Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A Inteligência Artificial já está presente em um quarto das empresas de grande porte no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Veiga
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A Inteligência Artificial já está presente em um quarto das empresas de grande porte no Brasil

Utilizadas para inspeção de qualidade, manutenção preditiva, segurança e logística, as aplicações de IA já viraram realidade em empresas que investem em transformação digital

De acordo com estudo do International Data Corporation (IDC), embora os projetos de inteligência artificial (IA) estejam avançando lentamente nas empresas, o uso dessa tecnologia tem crescido por meio de soluções que utilizam IA como parte de suas capacidades. De acordo com o estudo do IDC, cerca de um quarto das organizações de grande porte no Brasil já utilizam IA e Machine Learning em projetos próprios. Ainda de acordo com a pesquisa, em aplicações de negócios e soluções que envolvem segurança, a IA tem se tornado essencial devido ao grande volume de dados. O novo contexto de nuvem, colaboração e trabalho remoto fazem com que as empresas tenham que proteger mais seus ambientes, impulsionando o uso de soluções que tragam maior inteligência e que permitam maior automação da análise de eventos. As aplicações não se restringem à segurança de dados. As soluções que levam IA em sua composição também já se fazem presentes em aplicações para o chão de fábrica.

De acordo com João Alves, Product Sales Manager da Advantech Brasil, empresa líder mundial em sistemas de IoT, a inteligência artificial já vem sendo utilizada em sistemas de inspeção e manutenção preditiva em manufatura avançada. "Com o uso de câmeras e computadores para processamento dos dados em tempo real, e com base em modelos previamente criados, que são chamados processos de inferência, é possível verificar a qualidade dos produtos de uma produção. Na prática, é possível avaliar, com muita rapidez, as falhas na aplicação de etiquetas, a posição das tampas de recipientes, formatos e possíveis defeitos nos produtos, e até nível de cozimento de alimentos", explica João.

A IA também já vem sendo utilizada em sistemas de manutenção preditiva. Nesse caso, um sistema reúne a coleta de dados através de dispositivos IoT e o conhecimento a respeito das máquinas. Com a junção dessas informações, é possível determinar padrões de funcionamento, o que garante a previsão de falhas futuras. De acordo com Alves, é possível prever "comportamentos" das máquinas de acordo com a vibração, por exemplo. "Com o sistema, é possível analisar que uma determinada vibração não faz parte da atividade normal da máquina, e presumir que o funcionamento dela será comprometido em alguns dias ou semanas. Isso evita perdas em grandes indústrias, que deixam de produzir quando as máquinas param", explica o especialista.

Ele lembra que no Brasil dos últimos anos não havia tanta "pressa" na implementação de tecnologias mais avançadas na indústria em geral, e que, por conta disso, muitas empresas acabaram ficando defasadas em tecnologias básicas. "A pandemia fez com que as indústrias perdessem o medo do gerenciamento remoto e, principalmente, da IA. Durante a crise, foi importante poder contar com tecnologias capazes de agilizar processos por conta própria", destacou.

Para Marcel Saraiva, Gerente de Negócios Senior da NVIDIA Enterprise, empresa líder em computação de inteligência artificial , a Indústria 4.0 ou manufatura avançada podem aplicar a tecnologia de IA em diferentes níveis e em várias partes da planta, de forma a aumentar a performance geral do processo produtivo. "Para isso podem ser utilizados algoritmos de inspeção visual, manutenção preditiva, robôs colaborativos, monitoramento de processos e previsões com base em análise de dados. Uma série de ferramentas que, juntas, podem trazer grandes avanços ao sistema", explica.

De acordo com o especialista da NVIDIA Enterprise, algoritmos de processamento de imagens e IA também podem aumentar a segurança do pessoal nas fábricas, por meio da detecção, por meio de câmeras, do uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, como máscaras, capacetes, óculos e luvas, evitando acidentes de trabalho. O especialista lembra que esse sistema também permite monitorar áreas críticas, onde há restrição de circulação de pessoas ou equipamentos pesados por questões de segurança. Na logística, Marcel lembra que um dos principais focos de aplicação de IA é o uso de veículos autônomos que realizam diversas tarefas, como por exemplo o transporte de caixas e paletes. De acordo com ele, a IA é essencial em aplicações do tipo para auxiliar os veículos a determinarem a melhor rota, evitar colisões, conseguir se locomover em meio aos colaboradores sem causar acidentes ou mesmo para determinar qual a melhor maneira de realizar o armazenamento e organização de materiais.

Sobre a Advantech

A visão corporativa da Advantech é possibilitar um planeta inteligente. A empresa é líder global nas áreas de sistemas inteligentes de IoT e plataformas embarcadas. Para abraçar as tendências de IoT, big data e inteligência artificial, a Advantech promove soluções de hardware e software de IoT com o núcleo Edge Intelligence WISE-PaaS para ajudar parceiros de negócios e clientes a conectar suas cadeias industriais. A Advantech também está trabalhando com parceiros de negócios para cocriar ecossistemas de negócios que aceleram o objetivo da inteligência industrial. Saiba mais: www.advantech.com.br

Sobre a NVIDIA

Com a invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, redefinimos os gráficos de computadores modernos e revolucionamos a computação paralela. Mais recentemente, o deep learning com base em GPU deu início à inteligência artificial moderna - a próxima era da computação - com a GPU atuando como o cérebro dos computadores, robôs e carros autônomos que podem perceber e compreender o mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar