Tendências tecnológicas para 2021 : Veja o que estará em alta neste ano

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joel Gomes / Crédito das imagens: pixabay.com e pexels.com (Divulgação)
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Crédito da imagem: pixabay.com (Divulgação) Crédito da imagem: pixabay.com (Divulgação)

A cada ano que passa, novas tecnologias surgem e algumas já existentes passam a ter mais evidência, se tornando tendências no mercado. Essas tendências acontecem em razão da necessidade de mudança imposta pelo jeito de consumir das pessoas, que muda de tempos em tempos.

Como estamos em uma era cada vez mais digital, a tecnologia ganha cada vez mais espaço nas empresas e na vida das pessoas. Por isso, todos os anos as tendências se renovam, enquanto algumas acabam reforçando a sua presença. Veja abaixo quais são as tendências tecnológicas para 2021, mas antes vamos entender o que influencia tudo isso.

Influenciadores das tendências tecnológicas de 2021

A pandemia de 2020 mudou a forma como as pessoas consomem, de modo a aumentar, por exemplo, o número de pedidos de delivery e compras online.

A utilização da internet também foi muito maior nos tempos de isolamento social, uma vez que muitas pessoas passaram a trabalhar em home office e empresas tiveram que se digitalizar, utilizando novas tecnologias a serviço de uma operação mais eficiente e que atendesse aos novos padrões de consumo.

Outro fator de grande influência nas tendências tecnológicas é a instantaneidade causada pela rápida conexão com a internet. Hoje em dia é possível saber sobre quase tudo que existe no mundo com apenas algumas pesquisas na internet.

Essa conexão faz com que tudo ande mais rápido. As notícias de ontem já não são mais novas, o que foi inventado ontem pode não servir amanhã e os pequenos cenários dentro de setores, por exemplo, estão em constante atualização, exigindo que as empresas estejam cada vez mais preparadas para competirem no mercado.

Com isso, à medida que as necessidades mudam e novas ferramentas vão surgindo, as pessoas tendem a se comportar de maneira diferente. Daqui uns anos, por exemplo, ações como ir ao banco ou pegar filas para fazer pagamentos serão desnecessárias e arcaicas, assim como enviar cartas é visto nos dias atuais.

Por fim, devemos lembrar de outro fator importante de influência das tendências tecnologias: Acessibilidade. Poucos anos atrás o uso de inteligência artificial era acessível somente à empresas que investiam muito dinheiro nisso.

No entanto, hoje essa tecnologia pode ser vista em apps para celular de forma gratuita e qualquer usuário com um telefone pode se beneficiar delas.

Com o passar dos anos, algumas tecnologias se tornam mais acessíveis e é isso que faz elas virarem tendências.

Crédito da imagem: pexels.com (Divulgação)

Inteligência Artificial e Machine Learning

A Inteligência Artificial é a tecnologia que faz com que máquinas tenham a capacidade de “raciocinar” e executar tarefas humanas. Essa tecnologia busca diminuir a carga de trabalho de colaboradores e executar tarefas com maior excelência, eliminando riscos e erro humano.

Com isso, a Inteligência Artificial passou a ser uma mão na roda para a execução de tarefas repetitivas e robóticas. Já o Machine Learning pode ser considerada uma ramificação importante da Inteligência Artificial, significando o aprendizado da máquina que irá realizar as tarefas.

O Machine Learning se dá pela criação de algoritmos capazes de analisar dados e oferecer soluções de acordo com essa análise. Com isso, a máquina se torna completa tanto para executar como também para aprender com o dia a dia do seu trabalho.

O Machine Learning em um chat, por exemplo, pode aprender com atendimentos realizados por humanos para ser capaz de ajudar a Inteligência Artificial a realizar melhor o seu trabalho, se tornando cada vez menos robótica e previsível.

Portanto, a combinação do Machine Learning com Inteligência Artificial pode ser poderosa na criação de máquinas capazes de oferecer um serviço de excelência, mesmo quando a atividade não for tão robótica assim.

O que vai tornar esse trabalho excelente vai ser a qualidade do algoritmo desenvolvido atrelada com a quantidade de dados analisada. Quanto mais dados, maior a precisão de acerto nas soluções e tarefas.

Automação e digitalização das empresas

A automação está diretamente ligada à inteligência artificial e podemos adicionar a isso a digitalização das empresas como tendência para 2021. Para quem não sabe, a digitalização de empresas é a utilização de tecnologias na operação de um negócio, seja no atendimento, gestão ou na produção.

Colocamos este como um tópico de tendência tecnológica porque ele abrange muitas tendências que podem ser interessantes para uma empresa.

Abaixo vamos listar algumas das ferramentas tecnológicas que podem ser interessantes para 2021, mas é necessário que cada empresa faça uma avaliação de quais ferramentas podem contribuir positivamente para o seu negócio.

• Robôs de atendimento prévio
  • Business Intelligence e Big Data
  • Plataformas de Eventos (e reuniões) online
  • Plataformas de gestão de projetos
  • Aplicativos de celular diversos (tecnologia móvel)
  • Armazenamento na Nuvem
  • Apps de monitoramento via satélite
  • Drones

Como você pode observar, as soluções são bastante diversificadas. O monitoramento via satélite e drones podem ser ótimas soluções para o agro, enquanto as plataformas de gestão de eventos podem ser adequadas para o setor educacional.

O ideal é que a empresa ou profissional possa analisar o mercado em que está inserido para saber o que pode ser interessante. Fazer um benchmarking pode ser ideal para saber tudo que se passa no setor, analisando as boas práticas das empresas que são referência no mercado.

Crédito da imagem: pixabay.com (Divulgação)

Rede 5G

Essa é uma grande promessa para 2021 e promete melhorar a qualidade da banda larga móvel, deixando a conexão melhor e mais rápida. Com isso, essa conexão também promete ter maior alcance, melhorando a experiência do usuário de rede móvel.

Com a tecnologia móvel cada vez mais em evidência, é preciso que a rede ofereça o mesmo padrão de qualidade para acompanhar a evolução do usuário que cada vez mais prefere utilizar o celular ou tablet ao invés do computador.

Outra grande promessa do 5G é a utilização de até 90% menos de bateria para recepção. Isso vai ajudar a melhorar a performance de aparelhos móveis que dependem muito de suas baterias para funcionar longe de uma tomada (que não é o ideal para um dispositivo móvel).

Preocupação com Cibersegurança

A utilização da internet e de ferramentas digitais não traz só benefícios, como também seus riscos. Um dos maiores é a fragilidade na segurança da navegação. Isso pode provocar vazamento de dados importantes que resultam em inimagináveis tipos de golpes contra pessoas e empresas.

Com isso, um dos setores do mercado digital que vem crescendo muito é o de cibersegurança. Este setor busca formar profissionais capazes de identificar falhas de segurança e criar barreiras sólidas contra invasões de hackers e os mais diversificados golpes que podem ser aplicados na internet.

Empresas de hospedagem de sites e outras grandes do setor de tecnologia investem na criação de formas de prevenção de ataques, mas alguns deles são feitos de formas tão elaboradas, que é preciso ir além, criando formas de informar e educar usuários para que eles não caiam em golpes.

Logicamente, escolher um bom servidor de hospedagem para um site ou plataforma pode ser uma boa forma de proteger os clientes de uma empresa e por isso é necessário pesquisar e escolher empresas que se preocupam com essas práticas de segurança e oferecem um bom serviço.

Portanto, a Cibersegurança é uma tendência tecnológica não só para 2021, como para um futuro maior. Quanto maior for a presença digital na vida das pessoas, mais cuidado há de se ter com a segurança de dados e integridade dos usuários.

Crédito da imagem: pixabay.com (Divulgação)

PIX e Meios de pagamento digitais

Os meios de pagamento digitais estão cada vez mais evoluídos. Com a chegada do PIX, ficou muito mais fácil fazer transferências fora do horário e sem cobrança de tarifas. Isso facilita muito a vida de quem já usa bastante os aplicativos de banco e usa os meios de pagamentos digitais.

Existem apps como o PicPay que permitem o armazenamento de dados de cartões para que as pessoas possam efetuar pagamentos em estabelecimentos comerciais ou enviar dinheiro para amigos sem custo algum. Empresas como essas incentivam cada vez mais o uso de carteiras digitais por conveniência e segurança.

Também relacionado às carteiras digitais, atualmente é possível carregar a CNH e Título de Eleitor no app, o que incentiva ainda mais o uso de celular e deixa a carteira física de lado.

Tudo isso ajuda na conveniência para que os meios de pagamento digitais se tornem mais populares e passem a ser usados até mesmo por pessoas que antes não dominavam tanto a tecnologia.

O desafio aqui é conseguir volume no número de pessoas que utilizam estes serviços e fazer a orientação adequada para que estes usuários não caiam em golpes e deixem seus aparelhos protegidos.

Com relação ao volume, devemos reconhecer que este desafio pode ser superado com o incentivo das empresas que passam a oferecer estes serviços, enquanto a segurança deve ser feita pelos próprios apps e seus produtores.

Realidade Aumentada

A realidade aumentada é a integração de elementos virtuais com elementos reais por meio de dispositivos. Esse tipo de tecnologia pode ser muito útil em áreas como a educação, entretenimento, construção civil e até mesmo reabilitação física.

São áreas completamente diferentes, mas que podem utilizar a tecnologia de realidade aumentada para melhorar suas potencialidades.

Alguns dispositivos de realidade aumentada são muito comuns, como óculos de realidade virtual e até mesmo um celular. Existem aparelhos capazes de simular a presença de elementos virtuais em ambientes físicos, dando uma percepção maior das coisas, estimulando a criatividade na criação de projetos, o aprendizado e sendo benéfico em outras áreas.

Portanto, essa tecnologia deve ser uma tendência cada vez mais forte, especialmente pela acessibilidade de alguns dispositivos que já possibilitam o desenvolvimento de atividades nas escolas e também nas empresas.

Crédito da imagem: pexels.com (Divulgação)

Telemedicina

A COVID-19 mostrou a necessidade de acesso a bons médicos em regiões remotas, além da necessidade também de consultas à distância para evitar a contaminação pelo coronavírus. Todas essas demandas podem ser supridas pela evolução da telemedicina que promete ser uma tendência em 2021.

A Telemedicina é a utilização de tecnologias para a prática da medicina de forma remota. Tudo isso traz uma melhora significativa para o atendimento de pacientes, tanto na qualidade quanto rapidez. Alguns benefícios da telemedicina são:

• Acesso a vários profissionais de qualidade
  • Otimização de tempo
  • Agilidade dos processos (entrega de laudos, exames, etc.)
  • Maior rapidez no tratamento
  • Diminuição dos custos
  • Maior abrangência no território de atuação dos médicos

Tudo isso favorece e protege a população que passa a ter um atendimento de qualidade e não paga a mais por isso. No entanto, é preciso que as empresas do setor se modernizem cada vez mais para entregar um serviço de qualidade na telemedicina.

Um dos primeiros passos para criar essa ponte de atendimento a distância é a criação de uma plataforma online segura para abrigar toda a operação. Essa plataforma é o que vai permitir a prática da telemedicina e os atendimentos à distância.

Felizmente, a criação de plataformas online e a contratação de serviços como hospedagem, registro de domínio e até mesmo profissionais de TI podem ter um investimento bem menor do que se gastaria em uma clínica física.

Por essa demanda causada pela necessidade do atendimento à distância e o desenvolvimento de tecnologias capazes de fazer a telemedicina funcionar bem para um primeiro momento, essa deve ser uma tendência em 2021.

Tecnologia Móvel nas empresas

Houve um tempo que a tecnologia móvel era proibida nas empresas por questões de produtividade dos colaboradores. Hoje em dia ela se torna mais do que necessária para melhorar a produtividade, otimizar os processos e fazer uma gestão adequada de uma equipe.

Com isso, os aparelhos móveis oferecem cada vez mais funcionalidades que podem ser interessantes nas empresas, além do que essa mobilidade se espalha cada vez mais no meio corporativo, mudando a forma como as pessoas produzem e interagem no dia a dia de trabalho.

Outro fator que influencia muito a integração da tecnologia móvel nas empresas é o próprio uso da tecnologia móvel no geral. Quanto mais as pessoas utilizam aparelhos móveis em seu dia a dia, mais se cria a necessidade das empresas se adaptarem para oferecer serviços de acordo com o novo modelo de consumo de seus clientes.

Conclusão

Como você pode perceber, existem muitas tendências tecnológicas que podem ser sucesso em 2021 e algumas delas já estão cada vez mais em alta antes mesmo que o ano comece.

Felizmente, essas tendências vêm para contribuir com o novo modelo de consumo das pessoas que é muito focado no digital, nas tecnologias móveis e no acesso remoto.

Qual tecnologia ficou de fora dessa lista e você acha que vai ser tendência em 2021? Deixe o seu comentário com a resposta e compartilhe este post em suas redes sociais.