Brasil,

5 principais tendências de transformação digital para 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Genara Rigotti
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

5 principais tendências de transformação digital para 2021

Este ano será de grandes avanços tecnológicos para o meio industrial. Confira as tendências destacadas pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e prepare-se para os novos tempos

Enquanto a nova década traz consigo inovações tecnológicas que ressaltam a importância da transformação digital, as empresas já passam a ter um olhar no futuro, mas precisamente para o ano de 2021. O cenário de 2020 foi de muitas incertezas e repleto de desafios para toda a humanidade. Todo esse impasse fez com que o desenvolvimento tecnológico fosse acelerado em todo o globo.

Com base nos avanços já obtidos ao longo de 2020 e um olhar atento para as novas tendências é possível estabelecer uma perspectiva tecnológica para 2021. As perspectivas abaixo não dizem respeito à tecnologias inéditas e sim às tendências com relação aquelas que já estavam em ascensão. Isso é, qual é o impacto esperado para essas ferramentas e o quanto elas devem evoluir.

Ao todo listamos as 5 principais tecnologias que sem dúvidas irão não apenas crescer em potencial de usabilidade, mas também no aumento da adoção pelas indústrias mundiais.

1 - Popularização do 5G

A pandemia ocasionada pelo coronavírus (Covid-19) trouxe consigo grandes modificações na estrutura profissional de todas as empresas. A descentralização do trabalho que gerou um aumento expressivo no modelo home-office, reforçou a importância da utilização da internet 5G, tecnologia que permite uma conectividade mais ágil e com muito baixa latência.

As indústrias estão muito atentas para a chegada do 5G, afinal as novas tecnologias já utilizadas, como é o caso da IIoT (do inglês - Internet Industrial das Coisas) já demandam maiores potenciais de conectividade. O Brasil está em negociações avançadas para trazer a tecnologia ao país. Estados Unidos e China são as grandes nações favoritas no processo de licitação.

2 - Nuvem híbrida

A crescente preocupação com a acessibilidade, velocidade de acesso e segurança das informações vem fazendo da nuvem híbrida uma grande ferramenta pertencente à infraestrutura tecnológica das indústrias. A união de servidores locais e computação em nuvem faz com que grandes empresas como AWS, Azure (Microsoft), Google, IBM e Oracle projetem soluções voltadas a atender demandas do tipo.

É benéfico para as empresas que utilizam essa tecnologia, pois ferramentas como a própria IIoT podem se beneficiar da acessibilidade local, que é ininterrupta. Já o banco de dados da empresa pode ser bem trabalhado na nuvem. A flexibilização desse modelo de armazenamento já é crescente e tem se mostrado uma tendência muito forte para 2021.

3 - Cibersegurança

O aumento na adoção do home office em 2020 fez com que as tentativas de ataques hacker tivessem um crescimento exponencial ao longo dos meses da pandemia. Possivelmente pela maior vulnerabilidade identificada pelos criminosos nas redes locais. O número de ataque à bancos, segundo reportagem da Forbes, cresceu 238%, já os ataques aos servidores na nuvem, cresceu incríveis 600%!

Um grande alerta foi acionado nas indústrias, que buscam por uma maior cibersegurança para que possam manter seus dados sempre seguros. A IBM, Splunk e a Microsoft são empresas que estão na linha de frente das grandes empresas da tecnologia, estudando metodologias para aperfeiçoar a segurança digital das empresas e oferecer soluções cada vez mais garantidas e confiáveis.

4 - Democratização da IA

O ano de 2020 mostrou para as empresas que o manuseio inteligente dos dados é uma forma de maximizar (e muito) os resultados planejados. A análise inteligente do interesse dos clientes abre muitas possibilidades de negócio. Pode até não se perceber, mas as pessoas já são observadas pela inteligência artificial durante todo o tempo.

Todas as mídias, propagandas e conteúdos que parecem terem sido feitos especialmente para o navegante são frutos de uma aprofundada inteligência artificial pertencente aos mecanismos de busca. A utilização de forma ética dessa ferramenta deverá crescer em 2021, alcançando patamares elevados de inteligência e novas possibilidades de negócio.

5 - Computação quântica

Ainda menos divulgada, mas com enorme potencial de crescimento, a computação quântica deverá ser um destaque da transformação digital em 2021. A computação quântica é a tecnologia que vai além dos impulsos elétricos binários e alcança um patamar subatômico. É uma tecnologia extremamente complexa, mas que demonstra uma precisão incomparável na compilação dos dados.

Seu indicador é o bit quântico (ou qubit), indo além do bit já conhecido. Algumas parcerias em andamento já buscam aprofundar o conhecimento existente sobre a tecnologia para poder expandir a sua usabilidade. Podem ser utilizadas como exemplo a Splunk e a Quantum Computing INC, Honeywell e Microsoft e também a AWS e a IonQ. É importante que os adeptos da transformação digital estejam atentos à essa tecnologia em 2021!

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, Fiesc/Ciesc e Nidec GA (empresa detentora Embraco) uniram-se para fundar a ABII.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar