Brasil,

Como a transformação digital está revolucionando os escritórios de advocacia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Bispo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

O avanço tecnológico sobre o universo jurídico traz possibilidades enriquecedoras no que diz respeito à otimização de processos e à própria competitividade dos escritórios de advocacia

Por Vinícius Marques*

A consolidação da tecnologia no ambiente corporativo das empresas nacionais é uma realidade cada vez mais comum. Não por acaso, afinal, uma rotina operacional sustentada por conceitos de inovação traz à tona uma série de contribuições que refletem em um negócio muito mais promissor, principalmente se listarmos os benefícios que o componente tecnológico oferece para uma organização. O que alguns deixam passar é a compatibilidade desse cenário extremamente positivo com o segmento do direito. Para os escritórios de advocacia e profissionais inseridos no meio, a transformação digital é um caminho sem volta em termos de produtividade e gestão organizacional.

Toda mudança demanda um intervalo de tempo capaz de respeitar a adaptação das pessoas. Nesse sentido, é de suma importância que os líderes se encarreguem de conduzir essa transição ao digital sem desconsiderar o aspecto comportamental dos colaboradores, proporcionando métodos e ferramentas de trabalho que facilitem a absorção da tecnologia no dia a dia de trabalho. Dessa forma, torna-se possível a criação de uma cultura interna orientada à eficiência dos processos e assertividade nos planejamentos estratégicos.

O impacto sobre o gerenciamento de documentos

Com o crescimento e a expansão de um determinado escritório sobre o mercado que se busca atingir, é natural que ocorra um aumento na demanda referente à organização de documentos e contratos. Por meio de sistemas manuais e armazenamentos físicos, essa realidade pode não só travar a atuação dos profissionais e prejudicar o negócio em sua totalidade, como provocar erros críticos para a integridade dos serviços oferecidos.

Diante os efeitos da complexidade operacional de empresas emergentes no setor jurídico, automatizar etapas de gerenciamento e depósito de documentos é uma alternativa que simplifica a vida dos operadores do direito e abre espaço para que eles centralizem seus esforços em atividades subjetivas e estratégicas, deixando o trabalho exaustivo para o sistema. Esse nível de eficiência nas operações viabiliza um acompanhamento processual que corresponda às maiores necessidades da organização, além de solidificar o controle de agenda da equipe quanto às exigências dos clientes.

Contribuições técnicas para melhores decisões

Após abdicar do uso de modelos manuais de armazenamento e manuseio de informações, optando pela transformação digital como ponto de partida para reformular por completo etapas operacionais, a tendência é de que o cotidiano de trabalho mude radicalmente. No contexto de um escritório de advocacia, toda ação possui uma consequência direta para o andamento das tarefas, positivamente ou negativamente. Com a tecnologia, esse cenário mostra-se mais favorável.

Soluções de automação são capazes de separar dados relevantes para a geração de insights valiosos para a tomada de decisão, agregando respaldo digital para cada medida adotada. Com essa movimentação inovadora bem estruturada no âmbito interno, as vantagens se estendem para a concepção de planos de relacionamento e jornada do cliente mais eficazes e assertivos. Isso nos leva ao último tópico.

Resultado é evidenciado na experiência do cliente

Ao incorporar os recursos produzidos pela implementação tecnológica, conforme a adaptação e capacitação dos colaboradores, as possibilidades estratégicas passam a ser numerosas e flexíveis, isto é, passíveis de corresponder ao dinamismo do mercado e às necessidades dos clientes, que se encontram atualizados com o que há de novo no quesito inovação e tecnologia. Em tempos os quais a experiência e a jornada proporcionada ao usuário são determinantes para que o público-alvo seja conquistado, ter o apoio de plataformas digitais é um investimento justificável.

Seja no gerenciamento de documentações, em consultas à legislação realizadas em poucos segundos e análises preditivas sobre os rumos a seguir com o escritório, a abrangência da transformação digital é inegável e oferece oportunidades únicas para o universo jurídico.

*Vinicius Marques é Founder e CEO da EasyJur Software Jurídico Inteligente, especializado em Gestão e Tecnologia Jurídica.

Sobre a EasyJur

Fundada em 2016, a EasyJur é uma empresa de inteligência jurídica que busca apoiar a sociedade brasileira como um todo, por meio da agilidade e organização em processos na justiça. Para tanto, oferta sistemas de gestão para escritórios de advocacia e advogados, que apoiam com toda a gestão empresarial voltada exclusivamente para essa área. Sediada em Minas Gerais, conta com 60 mil usuários de suas ferramentas e possui convênio com a maior parte das OABs.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar