Brasil,

Comerc garante mais segurança, agilidade e inovação com apoio da VMware

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michely Arashiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Com o VMware HCX, colaboradores e clientes passaram a ter mais tranquilidade quanto à disponibilidade e segurança de informações e dados armazenados.

A Comerc Energia, líder no mercado de energia livre no Brasil, investiu em tecnologia em busca de mais disponibilidade, redução de custos, segurança e maior controle da operação. Com esse objetivo, a companhia optou pela migração da base de dados de seu sistema principal, ERP, para a nuvem. A VMware, com o apoio da Doc88, empresa de tecnologia que integra o grupo Comerc Energia, e a parceira Triple S, foi a responsável pela transferência, realizada com o VMware HCX - Hybrid Cloud Exchange, que permite a extensão de ambientes locais para a nuvem de maneira contínua e simplifica a migração de aplicações, o rebalanceamento da carga de trabalho e a continuidade de negócios.

A migração do sistema ERP da Comerc Energia, com uma base próxima de 20 Terabytes de informação, foi realizada com rapidez, sem nenhuma interrupção nas operações da empresa e trouxe resultados positivos: testes de comparação de desempenho realizados entre a antiga estrutura on-premise e a infraestrutura VMware Cloud on AWS, mostram ganhos significativos, pois os servidores da provedora de nuvem têm tecnologia mais avançada e ágil do que o hardware físico.

Foram consideradas três operações do ERP: leitura, gravação e alteração de dados. Ao comparar o resultado após a execução de uma mesma rotina, considerando a mesma base de dados, o ganho de performance varia entre 43% e 52% nos três indicadores avaliados.

“Com VMware Cloud on AWS, passamos a ter um ambiente extremamente resiliente e controlado, o que gerou mais tranquilidade e uma média de 45% em ganho de produtividade. Além disso, quando falamos em negócio, hoje transmitimos uma mensagem importante ao mercado, aos clientes e aos nossos colaboradores, de que o ambiente de infraestrutura onde roda a operação da Comerc Energia segue o padrão mundial, com qualidade e todas as certificações que o ambiente da AWS provê”, avalia Alex Fonseca, Chief Product Owner na DOC88.

Além da preocupação com o grande volume de dados da base do sistema ERP, a Comerc Energia enxergava a adaptação do cliente final ao novo modelo como um desafio. Antes, os colaboradores estavam a uma distância física curta dos servidores, no escritório da companhia, com acesso por meio de rede interna. “Foi necessária uma mudança cultural e a quebra de paradigma em relação ao uso da nuvem, o que foi feito sem intercorrências e gerou benefícios importantes para uma melhor experiência do usuário, principalmente, pela maior disponibilidade gerada pelo VMware Cloud on AWS”, explica Fonseca.

Além disso, os colaboradores passaram a demonstrar menos preocupações na execução de atividades do dia a dia, com a segurança de uma infraestrutura menos suscetível a instabilidades ou outras falhas que poderiam ser geradas por questões como indisponibilidade de energia. Dessa forma, foram alcançadas entregas melhores e mais ágeis, além de mais dedicação dos profissionais a atividades estratégicas do negócio.

No projeto, a Comerc Energia contou, ainda, com o apoio da Triple S, principalmente na gestão e supervisão da operação, dando mais liberdade para que a equipe de TI se dedicasse ao core business da companhia. “A Triple S encontrou na Comerc e na Doc88 os parceiros ideais para colocar em prática o valor de seu modelo de Managed Services Provider (MSP), disponibilizando o conhecimento técnico, em gestão de multi-cloud e em customer success, para que eles pudessem inovar sem as preocupações do dia-a-dia de TI”, avalia Marcos Ferrari, Sales Lead da Triple S.

Do ponto de vista técnico, a Doc88 relata um importante ganho de tranquilidade ao executar tarefas e operar todo o ambiente em nuvem, mais resiliente. “Com a migração, deixamos de nos preocupar com questões antes corriqueiras, que envolvem disponibilidade, agilidade e segurança. Se pensarmos na rotina de backup, por exemplo, com a migração para a nuvem, passamos a realizar backups em 30% do tempo que disponibilizávamos para a ação em servidores internos. O fato de conseguirmos trabalhar com mais agilidade já traz mais tranquilidade à equipe de TI”, pondera Fonseca. O executivo ressalta que o custo relacionado à flexibilidade da nuvem também foi um quesito importante na decisão. “O investimento em infraestrutura interna seria muito mais alto e não se justificaria. Além disso, com servidores on-premise, não seria possível alcançarmos o mesmo padrão de qualidade.”

A migração representa novas formas internas de fazer e pensar o negócio, com mais inovação e desenvolvimento de novos valores. “A nuvem trouxe benefícios que vão além dos nossos objetivos iniciais, em sua maioria, técnicos. Hoje percebemos mais confiança dos clientes e mais engajamento de colaboradores, entre outras razões que impulsionam novas medidas e constante inovação interna”, avalia.

Com os ganhos observados, a Comerc Energia pretende estender o projeto para uma estratégia multi-cloud que segmente produtos e serviços para a combinação de melhor custo-benefício. Além disso, a empresa já avalia a estruturação de um data lake armazenado em nuvem, conforme as melhores práticas do mercado. A intenção é instituir o conceito data driven, com foco em análise de dados para melhores respostas de problemas de negócio e melhor atendimento aos clientes.

Sobre a Comerc Energia

A Comerc Energia é líder no mercado de energia livre no Brasil. Com mais de 1,3 mil clientes, apresenta soluções inovadoras pensadas para atingir os melhores resultados. A companhia comercializa uma média de 1,4GW de energia por mês e está comprometida com serviços de excelência, colaborando para melhores decisões dos clientes no dia a dia. O mercado livre de energia no Brasil, que permite que determinados consumidores escolham seu fornecedor de acordo com suas necessidades, está em expansão, e a competição vem crescendo. Nesse cenário, a Comerc Energia sentiu a necessidade de inovar, trazendo mais um diferencial para a escolha de clientes que buscam melhor gestão de recursos energéticos e maior competitividade por meio de soluções e ferramentas inovadoras. A Comerc Energia atua com foco em previsões com o apoio de especialistas em estatísticas, projetos e energia. A migração para a nuvem foi escolhida pela agilidade de implementação, alcance e escalabilidade.

Sobre a VMware

Os softwares da VMware capacitam a complexa infraestrutura digital do mundo. As ofertas de nuvem, rede, segurança e espaço de trabalho digital da empresa fornecem uma base digital dinâmica e eficiente para mais de 500 mil clientes globalmente, auxiliada por um ecossistema de 75 mil parceiros. Com sede em Palo Alto, Califórnia, a VMware está comprometida em ser uma força positiva, desde suas inovações revolucionárias até o seu impacto global.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar