Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Automação foi essencial para avanço tecnológico em 2020 no Brasil, diz pesquisa ISG Provider Lens™

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thabata Mondoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Sistemas permitiram reduzir atividades rotineiras de gerenciamento e aumentar a eficiência de projetos e serviços de suporte, destaca relatório global divulgado pela TGT Consult

O desenvolvimento e manutenção de sistemas alcança cada vez mais destaque no Brasil. Segundo a pesquisa ISG Provider Lens™ Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020 para o Brasil, mais da metade do orçamento das empresas para inovações em TI é gasto nessa área que se tornou essencial para o crescimento das companhias.

Lançado essa semana pela Information Services Group (ISG), líder em pesquisa e tecnologia, distribuído pela TGT Consult no Brasil, o estudo aponta que, mesmo com as adversidades causadas pela pandemia da Covid-19, as empresas conseguiram se adaptar e continuar a produção. Executivos se preocuparam com a capacidade de venda de suas equipes trabalhando em casa, mas isso logo se provou não ser um problema. Diversas companhias declararam crescimento, mesmo que o mercado tenha desacelerado em 2020.

“O ano de 2020 foi muito marcante, pois acelerou a transformação digital e a otimização dos serviços ágeis para poder responder às mudanças de mercado”, explica Pedro L. Bicudo Maschio, autor da pesquisa. Com a pandemia da Covid-19, essa agilidade passou a ser muito mais importante. Ele explica que as empresas mais ágeis responderam melhor às mudanças do mercado e conseguiram entregar resultados melhores.

De acordo com o relatório ISG, o desenvolvimento e manutenção de sistemas está cada vez mais importante para as empresas. “Essa é a principal área que necessita de auto-eficiência para desenvolver serviços de alta qualidade dentro de um orçamento competitivo”, explica Maschio.

Um problema é que as companhias gastam muito dinheiro com a manutenção desses sistemas, perdendo a oportunidade de investir em inovação. Como solução, surgiram as metodologias ágeis com o intuito de acelerar esse processo, causando menos gastos nessa área e mais com inovação. “O grande desafio é encontrar o equilíbrio entre garantir que os sistemas funcionem da melhor forma possível e continuar introduzindo novas tecnologias”, destaca o analista da ISG.

A automação desempenha um papel essencial nesse avanço, reduzindo atividades rotineiras de gerenciamento e aumentando a eficiência no gerenciamento de projetos e serviços de suporte. A prática de DevOps também cresceu com a necessidade de automatizar testes contínuos dos softwares. Mesmo com todos os avanços, ainda não estão disponíveis ferramentas que cubram todos os aspectos de integração contínua. Para isso, as prestadoras de serviço devem auxiliar as empresas a encontrar a melhor combinação de softwares e técnicas para tal fim.

A tendência apontada pelo relatório para essa área é a técnica shift-right, que consiste em habilitar a captação de dados nos aplicativos e fornecê-los à ferramentas que utilizam Inteligência Artificial, garantindo melhores resultados em analytics. Isso auxilia fornecedores a automatizar as esteiras de integração e entrega contínua (CI/CD) dos clientes e encontrar problemas de desempenho. Essa técnica é utilizada por poucas empresas, já que a maioria ainda utiliza a técnica shift-left, na qual o foco da coleta é para evitar erros no início do desenvolvimento.

“Vimos em nossos clientes uma explosão da demanda pelo acréscimo de novas células ágeis ou de produtos digitais, o que fez com que buscassem estes serviços em vários fornecedores indistintamente. Essa pesquisa vai auxiliá-los à identificar qual parceiro é mais adequado ao perfil da necessidade específica, seja ela de inovação, conhecimentos especializado ou apenas bodyshop”, considera Omar Tabach, managing partner da TGT Consult.

O foco agora deve ser descobrir quais fornecedores tecnológicos são mais eficientes e aderentes a as peculiaridades de sua necessidade de forma à melhorar a experiência do usuário. O estudo aponta que o maior obstáculo é a falta de maturidade na qualidade do software. Para o autor da pesquisa, avanços para garantir um software de qualidade e zerar todos os erros são fundamentais. “Há agora uma oportunidade de investir para ter uma maior qualidade desse desenvolvimento e assim alavancar novos negócios, o que não é possível se a solução de software falhar durante o atendimento ao cliente, por exemplo”, declara. “Falhas não são aceitáveis, mas acontecem do mesmo jeito. É necessário ter o mesmo nível de qualidade para aplicativos comerciais que se tem para aviões.”

O relatório ISG Provider Lens™ Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020 para o Brasil avalia as competências de 47 provedores em seis quadrantes: Next-gen ADM, Application Management Services – Midmarket/Niche, Agile Development, Continuous Testing – Large Accounts, Continuous Testing – Midmarket and Expert Consulting e DevSecOps Consulting.

O relatório identifica a Capgemini, Stefanini e Wipro como líderes em quatro quadrantes. Accenture e Everis (an NTT DATA company) são nomeados líderes em três quadrantes. O relatório classifica a BRQ, Indra, Inmetrics, Softtek e Tech Mahindra como líderes em dois quadrantes. CI&T, DXC, e-Core, IBM, Prime Control, Sofist, Sonda, TCS e Yaman são líderes em um quadrante cada.

Adicionalmente, a Deloitte, FH Consultoria (an NTT DATA company), Infosys, Prime Control e Reply são classificadas como Rising Stars – empresas que tem um “portfólio promissor” e um “alto potencial futuro” na definição da ISG.

Versões customizadas do relatório foram disponibilizadas pela Capgemini, Prime Control e Sofist:

Sobre a ISG Provider Lens™ Research

A série ISG Provider Lens™ Quadrant research é a única avaliação de fornecedores desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de outsourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa e América Latina, bem como nos EUA, Alemanha, Reino Unido, França, países nórdicos, Brasil e Austrália/Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro.

Sobre a TGT Consult

A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também representa da Information Services Group (ISG) no Brasil.

Formada por consultores com cargos de C-Level em suas carreiras, proporciona a seus clientes diagnóstico, planejamento, metodologia e gerenciamento para a solução de problemas, por meio de uma abordagem que se traduz em resultados mensuráveis e que garantem a concretização dos objetivos de cada projeto. Suas principais soluções de consultoria estão relacionadas a: Inteligência em TI, Excelência Operacional, Sourcing de TI e Inovação. Para mais informações, acesse: https://www.tgt.com.br.

Sobre a ISG

A ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG está comprometida em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de operadora de rede; estratégia e desenho de operações; mudar a gestão; inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, a ISG emprega mais de 1.300 profissionais prontos para o digital, operando em mais de 20 países - uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria e classe mundial de pesquisa e recursos analíticos com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar