Brasil,

Maxion Structural Components utiliza impressão 3D para produção de ferramental

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A Maxion Structural Components desenvolveu uma tecnologia para usar a impressão 3D na fabricação de ferramentais de estampagem para pequenos lotes. A metodologia conhecida como manufatura aditiva, que imprime objetos através da sobreposição progressiva de um material, permitiu a redução em 50% do custo e do tempo de desenvolvimento deste tipo de ferramental.

Os testes realizados pela empresa já estamparam 30 peças em um dos materiais de maior utilização no mercado (LNE380 – 4mm), no segmento de veículos comerciais. Anteriormente, tais ferramentas para protótipos eram produzidas com materiais metálicos fundidos e depois usinados. A solução desenvolvida pela Maxion utilizou polímeros (plásticos) e resina de baixo custo e comuns para impressão 3D, sem a necessidade de processamento posterior.

Historicamente, os principais problemas relativos ao desenvolvimento de ferramentas para protótipos são o alto custo e o tempo de desenvolvimento para um ativo que tem baixa vida útil já que não são utilizados para a produção em série.

“No lançamento de novos veículos, o orçamento é sempre desafiador. O alto custo das ferramentas pode ser um fator limitante na fase de prototipagem de veículos, devido à eventuais modificações de design que podem se fazer necessárias durante os testes de rodagem. O custo de um conjunto de ferramentas temporário, apenas para um pequeno lote, pode onerar o orçamento de um projeto”, afirma Marco Tulio Ricci, gerente de Inovação da Maxion Structural Components.

Outro impacto é que o tempo de desenvolvimento para novos produtos é cada vez mais curto. Isso limita a possibilidade de testes de diferentes soluções de design para uma mesma aplicação. Testar diferentes conceitos, sem impacto no tempo ou no custo de desenvolvimento, traz segurança para os desenvolvedores de que seu produto traz para o cliente a melhor solução.

A Maxion Structural Components produz e vende componentes estruturais para caminhões, ônibus, pick-ups, automóveis, tratores, máquinas agrícolas e veículos off-road. Com mais de 7.000 funcionários, possui fábricas em Cruzeiro-SP, Contagem-MG e Sete Lagoas-MG no Brasil, Córdoba na Argentina, Canelones no Uruguai e Castaños no México.

Sobre a Iochpe-Maxion

A Iochpe-Maxion é uma companhia global, líder mundial na produção de rodas automotivas e um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas. Com 32 unidades fabris, localizadas em 14 países e cerca de 15 mil funcionários, atende a clientes ao redor do mundo nos prazos e padrões de qualidade e competitividade exigidos por eles.

É uma empresa que possui alto nível de conhecimento técnico e que busca constantemente fornecer soluções inovadoras nas áreas em que atua, utilizando macrotendências globais para direcionar o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias de forma independente ou em cooperação com parceiros estratégicos.

A empresa atua por meio de duas divisões: Maxion Wheels e Maxion Structural Components.

Na Maxion Wheels, produz e comercializa uma ampla gama de rodas de aço para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas e rodas de alumínio para veículos leves.

Na Maxion Structural Components, produz longarinas, travessas e chassis montados para veículos comerciais e conjuntos estruturais para veículos leves.

Adicionalmente, por meio da AmstedMaxion, produz rodas e fundidos ferroviários, fundidos industriais e vagões de carga.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar