Brasil,

Mobile Marketing e iOS 14: para consumidores privacidade total, para anunciantes tudo se complica

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Beatriz Schauff
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

52% dos aplicativos nem sequer estão familiarizados com as mudanças da Apple

Em recente levantamento, AppsFlyer aponta opt-in (aceite) de 41% dos usuários de apps

Educação dos consumidores é um dos passos-chave para solução das dificuldades a médio e longo prazo

"O que acontece no seu iPhone fica no seu iPhone", sob essa premissa, a Apple lançou um conjunto de novos recursos de privacidade para os usuários, prometendo transparência completa sobre o uso dos dados. Aplicativos deverão mostrar exatamente que tipo de dados estão coletando, enquanto consumidores poderão autorizar essa coleta assim como o rastreamento de seu IDFA (Identificador de publicidade). Recente pesquisa mostra que menos de 1/3 dos consumidores estão cientes das mudanças de privacidade da Apple. A boa notícia é que em março, a AppsFlyer levantou que, em recente versão beta do iOS 14, 41% dos usuários de apps deram opt-in - aceitando ser rastreados. Foram mais de 13 milhões de ações avaliadas (opt-in ou a negativa do opt-in) em 300 aplicativos. O número não representa o mercado como um todo, mas já é bem mais otimista do que os 2% a 20% previstos na ocasião dos anúncios das mudanças.

Sobre a mais da metade de usuários dos quais os anunciantes perdem o rastro, é como se, de uma hora para outra, não pudessem mais fazer uma ação de reengajamento, ou não soubesse mais as preferências do usuário, não conseguisse mais fazer um anúncio em função de um produto que o usuário viu. Na esteira das novas necessidades dos aplicativos, a Apple lançou a solução de atribuição SKAdNetwork, porém, ela é limitada e dificulta a retenção e padrões de uso. Além disso, a perda de acesso aos dados reduz a receita vinda de anúncios, impactando os aplicativos que monetizam por meio da publicidade. Por fim, tecnologias de deeplinking serão bastante afetadas, uma vez que perde-se o rastreio persistente, sendo assim, usuários não terão a melhor experiência ao serem impactados por determinado anúncio.

Essa complicação não é novidade para os anunciantes. A maioria dos profissionais de marketing de apps esperam perder cerca de 50% dos identificadores sob o novo protocolo opt-in, sendo a segmentação, medição e atribuição os mais desafiadores. Mas isso para os que estão familiarizados com a mudança, pois 52% estão pouco a par das mudanças e 37% têm pouco ou nenhum entendimento sobre os novos protocolos de opt-in (Fonte: AppsFlyer/MMA).

Algumas das soluções para os anunciantes envolvem buscar outras fontes de atribuição, investir em ferramentas internas de mensuração, investir em outras soluções de mensuração como a incrementalidade e aprender a usar o SKAdNetwork da Apple. Uma das soluções que a AppsFlyer buscou como plataforma independente foi justamente simplificar a tela de uso do SKAdNetwork, por exemplo.

"Além de correr atrás de soluções práticas, é fundamental que os anunciantes entendam que é preciso ser claro com os usuários pelo quê eles estão trocando seus dados. A educação do consumidor de apps é muito ruim, e 83% dos anunciantes concordaram com isso na pesquisa", diz Marlon Luft, gerente de marketing da AppsFlyer para América Latina. "Portanto, é a hora de explicar, para que o usuário entenda o quanto o rastreio seguro de seus dados pode melhorar sua rotina e suas experiências", completa.

*Metodologia: o estudo apontado no texto, da MMA e da AppsFlyer, foi rodado nos Estados Unidos em fevereiro de 2021, com mais de 1500 pessoas, entre consumidores e anunciantes.

Sobre a AppsFlyer

A AppsFlyer, líder global de atribuição, capacita os profissionais de marketing a expandir seus negócios e inovar com um conjunto de soluções abrangentes de medição e análise. Construído em torno da privacidade por design, AppsFlyer tem uma abordagem centrada no cliente para ajudar mais de 12.000 marcas e mais de 8.000 parceiros de tecnologia a tomar melhores decisões de negócios todos os dias. Para saber mais, visite https://www.appsflyer.com .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar