Brasil,

CAVE Digital avalia cenário e tendências das soluções de EAD para 2021

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CAVE Digital
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Rafael Ribeiro, sócio da agência, comenta as perspectivas para o universo online de treinamentos corporativos e quais ferramentas de aprendizado devem permanecer este ano

2020 foi definitivamente o ano digital. As restrições impostas pela pandemia obrigaram escolas, universidades, cursos e empresas a aderir ao universo online como opção para a manutenção de suas atividades. Com a ausência de eventos presenciais, o ambiente digital passou a ser a ‘sala de aula’, o ‘auditório de palestras’, o ‘ambiente de reuniões’ da comunidade docente. Uma pesquisa do Sebrae-SP aponta que cursos EAD tiveram um aumento de 156% em 2020.

A CAVE Digital esteve à frente do desenvolvimento de soluções que buscaram facilitar a comunicação de seus clientes com seus públicos. A agência foi responsável pela criação de plataformas de conteúdos digitais para as marcas.

Rafael Ribeiro, um dos sócios da CAVE Digital, relata os serviços mais solicitados. “Entre as demandas mais solicitadas em 2020, tivemos a construção e desenvolvimento de plataformas para a disseminação de conteúdos, direcionados aos públicos internos (funcionários e colaboradores) e parceiros. Fizemos muitas lives para nossos clientes. Outro serviço bem procurado foi a promoção de diversos perfis de lives. Também apoiamos, em parceria com algumas empresas específicas de treinamento, a construção de conteúdos digitais para estas marcas”, diz Ribeiro.

Com praticamente tudo migrando ou tendo mais atuação no mundo online, as soluções de tecnologia para ensino à distância (EAD) não foram usadas somente por escolas e universidades. Outros setores também precisaram adotar o mundo digital. “As escolas e universidades foram ‘obrigadas’ a mergulhar, e se adaptar rapidamente, ao formato à distância. Com isso, o processo foi mais doloroso e abrupto para elas. Mas, diferentes áreas também se beneficiaram do modelo online. As empresas que adotaram as plataformas de educação e de disseminação de conteúdo como uma maneira de se aproximar de seus colaboradores, e também como uma forma econômica de aproveitar o momento para reforçar o aprendizado, têm utilizado bem as ferramentas digitais”, conta.

No ano passado tivemos incontáveis lives, webinares, cursos online, zoom pra lá, meeting para cá, videoconferências diversas. 2021 chegou e com ele o cenário deu pequenos sinais de mudança. Mas o agravamento da pandemia no Brasil, em meados de fevereiro, nos ‘convidou’ a continuar o isolamento, com escolas fechadas e o home office ainda ativo. Com isso, o aprendizado deverá seguir, por um bom tempo, no universo online, já que eventos presenciais ainda estão fora de cogitação. Mas, das ferramentas usadas em 2020, o que deve permanecer?

“Acredito que as lives corporativas serão mantidas. Vemos essa movimentação por parte dos nossos clientes (o interesse em reforçar a promoção de lives de temas técnicos). Além disso, as plataformas de interação e disseminação de conteúdo digital certamente serão tendência, já que provavelmente não teremos eventos presenciais neste ano. O que deve diminuir, já houve uma redução considerável, são as lives de entretenimento. Isso foi um “boom” no começo da pandemia, mas perdeu força no decorrer dela, muito em função do excesso de eventos e também do desgaste do formato”, considera Rafael Ribeiro.

Houve uma boa adaptação das pessoas e empresas à nova realidade, agora online. Porém há sempre margem para melhorias. E, é nelas que a CAVE aposta, para promover uma boa experiência ao cliente.

“Há boas ferramentas para divulgação de lives. O Youtube tem sido o canal mais interessante para isso, por suas características de moderação e a facilidade de integração. Mas as plataformas de educação corporativa ainda carecem de um nível bom de customização à realidade de cada empresa. Acredito que o espaço para a inovação está exatamente na construção de ferramentas alinhadas às características de marca das empresas, para que os formatos sejam mais ‘personalizados’ e menos genéricos. Outro ponto crítico é a infraestrutura. Por causa da conexão nem sempre eficaz, muitas ferramentas acabam apresentando ‘bugs’ e diminuindo a qualidade do conteúdo que é divulgado”, conclui Rafael Ribeiro.

Sobre a CAVE Digital: Agência de marketing digital que para desenvolver soluções inovadoras, explora as possibilidades da tecnologia e da criatividade. Atenta aos desafios do mercado oferece soluções eficazes, práticas e ágeis aos clientes. Desenvolveu a plataforma de treinamentos para a farmacêutica Sandoz, do grupo Novartis. É a agência responsável pela criação da EduLivre, uma iniciativa do SESI, em parceria com a UNESCO, que oferece educação gratuita via plataforma online com conteúdos diversos especialmente aos jovens que procuram oportunidades de trabalho e estudo.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar