Twitch: riscos e peculiaridades da transmissão ao vivo
ESET analisa a popular plataforma de streaming e compartilha dicas para utilizá-la com segurança
A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, com base no Digipais, iniciativa promovida pela companhia que visa acompanhar mães, pais e professores no cuidado de crianças na Internet a fim de aumentar a conscientização sobre os riscos e ameaças no mundo digital, analisa o fenômeno “Twitch” e reúne os principais pontos sobre a nova plataforma de streaming de vídeo ao vivo e os cuidados que devem ser tomados ao utilizá-la.
O Twitch é uma plataforma de streaming de vídeo ao vivo. Em outras palavras, permite que os usuários vejam ou transmitam o desenvolvimento de alguma atividade enquanto interagem com outros usuários em tempo real. Fundado em 2011 e adquirido pela Amazon em 2014, o Twitch atingiu um número surpreendente de visualizações durante os primeiros meses de 2020: apenas entre janeiro e julho, foram contabilizados um total de 639 bilhões de minutos de visualização, segundo o site TwitchTracker. A plataforma tem uma média que ultrapassa 2 milhões de telespectadores diários e são mais de 6 milhões de streamers (usuários que fazem transmissão) por mês.
Além de ser um site que pode ser acessado de qualquer computador, o Twitch possui aplicativos para iOS e Android, e permite o acesso de consoles como Xbox e PlayStation. É um serviço gratuito (com publicidade) que não requer assinatura para entrar e que oferece a possibilidade de interagir, transmitir ou simplesmente ver o que os outros transmitem. Existem oito categorias de conteúdo disponíveis: música; talk shows e podcasts; esportes; ao ar livre e viagens; comidas e bebidas; só na conversa; eventos especiais; e o mais popular de todos, os jogos.
Segurança e aspectos a considerar
A idade mínima exigida para criar uma conta no site é de 13 anos (com supervisão de um adulto recomendado até os 18), que pode ser alterada simplesmente inserindo uma data de nascimento falsa. Embora não seja necessário criar uma conta para acessar o conteúdo, isso permitirá que o usuário faça suas próprias transmissões e receba alertas quando um streamer de seu interesse iniciar sua transmissão.
Cada um dos streams da Twitch inclui o recurso de bate-papo que, embora oculto, não pode ser removido. Às vezes, esse espaço só é habilitado para determinados usuários, como os seguidores ou assinantes do streamer, mas mesmo assim é possível ver o que outros publicam. Também existe a opção de um usuário entrar em contato com outro usuário diretamente por meio de mensagens diretas, conhecidas como “Sussurros”. Vale ressaltar que a plataforma oferece a opção de limitar quem pode nos contatar, a partir do menu Configurações, e permite bloquear ou denunciar usuários do chat.
De acordo com uma investigação da Wired, várias das crianças menores de 13 anos que foram identificadas na plataforma e que fizeram transmissões receberam mensagens inadequadas de participantes anônimos por esses meios, às vezes solicitando informações de contato, como o número de WhatsApp ou perfil de redes sociais.
“Estar atento ao uso que as crianças fazem do site, e da Internet em geral, será fundamental para evitar que vivam situações desconfortáveis online, como pode acontecer se forem confrontadas com um ato de cyberbullying”, comentou Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.
Por outro lado, é importante saber que, embora o acesso ao serviço seja gratuito, o Twitch inclui despesas dentro da plataforma, como a compra de Bits, a moeda utilizada pelos usuários que podem ser adquiridas para ajudar seus streamers favoritos por meio de doações a ou por meio de assinaturas para acessar conteúdo exclusivo. A ESET recomenda conhecer o uso que as crianças fazem da plataforma para evitar golpes, ou gastos indesejados, ora até promovidos pelos próprios streamers, aproveitando o fanatismo que eles despertam.
Em relação ao controle dos pais, não há configuração específica no Twitch e não é possível bloquear as transmissões ou limitar o tempo de uso da plataforma, embora sempre haja a possibilidade de fazê-lo diretamente com pequenos, ou aproveitando outras ferramentas gerais, como ESET Parental Control. Por outro lado, embora a plataforma tenha regras rígidas quanto, por exemplo, à publicação de conteúdo sexual, ela não oferece filtros de idade para videogames, que muitas vezes incluem nudez ou conteúdo violento. Existem tags que podem atuar como um filtro, embora os próprios streamers devam adicioná-los ao seu conteúdo. O mesmo vale para mensagens enviadas no chat; alguns streamers estabelecem regras, que aparecem apenas como uma pequena caixa de diálogo quando deseja escrever uma mensagem, mas não impede o usuário de escrever o que deseja. São também eles que têm a possibilidade de determinar que um conteúdo é apenas para adultos, mas para entrar na transmissão basta selecionar "Ver conteúdo".
“Como mãe ou pai, é importante estar atualizado sobre as tendências do mundo digital, ainda mais se seus filhos estiverem envolvidos. Sim, existem maneiras de mantê-los protegidos na plataforma Twitch, mas a essência da transmissão ao vivo não deve ser perdida de vista: não há filtros ou edições no conteúdo transmitido em tempo real, o que o torna imprevisível. É importante lembrar também que, além dos videogames, existem vários fluxos disponíveis nas demais categorias mencionadas que oferecem material educacional e/ou artístico, para aprender ou curtir música, culinária, artes plásticas e muito mais. Riscos existem e estar ciente deles é o primeiro passo para se manter seguro no mundo digital. Manter os sistemas atualizados, ter soluções de segurança instaladas e estar atentos aos riscos nos permitem desfrutar da tecnologia com segurança”, conclui Gutiérrez.
A ESET visa facilitar a tarefa e acompanhar os adultos no caminho para que crianças desfrutem da tecnologia com segurança. Desta forma, o Digipais capacita as crianças a navegar com segurança. Para saber mais sobre Digipais, visite: https://digipais.com.br/
Sobre a ESET
Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário