Brasil,

Padrões Sem Fio da LTE e da 5G continuam evoluindo a cada novo Release do 3GPP

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Os padrões 3GPP enriquecem o ecossistema LTE e 5G com novas tecnologias de acesso via rádio e aprimoramento das arquiteturas de rede

Apesar dos impactos do COVID-19, os padrões LTE e 5G ainda estão evoluindo com cada novo release do Third Generation Partnership Project (3GPP). A 5G Americas, a associação setorial e a voz da 5G e LTE para as Américas, anunciou hoje a divulgação do relatório 3GPP Releases 16, 17 & Além, apresentando atualizações a respeito dos novos releases 3GPP que iniciam um novo capítulo para a normatização da tecnologia 5G.

O 3GPP está, há várias décadas, divulgando padrões com mecanismos detalhados que disponibilizam acesso às comunicações móveis para milhões de usuários do mundo interno. O 3GGP reúne sete organizações que desenvolvem normas internacionais para o setor de telecomunicações. A organização coordena o estabelecimento de tecnologias, redes de acesso via rádio, as capacidades da rede core e serviços de rede, acesso usando tecnologias além do rádio e protocolos para interconexão com redes que não aderem aos padrões 3GPP. A 5G Americas é um Parceiro de Representação de Mercado do 3GPP.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse: “O 3GPP administra a normatização das especificações técnicas de comunicação celular e tem um papel chave na definição e implementação de futuras inovações. Apesar de todos os desafios que surgiram esse ano com o COVID-19, o 3GPP concluiu o Release 16 que já iniciou seus trabalhos para o desenvolvimento do Release 17”.

Com o Release 16, o 3GPP agregou novos recursos ao sistema 5G, como suporte para arquiteturas ultraconfiáveis e de baixa latência, serviços de LAN 5G, Redes Sensíveis ao Tempo (Time Sensitive Networking) para a IoT Industrial, Redes Não-Públicas e muito mais. O Release 17 apresentará várias novidades, incluindo a ampliação do escopo de a operação do NR para incluir frequências entre 52,6 GHz e 71 GHz, e a introdução de dispositivos NR de Capacidade Reduzida compatíveis com serviços adicionais além dos tradicionais Serviços Avançados de Banda Larga Móvel, serviços de baixa complexidade operando através do LTE-MTC (“Comunicação Tipo Máquina”) e NB-IoT (“Narrow Band IoT”) e Compartilhamento Avançado e Dinâmico de Frequências de Espectro.

“Avanços adicionais em 5G NR (“New Rádio”) e a normatização da camada física devem aumentar o ritmo de adoção global”, concluiu Pearson. Estimativas recentes revelam que até o final de 2020, a 5G atingiu praticamente 285 milhões de assinaturas globais. A rápida adoção da 5G deve acelerar ainda mais com os vários avanços atuais e futuros apresentados pelos Releases 16 e 17, que podem “suportar uma série de novos casos de uso, que devem servir como plataforma para a inovação em nosso ecossistema sem fio”.

O relatório, desenvolvido e escrito por um grupo de trabalho técnico da 5G Americas, é um documento de referência de fácil leitura e entendimento e aborda os tópicos a seguir:

Atualizações e detalhes da linha do tempo do 3GPP, com as mais recentes alterações e inclusões devido ao COVID-19
Apresentação sobre o IMT-2020 do ITU-R e 3GPP
Informações sobre o LTE e a evolução do LTE nos Releases 16 e 17
Informações sobre o New Radio (NR) e a evolução do NR nos Releases 16 e 17
Detalhes da arquitetura do sistema e recursos de rede
Uma visão do futuro para a próxima geração de redes sem fio

Erik Dalhman, Especialista Sênior de Rádio, da Ericsson Research, e um dos líderes do grupo de trabalho que desenvolveu o relatório, disse: “As redes sem fio do futuro devem ser capazes de suportar casos de uso e uma grande variedade de frequências novas e existentes. A importância da inteligência artificial também deve crescer como parte integrada da rede. Os releases 16 e 17 representam um grande avanço”.

Rapeepat Ratasuk, Chefe de Departamento, Grupo de Interface de Rádio da Nokia Bell Labs, outro líder do grupo de trabalho que desenvolveu o relatório, explicou que: “Os Release 15 e 16 do 3GPP introduziram vários marcos técnicos de grande relevância para a comunicação celular. O Release 17 amplia o ecossistema de conectividade sem fio 5G para abordar novos temas, entre os quais capacidades de transmissão e multi-cast, redes não terrestres e suporte para capacidades reduzidas e dispositivos multi-SIM. Esse release representa um marco para a inovação e crescimento futuro do setor sem fio, e permite abordar novos casos de uso”.

O relatório Releases 3GPP Releases 16, 17 & Além está disponível gratuitamente no site da 5G Americas. Um post em nosso blog escrito por Chris Pearson e slides de apresentação também estão disponíveis no site da 5G Americas.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Crown Castle, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware e WOM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar