Brasil,

Prumo, bp e Siemens concluem acordo com a SPIC para participação em projetos de energia e infraestrutura no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cleide Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

• SPIC Brasil adquire 33% dos projetos GNA I e GNA II, que somam 3 GW de geração de energia a partir do GNL

• Assinatura de contrato para potencial participação nos futuros projetos de expansão GNA III e GNA IV

A Prumo, empresa brasileira controlada pela EIG Global Energy Partners, a bp, a Siemens e a SPIC Brasil ("SPIC") anunciaram hoje a conclusão da transação previamente anunciada, através da qual a SPIC adquiriu 33% dos projetos GNA I e GNA II, localizados no Porto do Açu, Rio de Janeiro. A SPIC concluiu também o acordo para potencial participação nos futuros projetos GNA III e GNA IV, que preveem a utilização combinada do GNL e de gás doméstico das vastas reservas de pré-sal do Brasil.

Em conjunto, GNA I e GNA II compõem o maior parque de geração a gás natural da América Latina, com 3 GW de capacidade instalada - suficiente para fornecer energia para mais de 14 milhões de domicílios. O complexo também inclui um terminal de GNL com capacidade total de 21 milhões de m3/dia e gasodutos para conexão de campos de gás do pré-sal e de conexão à malha de transportes terrestre.

GNA I, que tem uma capacidade instalada de 1,3 GW, entrará em operação no primeiro semestre de 2021. A primeira carga de GNL, fornecida pela bp, foi transferida com sucesso para a unidade de armazenamento e regaseificação (FSRU) BW Magna em 27 de dezembro de 2020.

GNA II firmou um contrato de financiamento de US$ 737 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com 1.7 GW de capacidade instalada, GNA II deverá gerar até 5.000 postos de trabalho durante a fase de construção, e outros 500 postos de trabalho após a entrada em operação.

A conclusão exitosa da transação durante a pandemia da COVID-19 reforça a posição de GNA como um player de destaque no crescente mercado de gás natural e energia brasileiro e um catalisador para a transição energética global. O acordo reforça ainda a posição do Brasil como um ambiente fértil para atração de novos investimentos e contribui para lançar as bases para os projetos de expansão GNA III e GNA IV e para a estratégia de um hub de gás doméstico e de energias renováveis. A estimativa de investimento total planejado para o complexo GNA de gás e energia é de aproximadamente US$ 5 bilhões.

A contribuição da SPIC Brasil para essa parceria está focada em sua experiência em estratégia de operação e gestão de projetos no Brasil. A Siemens Financial Services - o braço financeiro da Siemens AG - planeja contribuir com capital, tecnologia inovadora e sua experiência na gestão de projetos similares. A Siemens Energy será responsável pela construção das usinas e também irá prover serviços de operação e manutenção (O&M) de longo prazo para as mesmas.

A bp contribuirá com seu portfólio global de GNL atuando como um fornecedor de gás inovador e integrador. E a Prumo contribuirá com toda a infraestrutura portuária, operações, desenvolvimento e integração de projetos. A parceria facilita ainda a expansão de uma gama de projetos e demonstra o compromisso de concluir os significativos investimentos em curso.

BofA Securities e Lakeshore Partners atuaram como assessores financeiros de GNA e de seus sócios. Itaú BBA atuou como assessor financeiro exclusivo da SPIC.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar