MediaTek lança chipset Dimensity 1200 5G com inteligência artificial, arquitetura de 6 nm e suporte a câmeras de smartphone de 200 MP

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Valentim
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

A empresa também anuncia o Dimensity 1100 5G, modelo destinado a oferecer aos fabricantes de celulares maior flexibilidade no design de dispositivos

A MediaTek apresentou hoje seus novos chipsets para smartphones com tecnologia 5G: o Dimensity 1200 e o Dimensity 1100. Os componentes trazem recursos aprimorados de inteligência artificial, câmera e multimídia. A adição desses chipsets, que utilizam a arquitetura de 6nm, ao portfólio 5G da MediaTek oferece aos fabricantes de dispositivos um conjunto crescente de opções para projetar smartphones de alta capacidade com recursos de câmera de ponta, gráficos, melhoria de conectividade e muito mais.

“A MediaTek continua a ampliar seu portfólio 5G com soluções altamente integradas, para uma gama de dispositivos que vai de modelos intermediários aos aparelhos topo de linha”, afirma JC Hsu, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de comunicações sem fio da MediaTek. “Nosso novo Dimensity 1200 se destaca por seu impressionante suporte a câmeras de 200 MP e recursos avançados de AI, além de sua conectividade inovadora, tela, áudio e novos recursos para jogos.”

Os principais recursos dos chipsets MediaTek Dimensity 1200 e 1100 5G incluem:

• O máximo do 5G todos os dias: o Dimensity 1200 e o 1100 trazem um modem 5G altamente integrado com a tecnologia 5G UltraSave da MediaTek para grande economia de energia. Ambos os chipsets suportam todas as gerações de conectividade, de 2G a 5G, além de arquiteturas 5G standalone e não standalone, agregação 5G de duas operadoras (2CC) em frequency division duplex (FDD) e time division duplex (TDD), compartilhamento dinâmico de espectro (DSS), True Dual SIM 5G (5G SA + 5G SA) e Voice over New Radio (VoNR). Os chipsets também integram o modo 5G HSR e aprimoramentos do 5G Elevator Mode, para garantir uma conexão 5G confiável e contínua entre as redes.

• Multimídia com inteligência artificial: o Dimensity 1200 oferece suporte a câmeras de 200 MP para captura de fotos impressionantes com seu HDR-ISP de cinco núcleos. Possui captura de vídeo HDR 4K escalonada para uma faixa dinâmica significativamente maior. O chipset integra uma versão atualizada do processador s e i s-core AI (MediaTek APU 3.0), que possui marcador multitarefa aprimorado que reduz a latência e melhora sua eficiência energética. O Dimensity 1100 também oferece capacidades para foto impressionantes, com seu suporte de câmera de 108 MP, e integra a APU 3.0 da MediaTek para computação de alto desempenho, além de ser extremamente eficiente em termos energéticos. Ambos os chipsets suportam recursos de inteligência artificial para câmera, incluindo AI-Panorama Night Shot, AI Multi-Person Bokeh, redução de ruído AI (AINR) e HDR. E suportam novos recursos de reprodução de vídeo aprimorados por IA, incluindo AI SDR-para-HDR.

• Desempenho premium: o Dimensity 1200 inclui uma CPU octa-core com Arm Cortex-A78 ultra-core com frequência de até 3GHz, três supernúcleos Arm Cortex-A78 e quatro núcleos Arm Cortex-A55. Para completar, com uma GPU de nove núcleos e MediaTek APU 3.0 de seis núcleos, o Dimensity 1200 oferece um novo nível de desempenho premium. O Dimensity 1100 foi projetado com uma CPU octa-core que inclui quatro núcleos Arm Cortex-A78 operando em até 2,6 GHz e quatro núcleos Arm Cortex-A55, junto com uma GPU Arm Mali-G77 de nove núcleos. Ambos os chipsets são fabricados com a avançada tecnologia de 6nm da TSMC.

• Telas incríveis: o Dimensity 1200 oferece suporte a taxas de atualização ultrarrápidas de 168 Hz para uma experiência de usuário rápida e fluida. O Dimensity 1100 também suporta monitores de última geração com taxas de atualização de 144 Hz para visuais ultranítidos e sem lags. Ambos os chipsets suportam as tecnologias de jogos HyperEngine 3.0, da MediaTek, que inclui chamadas 5G e simultaneidade de dados para conectividade mais confiável, além de capacidade de resposta da tela multi-touch. Também suportam rastreamento de raios em jogos móveis e aplicativos de realidade artificial para visuais mais realistas, com grande economia de energia.

• Áudio estéreo Dual-Link True Wireless: os novos chipsets são compatíveis com Bluetooth 5.2, que permite aos usuários transmitir para vários dispositivos wireless simultaneamente. E oferecem áudio estéreo sem fio de latência ultrabaixa e codificação LC3, para maior qualidade e menor latência de streaming de áudio, com maior eficiência em termos energéticos, para prolongar a vida útil da bateria dos fones de ouvido sem fio.

O Dimensity 1200 já recebeu a certificação TÜV Rheinland por seu desempenho 5G, com testes cobrindo 72 cenários do mundo real. A certificação verifica se o chipset oferece conectividade 5G confiável e de alto desempenho e se oferece aos usuários experiências 5G de alta qualidade em uma ampla variedade de cenários.

Os primeiros dispositivos com os novos chipsets MediaTek Dimensity 1200 e 1100 devem chegar ao mercado até o início do segundo trimestre deste ano. Para mais informações sobre os novos modelos, visite https://i.mediatek.com/mediatek-5g

Sobre a MediaTek

A MediaTek Incorporated é uma fabricante global de semicondutores com produção terceirizada (fabless). Seus chips equipam mais de 1,5 bilhão de produtos conectados ao ano. Somos um dos líderes de mercado no desenvolvimento de inovadores SoCs (systems-on-chip) altamente integrados e energeticamente eficientes para dispositivos móveis, entretenimento doméstico, conectividade e Internet das Coisas. Nossa dedicação à inovação tem nos posicionado como referencial no mercado em várias áreas da tecnologia, incluindo tecnologias móveis altamente eficientes na economia de energia e soluções avançadas para multimídia, em toda uma gama de produtos, como smartphones, tablets, TV digital, OTT boxes, wearables e soluções automotivas. A MediaTek capacita e inspira pessoas a expandir seus horizontes e atingir suas metas com maior facilidade, por meio do uso de tecnologias inteligentes. Chamamos esse conceito de Everyday Genius e ele guia tudo o que fazemos. Visite www.mediatek.com para mais informações.