Parceria entre B2W Digital e UFSCar promove desenvolvimento de soluções inovadoras para o e-commerce
Trabalhando junto à universidade há três anos, companhia incentiva o fomento à inovação por meio do desenvolvimento de pesquisas e tecnologias de ponta
É na cidade de São Carlos (SP), um dos pólos nacionais de inovação, que a B2W Digital - dona dos sites Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato - mantém uma importante parceria. Desde 2018, a companhia desenvolve projetos de tecnologia e inovação junto à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sendo um dos focos o aprendizado de máquina.
Criada com o objetivo de desenvolver recursos e ferramentas capazes de processar de forma automática textos e imagens de páginas do e-commerce, a parceria cresceu ao longo dos anos e se expandiu para outras áreas da Inteligência Artificial, como o Processamento de Linguagem Natural (PLN). Em 2019, a B2W montou um laboratório dentro do Departamento de Computação da universidade, onde a equipe da UFSCar, que atualmente é composta por 12 bolsistas de mestrado e iniciação científica, tem conduzido estudos nas áreas de Automated Machine Learning (AutoML), Machine Learning Operations (MLOps) e Processamento de Linguagem Natural (PLN) para a companhia.
No último ano, um dos projetos buscou otimizar as informações oferecidas nos sites das marcas, por meio da extração, análise e processamento das informações dos produtos e da avaliação das informações apresentadas aos clientes. Em dezembro de 2020, a equipe apresentou ainda um artigo sobre os estudos realizados em Machine Learning na 19ª Conferência Internacional de Machine Learning e Aplicações, em Miami (EUA).
Referência como companhia inovadora e que apoia a pesquisa científica, a B2W espera fortalecer ainda mais sua parceria com a UFSCar nos próximos anos. "Uma das expectativas da companhia é crescer a parceria com a universidade por meio das pesquisas em nível de doutorado, oferecendo bolsas aos alunos ainda este ano", explica José Ronaldo Pizani, diretor executivo de Gente & Gestão da B2W Digital. "Queremos continuar promovendo eventos científicos e fomentando a inovação no país, com incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções inovadoras no contexto do e-commerce", completa. Além disso, a B2W também pretende expandir suas parcerias acadêmicas para centros tecnológicos de referência localizados em outras regiões, como Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Manaus (AM).
Segundo Daniel Lucrédio, professor do departamento de Computação da UFSCar e vice-coordenador do programa de pós-graduação em Ciência da Computação da instituição, um dos pontos mais importantes da parceria é a complexidade e a riqueza de detalhes que existem nas situações reais vivenciadas no dia a dia de uma grande empresa como a B2W. "A academia tende a olhar problemas de uma forma mais abstrata e conceitual, desprezando detalhes técnicos em prol da essência de uma solução elegante. Mas ao longo da parceria muitos desses desafios, aparentemente triviais, revelam questões de pesquisa fundamentais. Assim, essa proximidade com as empresas ajudam a deixar as pesquisas mais "pé no chão", com um impacto que vai além dos papers publicados em revistas e conferências", comenta.
Histórico da parceria
Desde 2019, a B2W conta com um laboratório próprio de pesquisa e desenvolvimento dentro do Departamento de Computação da UFSCar. E a parceria já rendeu frutos: o Marvin , plataforma de aprendizado de máquina de código aberto da B2W, foi o primeiro projeto 100% brasileiro incubado na Apache Software Foundation - fundação que apoia projetos de código aberto com grande impacto nas comunidades acadêmica e tecnológica.
"O laboratório da B2W na UFSCar tem liderado o desenvolvimento da plataforma, entregando novas funcionalidades, corrigindo bugs, produzindo documentação e promovendo discussões arquiteturais para que a comunidade se fortaleça, levando o Marvin além da fase de incubação", afirma Pizani. "Por meio de iniciativas como essa, conseguimos retornar à sociedade os resultados práticos da pesquisa desenvolvida nas universidades", complementa.
Para conferir mais conteúdos na área de tecnologia produzidos pelos profissionais da B2W, basta acessar https://medium.com/b2w-engineering .
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário