Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Com dispositivos inteligentes que preveem falhas em equipamentos, startup democratiza manutenção preventiva

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jorge Valério
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Com mais de 600 sensores instalados pelo Brasil, Tractian, startup de soluções para a manutenção industrial que já captou mais de R﹩ 5 milhões de investimentos de fundos americanos, expande atuação para outros segmentos da economia. Estimativas revelam que cada falha de equipamento custa cerca de R﹩ 84 mil por hora para PMEs

Independente do porte ou segmento da empresa, ter a produção interrompida pode trazer sérias consequências. Diminuir a produção e, consequentemente, afetar a receita da companhia são alguns dos principais problemas. E é com este desafio, de prever antecipadamente o momento em que um equipamento industrial pode apresentar uma falha, que foi fundada em 2019 a Tractian, startup que conta com um dispositivo inteligente e que utiliza a inteligência artificial para analisar vibrações e alertar gestores de manutenção sobre os eventuais riscos.

A empresa, sediada na capital paulista, já captou mais de R﹩ 5 milhões de investimentos de fundos americanos e possui hoje uma carteira com mais de 30 clientes industriais, como Ambev, Embraer, Suzano e Shopping Morumbi. No entanto, como elenca Igor Marinelli, um dos seus fundadores, a solução está disponível para empresas de diferentes portes e segmentos de atuação.

"Estamos democratizando a manutenção preventiva de maneira ágil e eficaz. Ao ‘ouvir’ as máquinas, conseguimos prever falhas e, com isso, atenuar perdas. E quando falamos especificamente no universo de pequenas e médias empresas, reduzir riscos e otimizar processos se torna ainda mais vital", explica Marinelli.

Mais de 600 sensores instalados em diferentes segmentos

Gabriel Lameirinhas, outro fundador da companhia, elenca que, hoje, já têm mais de 500 sensores instalados em empresas de diferentes segmentos. O executivo afirma que "a tecnologia, que denominamos um ‘band aid inteligente’, pode ser adaptada para diferentes segmentos. Hoje, estamos presentes em hospitais, shopping centers, indústrias do agronegócio, de maquinário, bebidas, entre outros",

Os dados gerados pela tecnologia são captados, interpretados por meio de inteligência artificial e exibidos em uma plataforma. "Isso possibilita acompanhar a ‘saúde’ das máquinas e, em casos que apresentam risco, mensurar o tempo até o equipamento apresentar fisicamente o problema e parar", diz Lameirinhas.

Quanto custa uma falha de equipamento?

Estimativas da Tractian revelam que, de maneira geral, a cada alerta de falha enviado, a empresa pode economizar aproximadamente R﹩ 84 mil em recursos, já que esta é a perda estimada por hora. Como elenca Marinelli, "escutar a condição das máquinas e prever eventuais falhas está ao alcance de todos os empresários. Na grande maioria das vezes, a depender do tamanho da operação da empresa, o investimento para contar com a tecnologia chega a ser irrisório frente ao risco de interromper uma linha produção ou prejudicar a execução de um serviço".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar