Enquanto patentes chinesas miram 5G, Japão foca em IoT e Inteligência Artificial
Mitsubishi Electric, líder em solicitações de patentes no Japão, aumentou o número de registros para soluções suportadas por IoT e IA
No ranking de países que mais registraram solicitações de patentes internacionais, o Japão manteve o terceiro lugar, graças à Mitsubishi Electric, que figurou, pela sexta vez consecutiva, como a empresa mais ativa na solicitação de registros do país e terceira do mundo. A companhia, nos últimos anos, tem focado no preenchimento de pedidos de patentes relacionados a soluções suportadas por Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA).
Segundo a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), desde 2013 os pedidos de patentes relacionados à Inteligência Artificial vêm crescendo a uma média anual de 28%. Ainda de acordo com o relatório, das 20 maiores empresas que registram patentes relacionadas à essa tecnologia, 12 estão no Japão.
Por outro lado, quase a totalidade das patentes registradas por uma das gigantes de telecomunicações chinesa, que liderou o ranking mundial, teve foco nas tecnologias 5G. De acordo com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO), com sede na Suíça, o país de Xi Jinping registrou 68.720 aplicações ao todo.
Em 2020, a tecnologia da computação foi responsável pela maior parte dos registros desse campo por meio do Tratado de Cooperação de Patentes (PCT), da OMPI, uma das métricas mais utilizadas para medir a atividade inovadora, representando 9,2% do total. A comunicação digital veio logo atrás, com 8,3%. Já as tecnologias médicas e maquinários elétricos empataram, com 6,6% cada.
O Japão, que abriga a sede da centenária Mitsubishi Electric, líder mundial na fabricação de equipamentos elétricos e eletrônicos, registrou, ao todo, 50.920 aplicações, mantendo a terceira posição no ranking de países, depois da China e EUA. Entre as empresas de todo o mundo, a japonesa Mitsubishi Electric aparece em terceiro lugar, com 2.810 registros, logo atrás das duas maiores gigantes de telecomunicações. Essa posição reflete o posicionamento estratégico da companhia de destinar mais investimentos em P&D. No último ano fiscal, a empresa investiu, globalmente, cerca de U$ 2 bilhões.
O Brasil também vem se posicionando aos poucos no ramo da inovação. De acordo com o último relatório apresentado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o país está entre os cinco que mais cresceram em registros de patente no último ano, com um aumento de 8,4%. Em todo o mundo, o número total de patentes subiu para 275.900 solicitações, um crescimento de 4% em comparação com 2019.
O país vem tentando implementar uma série de medidas para agilizar as aprovações de novas patentes. Entre elas está a eliminação dos backlogs, que consistem na reavaliação dos pedidos já aprovados em uma primeira fase. Outra iniciativa é a criação da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), que tem como objetivo construir um sistema único nacional e efetivo para incentivar os investimentos em inovação, bem como a inserção do país no sistema global de patentes.
De acordo com Fabiano Lourenço, vice-presidente da Mitsubishi Electric do Brasil, a corrida pela inovação passa, necessariamente, por tecnologias como Inteligência Artificial e IoT. Na Indústria 4.0, a integração e a convergência entre equipamentos são os pilares para o desenvolvimento econômico.
"A exemplo dos países que estão na vanguarda dessa transformação no ramo industrial, como Japão e China, o Brasil também vem cavando seu lugar em busca dessa maturidade, e os investimentos recentes demonstram que estamos no caminho certo", ressalta o executivo.
Sobre a Mitsubishi Electric Corporation
Com quase 100 anos de existência, a Mitsubishi Electric Corporation é reconhecida como líder mundial na fabricação, comercialização e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em Sistemas elétricos e de energia, Automação industrial, Sistemas de informação e comunicação, Dispositivos eletrônicos, Sistemas de transporte e Aparelhos domésticos. Com o princípio corporativo de contribuir com a criação de uma sociedade próspera, a companhia está presente em mais de 40 países ao redor do mundo, totalizando mais de 140 mil colaboradores. A empresa registrou receita de 4.462,5 bilhões de ienes (US$ 41,4 bilhões*) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2020. Para obter mais informações, visite: www.mitsubishiElectric.com
* Com uma taxa de câmbio de 107,70 ienes para o dólar americano, a taxa dada pelo Mercado de Câmbio de Tóquio em 11 de maio de 2020.
Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil
No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: Automação Industrial e CNC, Sistemas de Ar Condicionado, Automação de Processos, Equipamentos Automotivos, Sistemas de Visualização e Sistemas de Transporte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário