugin que fornece acesso a recursos nativos, esse componente acessa o mapa nativamente e é reutilizável, ” explicou Douglas Pereira.

Carteira Digital de Trânsito: migrando um aplicativo mobile nativo para Flutter - dificuldades e boas práticas

Já os analistas de sistemas do Serpro, Marcelo Baccelli, Marcio Frayze e Marco Porcho, falaram sobre a experiência de passar para o Flutter o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) que era mantido em linguagem nativa. “hoje temos mais de 20 milhões de usuários da CDT, e com a grande demanda do cliente, fizemos um teste com Flutter por duas semanas, vimos que o Flutter era fácil e tinha algumas vantagens como manter o código único, integração contínua e build automatizada” pontuou Marcio Frayze.

Para Marco Porcho, o Flutter é bastante estável. “A gente adora trabalhar com Flutter, mas entendemos que migrar não é pra todo mundo. Pode parecer algo fácil, mas não é. A nossa gerência estava muito afinada e abraçamos a ideia; é um processo lento no começo, mas leva a ganhos que colhemos hoje na CDT” completou.

O evento teve transmissão pela Internet. A gravação já está disponível no canal oficial do Flutterando no YouTube.

Sobre o Flutter

Flutter é um kit de desenvolvimento de interface de usuário, de código aberto, criado pelo Google, que possibilita a criação de aplicativos compilados nativamente. Atualmente pode compilar para Android, iOS, Windows, Mac, Linux, Google Fuchsia e Web.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo