Brasil,

Após robotização, NTN registra redução no tempo de produção de peças e aumento de produtividade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Somacal
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Após robotização, NTN registra redução no tempo de produção de peças e aumento de produtividade

Projeto desenvolvido pela Dalca Brasil na NTN - crédito Bruno Dal Fré

Uma das características mais enaltecidas pelos parceiros comerciais da Dalca Brasil é a sua capacidade de não apenas assimilar as necessidades dos clientes, mas também de, com eles, realizar adaptações em cada projeto.

Essa forma colaborativa de atuar levou a desenvolvedora de soluções robóticas de Bento Gonçalves (RS) a sanar um gargalo no setor de usinagem de chanfros da NTN Driveshaft do Brasil, gigante mundial na fabricação de rolamentos, com sede em Guarulhos (SP).

O antigo processo já não atendia à demanda mensal de produção, ocorrida a partir da integração de novos projetos. "Robotização e automatização nos processos são premissas para quem deseja ser competitivo no atual mercado, então essa foi a situação perfeita para decidirmos fazer algo diferente, e a Dalca foi indicada como a empresa que poderia nos ajudar a atingir nosso objetivo", lembra o coordenador de Engenharia de Processos da empresa, Diego Brasílio Rocha.

O CEO da Dalca, Bruno Dal Fré, lembra que o projeto foi desafiador porque apresentou toda uma mudança de conceito, no qual o robô substituiu uma máquina de usinagem. "Além disso, através de um sistema de visão artificial, o robô faz automaticamente a operação de carga e descarga que, no caso da máquina, seria feita por um operador", conta. O equipamento opera sem necessidade de setup, simplesmente escolhendo a receita desejada. "O sistema atingiu os parâmetros de precisão e velocidade estabelecidos. A NTN foi arrojada em assumir esta mudança de conceito junto a Dalca e está colhendo os frutos do resultado", comemora Dal Fré.

Com a robotização, a NTN não apenas reduziu o tempo para as peças serem produzidas como aumentou a taxa de produtividade. "No nosso processo antigo de usinagem, tínhamos um tempo de ciclo em 35 segundos, com uma taxa de produtividade de 81%. Com a robotização, passamos a ter tempo de ciclo de 20 segundos e produtividade de 96%", compara Rocha, que também percebeu aumento no interesse dos colaboradores que atuam junto aos robôs em capacitação.

Junto com tudo isso, o investimento no projeto trouxe a certeza de que novos passos serão dados rumo ao futuro. "Nosso plano de investimento contém algumas situações a médio prazo, em que será necessário dar o próximo passo com relação à realidade da I4.0. Com certeza, a Dalca será consultada nessas situações", destaca Rocha. E o motivo é claro: o know how da Dalca em aplicações de usinagem com robôs. "Outras empresas foram consultadas e nem todas já haviam trabalhado com este tipo de aplicação. Além disso, a Dalca tem abertura para ouvir e acatar sugestões de alteração durante o projeto", destaca o coordenador de Engenharia de Processos da NTN.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar