Brasil,

Serviço na nuvem facilita adoção do PIX e atrai pequenas e médias instituições financeiras

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pimenta Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

O PIX, novo sistema de pagamento instantâneo brasileiro, inicia operações em novembro com a garantia de benefícios aos usuários. Mas muitas organizações estão preocupadas com os investimentos necessários na sua implantação, principalmente em segurança contra fraudes.

É para otimizar esses custos que foi criado o modelo Criptografia como serviço (CaaS), uma das ofertas baseadas em hardware criptográfico que permite o acesso a serviços digitais compartilhados na nuvem com opções iniciais a partir de menos de R$1000 por mês dependendo das características da empresa contratante e de sua operação. “No Brasil, temos bancos que processam centenas de milhões de transações por mês, enquanto outros chegam a poucos milhares”, aponta Roberto Gallo, CEO da Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética. “Inovação é o caminho para desenvolver alternativas mais alinhadas aos modelos de negócio de cada cliente”, completa.

Esse modelo de negócios possibilita a oferta de serviços de criptografia sob demanda por meio de um módulo de hardware criptográfico (HSM, na sigla em inglês) baseado na nuvem. O PIX vai exigir assinatura digital - uma espécie de autenticação - de todas as transações, e as instituições serão responsáveis pela segurança das chaves criptográficas que protegem essas assinaturas.

“O HSM funciona como um cofre digital para armazenamento e gerenciamento dessas chaves. Com HSM na nuvem, a empresa pode definir quem tem permissão para acessar os HSMs da organização, bem como o escopo e a atribuição de suas funções. A entidade que oferece o serviço não tem acesso, nem poder para ver as chaves armazenadas neles”, explica. “Desta forma, é possível proteger as transações e dados sensíveis e cumprir os requisitos de conformidade do BC com alta eficiência, segurança, mas com investimento inicial muito menor”.

Outras modalidades de Cloud HSM, como HSM as a Service Dedicado ou Virtual, atendem portes um pouco maiores de empresas que buscam eliminar a necessidade de implementação de uma estrutura própria. A empresa pode alugar pequenos espaços de uma estrutura compartilhada com outras empresas, que ficará sob a responsabilidade e gerenciamento de terceiros, e crescer seus investimentos em infraestrutura segura conforme sua empresa cresce. “Migrar para nuvem é um movimento natural do mercado. Em Segurança da Informação, também já é uma realidade”, conclui Gallo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar