Brasil,

Javascript x Python: entenda as diferenças e saiba qual linguagem escolher

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Pixabay Pixabay

Aprender programação tornou-se mais do que um diferencial, mas uma necessidade dos profissionais que estão ligados ao mercado que depende da tecnologia para otimizar o desempenho. Ter conhecimento sobre o funcionamento de softwares será a base de vários cargos que estão se transformando ou ainda serão criados.

Com a tecnologia cada vez mais presente em diferentes formatos na vida da sociedade, é importante para o profissional ter pelo menos noção básica das linguagens mais necessárias à função que exerce. Programar é encontrar formas de resolver problemas para chegar ao resultado desejado.

Compreender programação permite entender a finalidade e o modo de atuação de cada linguagem, para executar aquilo que for mais pertinente ao objetivo a ser alcançado. Duas que estão entre as mais utilizadas são a Python e a JavaScript, que dialogam diretamente com a rotina das pessoas em diferentes âmbitos.

Phyton

Lançada em 1991, é uma linguagem de programação livre e diversificada, que pode ser usada para web, celulares e computadores. Projetada para se adaptar às diversas possibilidades, produz código grátis, mais claro, legível e lógico; interpretativo, que atende a projetos de diferentes escalas e processa sistemas complexos.

Um curso de Python aborda a característica multiparadigma desta linguagem, que suporta orientação de objeto, programação imperativa e até funcional. Ela também é adaptável a diferentes plataformas, de supercomputadores a celulares.

É a linguagem mais favorável ao surgimento e ao aprimoramento de tecnologias que envolvam aprendizado de máquina e inteligência artificial. O sistema da rede neural Python consiste em algoritmos baseados no cérebro humano. Desta forma, pode ser usado no gerenciamento de dados, já que consegue processar grandes quantidades de informações complexas com eficiência e menores custos de produção.

Por isso, a linguagem é componente padrão de vários sistemas operacionais e de projetos desenvolvidos por empresas de diferentes setores. Por meio dele, foram desenvolvidos o BitTorrent, o sistema do Google para buscas na web, os bots, que executam tarefas específicas na internet, e aplicativos ligados à saúde. A Python também ajudou o Skyscanner a estimar o comportamento de novas rotas de avião e concluir possíveis destinos para os viajantes, por meio de um algoritmo de aprendizado. É usada ainda por Youtube, Magazine Luíza, Nasa, Globo.com, entre outras plataformas e empresas.

Javascript

Criada em 1995, a Javascript é uma linguagem de scripts utilizada para acessar objetos dentro de outras aplicações. Flexível, pode ser usada em páginas web, aplicativos, sistemas complexos e jogos eletrônicos. Não deve ser confundida com a linguagem Java, já que se difere dela em estrutura e em funcionalidade.

A Javascript foi redescoberta e se popularizou nos anos 2000, por ser capaz de acrescentar funcionalidade e dinamismo ao modelo que, até então, era estático. É uma linguagem aberta, que foi beneficiada pela colaboração de várias empresas. Isso contribuiu para que ela evoluísse e que novas finalidades fossem descobertas.

Um curso de Javascript destaca como que, ao lado do HTML e do CSS, esta linguagem se tornou uma das bases da web atual, por ter foco na navegação do usuário. Atua na programação, na transformação e no processamento de dados enviados e recebidos por meio de uma interação mais agradável.

Ela é usada em aplicativos do Facebook, do Instagram e do Airbnb, em sistemas complexos e em jogos eletrônicos que rodam diretamente no navegador, já que seus códigos atuam em diferentes locais que permitem o acesso à web.

Também é uma opção para o desenvolvimento mobile, pois, com uma base de código, são desenvolvidas páginas na internet e aplicativos para iOS e para Android.

Atualização constante

Para encontrar os cursos que ofereçam a capacitação necessária para atuar neste cenário, os interessados podem utilizar comparadores on-line. Por meio deles, o profissional filtra as possibilidades disponibilizadas em variadas plataformas e avalia valores, planos de estudo, metodologia e conteúdo, por exemplo.

Além disso, é possível assistir à prévia das aulas e ter acesso às pontuações e aos comentários feitos por outras pessoas que fizeram o curso. Com estes e outros fatores, a pessoa consegue elencar tudo o que considera importante para fazer a escolha que melhor atenda às prioridades dela.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar