Facens, Embratel, Claro e Ericsson criam o maior campus conectado com 5G de São Paulo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gisele Araújo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

• Iniciativa, que conta com a tecnologia 5G da Claro, permitirá que empresas, startups e academia possam conhecer, testar, prototipar e escalar seus produtos e serviços para diversos segmentos, fortalecendo a economia no Estado de São Paulo e em todo o País

• Embratel irá desenvolver soluções digitais e atuar na integração de tecnologias para Indústria 4.0, cidades inteligentes, setor automotivo, agronegócio, entre outros

• beOn Claro, hub de inovação da Claro, participa da implementação do ecossistema de 5G e na cocriação de soluções

O Centro Universitário Facens , a Ericsson (NASDAQ: ERIC), a Embratel e a Claro, com o apoio do seu hub de inovação - o beOn Claro, anunciam a implantação do maior campus conectado com a tecnologia 5G do Estado de São Paulo, em Sorocaba, sede da instituição de ensino. Batizado de 5G Smart Campus Facens, a iniciativa permitirá que empresas, startups e a academia possam conhecer, testar, prototipar e escalar seus produtos e serviços para diversos segmentos utilizando uma rede 5G dedicada.

O 5G da Claro instalado na Facens pela Ericsson e pela operadora também poderá ser utilizado por alunos do centro universitário para maximização de suas atividades acadêmicas, confirmando-se com um diferencial importante para a instituição de ensino e seus estudantes. Além disso, ter o 5G dentro do campus propiciará novos projetos e pesquisas inovadores desenvolvidos pela Facens, tanto para indústria, quanto para a sociedade. A rede 5G implementada utiliza elementos de uma solução comercial ativados com licença científica cedida pela Anatel.

A proposta do 5G Smart Campus Facens é tornar a mais avançada, segura e inovadora rede 5G acessível para a comunidade acadêmica e empresarial, permitindo que os negócios se remodelem rapidamente para prosperarem em uma nova realidade - a sociedade conectada, a sociedade 5G.

"Este é um passo muito importante para a Facens, para a região e todo setor industrial e tecnológico. Embora o 5G vá iniciar em nosso laboratório de automação 4.0, nossa ideia é expandir para pesquisas e projetos dentro de todo o campus, principalmente no Smart Campus Facens. O 5G irá transformar a indústria e a sociedade, e sermos um dos pioneiros nesta virada tecnológica é algo que nos permitirá avançar e estar à frente no âmbito acadêmico e de desenvolvimento", afirma Paulo Roberto de Carvalho, Reitor do Centro Universitário Facens.

A Embratel, um dos principais fornecedores de serviços de TI e Telecom do Brasil, desenvolverá soluções digitais e atuará na integração de tecnologias para disponibilizar ao mercado corporativo ofertas para segmentos como Indústria 4.0, cidades inteligentes, automotivo, entre outros. Criando um ecossistema no qual novos parceiros, incluindo startups e grandes empresas, também poderão estar embarcados, Embratel, Ericsson e Facens buscarão produzir uma série de casos concretos de uso da tecnologia 5G em diferentes aplicações, em um ambiente de cocriação.

"A Embratel é um grande integrador de soluções digitais e um Digital Service Enabler. Buscamos criar dentro do 5G Smart Campus Facens um ambiente de desenvolvimento de inovações para fornecer ao mercado aplicações que irão transformar a maneira como as cidades são gerenciadas e como as indústrias evoluem, por exemplo, na nova economia digital. A Embratel é fortemente comprometida com a digitalização do Brasil e está em constante procura por oportunidades que conectem as empresas e o Poder Público às melhores tecnologias e iniciativas", afirma Adriano Rosa, Diretor Executivo da Embratel.

O beOn Claro, hub de inovação da Claro e da Embratel, faz parte da implementação do ecossistema de 5G no Campus Conectado e da cocriação de soluções que serão disponibilizadas em conjunto com a Embratel e demais parceiros. "O beOn busca reunir empresas, startups e academia para criar juntos as inovações que irão conectar negócios e pessoas para um mundo mais divertido e produtivo. Com o projeto 5G Smart Campus Facens, vamos potencializar o uso do 5G em aplicações e modelos de negócios inovadores, fornecendo uma experiência única para as pessoas", afirma Rodrigo Duclos, diretor de Inovação da Claro e Fundador do beOn Claro.

Entre as aplicações que serão desenvolvidas e testadas no 5G Smart Campus Facens, estão algumas no segmento IoT, como: leitura e monitoramento de sensores, acionamento remoto de dispositivos baseado na informação dos sensores, aplicações multimídia, controle de robôs e máquinas de forma remota, entre outras, para as várias verticais e negócios no país. "Nosso posicionamento no IoT vai muito além da conectividade. Somos um provedor de soluções para diversas verticais e com o 5G, podemos ir além e destravar aplicações que antes não eram possíveis" diz o diretor de IoT da Claro, Eduardo Polidoro.

As aplicações 5G dedicadas a segmentos de missão crítica irão expandir o mercado celular de IoT industrial, fornecendo novos recursos, como alta confiabilidade e soluções de rede dedicadas. "As redes LTE dedicadas já podem servir a muitos casos de uso que demandam conectividade, ao mesmo tempo em que apresentam um roadmap para 5G que trará funcionalidades adicionais e otimizações, como baixa latência ultra confiável, de milissegundos e alta disponibilidade", ressalta André Sarcinelli, diretor executivo de Engenharia da Claro.

"O 5G é a plataforma de inovação mais importante da próxima década, sendo parte da infraestrutura crítica nacional. E com o 5G Smart Campus Facens que estamos anunciando hoje, poderemos dar um passo importante para tangibilizar todo esse potencial, demonstrando por meio de casos reais, o que a tecnologia 5G permite hoje e que, em breve, estará disponível em todo o País", diz Tiago Machado, Vice-Presidente de Negócios da Ericsson. E acrescenta: "A Ericsson mantém o compromisso de desenvolver projetos inovadores e contribuir, com nossa experiência como pioneiros na implementação do 5G no mundo, para o desenvolvimento da sociedade e de novos negócios e com a retomada econômica do Brasil. Essa iniciativa traduz isso na prática, além de reforçar nossa parceria com a Embratel e com a Claro, à medida que permite endereçar desafios importantes de conexão em diferentes ambientes. Poderemos construir juntos novos negócios no curto prazo e novas aplicações do futuro sobre o 5G nas diferentes verticais, com um ecossistema robusto de parceiros".

Sobre a Facens

O Centro Universitário Facens é considerado uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil, com nota máxima (5) do MEC. A instituição possui 45 anos de história, com foco na formação cidadã e empreendedora de seus alunos, e na busca constante por inovação social e tecnológica. Oferece 14 cursos de graduação e 29 de pós-graduação, abrangendo áreas como engenharia, tecnologia, arquitetura e urbanismo, liderança e marketing digital. As instalações da Facens, que estão em um espaço verde com mais de 100 mil m², contam com mais de 50 laboratórios especializados e mais de 10 centros de inovação ligados ao IP Facens, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, credenciado desde 2002 no MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Resolução CATI 016/2002, para fins previstos na Lei n˚ 8.248/91. O Centro Universitário possui inúmeras parcerias com empresas, centros de pesquisa e instituições de ensino no Brasil e no exterior.

Sobre a Embratel

A Embratel é um dos principais fornecedores de serviços de TI e Telecom do Brasil. Como Digital Service Enabler e líder em telecomunicações com sua infraestrutura de alto nível, promove a transformação digital de companhias de todos os segmentos. A Embratel fornece soluções como Cloud Computing, Data Center, Segurança, Internet das Coisas, Professional Services, Conectividade e Colaboração, Omnichannel, Automação Robótica de Processos, transmissão de dados, vídeo, Internet, telefonia celular e fixa corporativa, longa distância nacional e internacional, além de uma série de outras soluções para apoiar o mercado empresarial na sua jornada de crescimento na nova economia digital. Atuando no desenvolvimento, implementação e gestão de soluções convergentes, a Embratel é amplamente reconhecida pela entrega de serviços de excelência com foco na experiência dos clientes. A Embratel faz parte da Claro e mais informações estão disponíveis no site.

Sobre a Claro

A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. Foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive o 4.5G, que permite navegar 10x mais rápido que a rede 4G tradicional, e também na implantação do 5G DSS que, por meio de um recurso de compartilhamento de frequências que permite a utilização do espectro atual já alocado, oferece conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional. É líder em velocidade de conexão, tanto no celular como na banda larga residencial, com ultravelocidades. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países, na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.

Sobre a Ericsson

Fundada em 1876 em Estocolmo, Suécia, e presente há 97 anos no Brasil, a Ericsson é protagonista nos principais saltos tecnológicos registrados no País e no mundo, sendo referência em tecnologia, comunicações, hardware, software e serviços. É reconhecida mundialmente como líder em plataformas digitais e em redes móveis, não só na construção e na infraestrutura, mas na relevância delas para a sociedade e para a economia dos países em que atua, com uma reputação construída sobre a competência técnica e sua capacidade de inovação. A Ericsson foi pioneira da implementação do 5G em cinco continentes e hoje já somam 79 as operações comerciais ativas usando tecnologia 5G da Ericsson em 40 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Oriente Médio, Austrália, Coreia do Sul, China, Brasil, entre outros.