Com 5G Transformação Digital terá um papel fundamental na retomada da economia
- 3º Foro Virtual de Regulación realizado pela 5G Americas com a TeleSemana.com contou com a participação regional de governos, agências reguladoras, operadoras e instituições do mercado das telecomunicações. Brasil foi representado por especialistas da Anatel
A 5G Americas e a TeleSemana.com realizaram nos últimos dias 26 e 27 de janeiro, o Foro Virtual de Regulación para a América Latina e para o Caribe. O evento contou com a participação de 15 países da América Latina, representados por agências reguladoras, governos, operadoras e instituições do mercado das Telecomunicações. O Brasil foi representado pela Anatel, por meio de especialistas no setor TIC que falaram sobre leilão da 5G, espectro e transformação digital. O consenso geral dos especialistas foi de que a pandemia nos mostrou que a digitalização é um desafio para a região e que a 5G contribuirá para acelerar a retomada da economia.
A Chefe da Assessoria Internacional da Anatel, Taís Maldonado Niffinegger, afirmou durante painel que o principal objetivo da Anatel na busca pela transformação digital se concretizará através do leilão de radiofrequência com obrigações, pela simplificação regulatória, pela promoção de serviços digitais na integração com o Governo Federal, e pelo processo de diminuir barreiras para atrair novos entrantes no mercado, promovendo a concorrência. A executiva também disse que na agência estão atuando fortemente com entidades internacionais, “estamos em conversas constantes com órgãos internacionais, bilateralmente entre países, discutimos muito sobre as novas tecnologias em fóruns como os da OCDE e da UIT. Essa troca é importante para que possamos intercambiar conhecimentos, em países da África que falam o português, por exemplo, temos uma forte atuação enquanto agentes de capacitação e treinamento”.
Agostinho Linhares, gerente de espectro, órbita e radiodifusão da Anatel afirmou que o leilão de radiofrequências, que deve acontecer em meados de junho, incluirá a banda de 26 GHz e que a agência deve formar, ainda em 2021 (provavelmente em agosto), um grupo para discutir novas bandas em ondas milimétricas. “Esperamos que as primeiras redes 5G de 3.5 GHz sejam lançadas ainda neste ano. Acreditamos que as redes irão ajudar o país a sair da crise econômica causada pela pandemia. Também estamos estabelecendo metas específicas para o desenvolvimento da 5G para os diferentes anos, o objetivo para 2021 é que a tecnologia chegue às capitais”, afirmou Linhares. O executivo também lembrou que a agência deve focar parte da verba do leilão para levar conectividade para pequenos municípios brasileiros.
Outra questão levantada durante os debates foi de que embora tenha aumentado a comercialização de devices é preciso capacitar as pessoas para que possam fazer bom uso destes aparelhos e aplicações. “Quando falamos em acabar com a exclusão digital, tem uma data de nascimento, mas não existe uma data de expiração, porque as telecomunicações continuarão a evoluir”, lembrou José Otero, vice-presidente da 5G Americas para América Latina e Caribe ao longo do evento. Os próximos dois ou três anos serão fundamentais para incentivar a quinta geração (5G) de tecnologias móveis na América Latina, para transformar os setores da economia e gerar benefícios para a sociedade.
O 3ª Foro Virtual de Regulación 2021, organizado pela 5G Americas e TeleSemana.com está disponível no link https://www.telesemana.com/foro-virtual-de-regulacion-2021/
Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.
Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Crown Castle, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware e WOM.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário