Kobiton implementa motor de Inteligência Artificial na automação de testes de aplicações mobile

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wilians Geminiano
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

NOVA AI Engine foca no aprendizado de máquina para acelerar o desempenho das equipes de desenvolvimento e validação de um grande número de aparelhos móveis

A Kobiton, fornecedora de plataforma de Automação Inteligente de Testes de aplicações mobile, acaba de liberar a NOVA AI Engine, direcionada à Mobile Experience e que visa superar os desafios de testes baseados em Inteligência Artificial e foi desenhada para o aprendizado de máquina contínuo e para fortalecer o trabalho das equipes de QA (Quality Assurance) para a entrega de aplicações.

O motor de AI atua na coleta e interpretação de dados de dezenas de milhões de execuções de teste, falhas, métricas de qualidade, especificações de dispositivos, localização de elementos, exceções NoSuchElement etc. A sua finalidade é verificar aspectos relacionados à qualidade do aplicativo móvel e navegador móvel para entregar aos testadores as informações relevantes sobre o desempenho de suas aplicações mobile.

“O lançamento da Kobiton NOVA AI Engine a atende a esta necessidade de interpretação de dados sobre a qualidade dos testes realizados em um grande volume de dispositivos e ao desejo das equipes de desenvolvimento de aplicações, como revela o recente “Relatório de Qualidade Mundial”, comenta Juan Carlos Cerrutti, representante de Desenvolvimento de Negócios da Kobiton para América Latina.

O estudo revelou que 86% dos desenvolvedores e testadores afirmam que uma oferta de IA é critério-chave para a escolha de soluções de QA e que 88% dos entrevistados afirma que IA é a parte de crescimento mais forte de suas atividades de teste (teste com IA e teste de IA). Outros 71% relataram que utilizarão mais a Inteligência Artificial nas atividades de testes. Na avaliação de Cerrutti, os números apontados pela pesquisa fortalecem a posição da Kobiton para entregar às equipes de DevOps um conjunto de soluções que visam resolver os seus desafios de QA.

As empresas e suas equipes de QA mobiles estão muito interessadas na automação de testes de software sem script e contam com a intervenção da Inteligência Artificial no processo para facilitar este trabalho. “Até então, as soluções sem script simplesmente não oferecem às empresas a quantidade de controle de que precisam ao criar os projetos de testes. O Kobiton NOVA AI Engine chega ao mercado para solucionar este dilema”, enfatiza o executivo.

Autoaprendizagem contínua

A maior vantagem do Kobiton NOVA AI Engine, segundo o fabricante, é capacidade da plataforma aprender com os erros continuamente, ficando mais inteligente a cada teste executado. “A principal razão pela qual ela supera as outras soluções de teste baseadas em IA é que ela foi projetada em torno do entendimento de que a Inteligência Artificial é imperfeita e funciona melhor quando está centrada no aprendizado contínuo. Muitas soluções no mercado esperam que a IA faça a mágica de resolver tudo, e isso - na verdade - nem sempre é possível”, comenta Cerrutti.

Em situações em que a NOVA não consiga descobrir uma resolução com a confiança necessária e precise da assistência do usuário, ela alertará para a entrada de um “humano no circuito”, em vez de apenas interromper o teste. O usuário, então, poderá executar uma correção rápida e este processo de correção pode ser realimentado nos modelos de IA como dados para aprender. “Desta forma, o NOVA pode executar e navegar com mais confiança as suas operações em torno das suas falhas, resultando em mais sucesso para o projetos de testes de software mobile”, acrescenta o executivo da Kobiton na América Latina.

Motor de IA para equipes focadas em Mobile Experience.

A proposta da empresa para este lançamento foi investir na criação de uma arquitetura de Inteligência Artificial baseada na autoaprendizagem contínua no núcleo da plataforma Kobiton, não limitadas apenas em testes. A versão é capaz de atuar nas atividades de Qualidade e Experiência Móvel em todo o processo de Software Development Life-cycle (SDLC). Em seu estado atual, o NOVA é capaz de conduzir:

- Automação sem script que cobre a qualidade funcional e visual;
- Validação visual automatizada (cor do texto, layout / estrutura do elemento etc.);
- Otimização Visual UX Automatizada;
- Capacidade de criar automaticamente um script Appium completo a partir de um teste exploratório capturado;
- Navegação durante a automação de teste em seu laboratório de dispositivos para garantir compatibilidade e usabilidade para ampla cobertura de mercado;
- Teste Funcional e Teste Visual.

“Em pouco tempo, seus testadores, os engenheiros de testes e os engenheiros de desempenho serão literalmente capazes de fazer três tipos diferentes de testes automatizados no tempo necessário para apenas executar o processo real em um dispositivo e escolher um pacote de dispositivo para executar o teste. O potencial de economia de tempo e esforço aqui é enorme com o lançamento da Kobiton NOVA AI Engine. finaliza Cerrutti.

A Kobiton possui atuação no Brasil a partir de um acordo com o Grupo HDI e RPerformance, que respondem pela entrega de serviços e suporte ao seu portfólio de produtos dedicados a ajudar os desenvolvedores e empresas a gerenciarem seus dispositivos mobile e garantir que seus aplicativos funcionem corretamente nos aparelhos dos usuários.