Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como se precaver aos golpes da internet

Artigo do Dr. Marcelo Campelo

Nós brasileiros estamos em primeiro lugar em mais uma estatística. Neste caso, não é um primeiro lugar a se comemorar. Segundo empresas de proteção de dados, os brasileiros são as pessoas que mais caem no golpe digital, chamado phishing, do mundo.

O phishing é uma forma de colher dados. Para conseguir as informações das vítimas, os criminosos enganam os consumidores através de ofertas falsas e promoções tentadoras por meio de e-mails falsos que remetem a sites também falsos, criados unicamente para trapacear e enganar a vítima. Tão simplesmente, somos enganados e, quando ocorre da forma desejada pelos vilões, fornecemos nossos dados e realizamos pagamentos. Geralmente são ofertas de produtos eletrônicos que todos desejam, por um preço atraente, por meio de um site falso de uma loja virtual famosa. O consumidor clica, insere seus dados, paga por meio de cartão de crédito ou até mesmo boleto e depois percebe que foi enganado quando não recebe o produto.

A empresa de tecnologia atribui a falta de uma educação digital para não cair nos golpes. As pessoas precisam compreender os sinais de fraude, como erros na página, por exemplo, locais que deveriam permitir clique e não o autorizam, erros de português e o domínio, o famoso “www” que, quando se trata de fraudes, não são remetidos ao site da loja supostamente vendedora do produto.

Com a difusão da internet, é mais do que importante, mas sim extremamente necessário que o público tenha conhecimento sobre o modo de se portar nos meios digitais. Visando ainda que até mesmo o governo, nas muitas das atividades públicas que os cidadãos devem fazer, exigem que essas sejam feitas por meio da internet, ensinar a população a se precaver nesse ambiente, é de vital importância.

Por isso, aqui reunimos algumas dicas de especialistas para se antever aos golpes digitais:

Antes de clicar em um link, veja se o endereço do site para o qual será direcionado é verdadeiro. Se a mensagem chegar por e-mail, confira se o remetente é legítimo;
Não clique em links suspeitos vindos em e-mails, SMS, WhatsApp ou redes sociais sem ter certeza de que são verdadeiros - mesmo se tiver recebido de um amigo ou familiar;
Procure pela promoção ou alerta no site oficial da empresa ou órgão, ao invés de clicar em links recebidos;
Se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro, não insira dados pessoais;
Tenha um bom antivírus instalado em todos os seus dispositivos.

Na hipótese de já ter sido enganado, o consumidor deve procurar a Delegacia de Crimes Virtuais para apuração da autoria do crime para tentar recuperar o seu dinheiro.

A principal dica é: sempre desconfie de ofertas muito chamativas. Toda grande loja virtual possui contato por um telefone. Vale a conferência antes de qualquer compra.

Serviço: Dr. Marcelo Campelo
OAB 31366
Advogado Especialista em Direito Criminal


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo