Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Futuro exponencial para o mercado de cloud

A implementação do PIX também acelerou a necessidade dos serviços em nuvem

Lidiane Carvalho (*)

É fato que a pandemia provocou um movimento intenso especialmente nos serviços de cloud computing. No entanto, bem antes disso, muitas empresas já haviam se antecipado e promoveram uma profunda reformulação das suas ofertas em nuvem buscando o fortalecimento do core business para atender as necessidades mais críticas de modernização neste mercado. Com as ofertas customizadas, combinadas com o cenário da pandemia e da aceleração na transformação digital, culminaram em um crescimento significativo dos resultados em nuvem.

Os serviços em nuvem possuem uma característica de grande horizontalidade, suportando todos os setores em diferentes aspectos. Desta forma, com o avanço da pandemia, recorrer ao cloud computing tornou-se uma estratégia ainda mais prioritária para a rápida mudança de curso e replanejamento. Alguns setores ganharam protagonismo e destaque em função da necessidade gigantesca de executar suas atividades com destreza e agilidade como, por exemplo, empresas de call center e telemarketing, uma vez que as vendas por telefone tiveram uma adoção massiva nos três primeiros meses da pandemia, implementando o modelo de home office ou trabalho remoto.

Um segundo caso interessante no movimento observado foi a alta procura do setor de telecomunicação, com a necessidade de expansão de capacidade em cloud privada, dada a alta demanda com o movimento cada vez mais remoto nas companhias.

Outro aspecto muito importante que deve ser ressaltado é que a pandemia ocorreu no mesmo período de intensa implementação do PIX no setor financeiro no Brasil e, em função da agilidade e da escalabilidade desta tecnologia, observou-se forte movimento de modernização com os bancos.

Com base nos casos anteriores, a demanda por trabalho remoto, com estações de trabalho, conexões VPN, acesso remoto a arquivos e colaboração e videoconferência atingiu seu ápice durante os meses iniciais da pandemia e segue em evidência. No período de maio a outubro, a interação com o setor financeira foi ainda mais potencializada com a demanda em desenvolvimento da cloud native para integração de soluções do PIX, que foram incorporadas e lançadas para o mercado no mês de novembro.

Portanto, o que vamos continuar vendo nos próximos meses é o crescimento exponencial desta tecnologia que assumiu seu lugar de destaque e interesse no mundo corporativo em geral, ativando a produtividade em tempos ainda incertos.

*Lidiane Carvalho é líder de Cloud Services da TecCloud, empresa do Grupo Stefanini


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo