Crimes virtuais crescem 75% durante pandemia
Advogado especialista no assunto, Anselmo Ferreira Melo Costa dá dicas de como se proteger da ação de criminosos
Durante a pandemia da Covid-19 a internet se tornou uma das principais ferramentas para o trabalho, relacionamentos, entretenimento entre outros serviços. Infelizmente, além do bom uso das redes, a internet também se tornou palco para ação de criminosos.
De acordo com dados da Minsait, empresa global de tecnologia e consultoria, os cybercrimes tiveram aumento de 75% neste ano, na comparação com o ano anterior. Para o advogado especialista em crimes na internet, Anselmo Ferreira Melo Costa, a principal maneira de se proteger contra fraudes do tipo é se atentar à veracidade das informações dadas pelo possível criminoso.
“Confira se a empresa, vendedor, contratante, prestador de serviços, etc, é idôneo. Se essa pessoa existe e se está em conformidade com a lei. Para isso, faça consultas em sites de reclamação online. Qualquer sinal de dúvida, não forneça seus dados”, alerta.
Ainda segundo o especialista, atualmente, existe um projeto de Lei no Senado (o PL 2.068/2020), que prevê a tipificação do estelionato virtual, propriamente dito, que propõe, inclusive, aumento de pena em determinadas circunstâncias, como, por exemplo, fraude cometida por qualquer meio eletrônico ou outros meios de comunicação de massa.
“Acredito que o aumento do número de casos de crimes do tipo durante a pandemia, e, com a possibilidade de a internet ser cada dia mais uma ferramenta de trabalho, há a necessidade de se criar leis próprias para esta situação”, afirma.
*O Advogado Anselmo de Melo Ferreira Costa está disponível para falar sobre o assunto.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário