FICO e Quod lançam solução para avaliação de crédito de pequenas e médias empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alan Mariasch
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

O Quod Score PJ PME by FICO incorpora dados do Cadastro Positivo, tornando a análise de crédito mais rápida e precisa

A FICO, líder mundial em software de decisão e análise preditiva, e a Quod, uma das maiores empresas de inteligência de dados do Brasil, lançaram em parceria uma solução para avaliação de risco de crédito de pequenas e médias empresas (PMEs). Para realizar a análise, o Quod Score PJ PME by FICO utiliza fontes inovadoras, como dados do Cadastro Positivo e informações sobre a empresa e seus sócios, atuando em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Semelhante a um score de crédito do consumidor, o Quod Score PJ PME by FICO converte os dados do perfil de crédito de uma PME em um score numérico que prevê a probabilidade de pagamento. Com base nas características da empresa e de seus sócios, ele incorpora dados cadastrais e do comportamento de crédito para refinar a previsão de risco - sua visão integrada agrega valor, tornando a análise mais rápida e precisa.

A solução pode ser aplicada em diferentes tipos de produtos de crédito destinados a pequenas e médias empresas, como empréstimos ou arrendamentos, colaborando em todo o ciclo de vida do cliente em aquisições, gestão de contas, cobranças e cross-selling.

"À medida que a FICO se expande para outros países, ela traz uma profunda experiência global analítica e de scores para possibilitar decisões de crédito mais rápidas e precisas. Com a criação do Quod Score PJ PME by FICO, continuamos a ampliar com segurança o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas nesta região estratégica", afirma Alexandre Graff, presidente da FICO América Latina e Caribe.

"As pequenas e médias empresas têm uma grande importância para a geração de empregos e a retomada da economia. Porém, o processo de avaliação de risco de crédito dessas companhias pode ser muitas vezes caro e demorado, o que faz com que muitos empréstimos sejam negados. Nesse cenário, o Quod Score PJ PME by FICO atua de forma ágil e consistente, possibilitando aos credores expandir suas carteiras de crédito PME e controlar o risco com confiança", afirma Ricardo Thomaziello, Chief Data Officer da Quod.

O lançamento dessa solução destaca a inovação e expansão global da FICO. A FICO está agora presente em mais de 30 países, incluindo México, Filipinas, nações africanas, Índia, entre outros.

Sobre a FICO

Líder mundial em software de análise preditiva, a FICO é especializada em examinar dados e aplicar tecnologias como inteligência artificial, machine learning e analíticos para prever o comportamento do consumidor, otimizando as interações das empresas com seus clientes. Com atuação em mais de 100 países, a empresa desenvolveu uma plataforma na nuvem que contribui com a tomada de mais de 10 bilhões de decisões de negócio por ano e que protege 2,6 bilhões de cartões contra fraudes. A FICO reúne mais de 195 patentes globais de tecnologias que aumentam a lucratividade e a satisfação do cliente, colaborando para o crescimento de empresas de diversos segmentos, como financeiro, seguros, varejo, telecomunicações, entre outros. Fundada em 1956 e com sede no Vale do Silício, a FICO inaugurou seu escritório no Brasil em 1998.

Sobre a Quod

A Quod é uma das maiores empresas de gestão de bases de dados do Brasil, autorizada pelo Banco Central a operar o Cadastro Positivo. Combinando um grande acervo de dados próprios e de parceiros e alta tecnologia de big data, a empresa desenvolve soluções para tomada de decisões para diversas finalidades: prospecção de clientes, gestão de risco de crédito, gestão de carteira de clientes, prevenção a fraudes, compliance e inteligência de cobrança. A companhia iniciou suas operações no final de 2018 e atende a clientes de todos os setores da economia, incluindo instituições financeiras, seguradoras, varejistas, operadoras de telecomunicações e pequenas e médias empresas.