Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Benner aponta formas de otimizar a gestão de estoque e melhorar o armazenamento logístico

Com a chegada da Black Friday e do Natal, a empresa também indica os principais erros cometidos nesses processos internos

O acontecimento de uma das maiores Black Fridays é esperado por muitas lojas, principalmente pelos comércios eletrônicos. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a data movimentará R$ 3,74 bilhões em 2020, o que resultaria no maior faturamento desde que foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010. Dessa forma, a alta temporada de compras leva empresas e gestores a acreditarem que este será um período de oportunidades e desafios.

Ao ter em vista essa situação, setores de negócios, logísticos, tecnológicos e operacionais se movimentam de forma a suportar tamanha demanda. A harmonia do funcionamento dessas áreas é fundamental para um bom desempenho de qualquer empresa e otimizar o gerenciamento de estoque e armazenagem logístico tornou-se indispensável para estar bem posicionado na competitividade do mercado.

Apesar de semelhantes, as principais diferenças entre esses processos internos está no fato de que a gestão do estoque encontra-se focada em disponibilidade de mercadorias e no suprimento da linha de produção. Já o armazenamento está diretamente ligado às tarefas operacionais realizadas dentro de um armazém (depósito).

Muitos são os erros que podem atrapalhar a operação dessas áreas, o que impacta diretamente na linha de produção e impede que ela seja ágil e otimizada. Entre eles, a má disposição de itens, desequilíbrio da quantidade de materiais, falta de atenção às características dos produtos e, principalmente, o gerenciamento manual dos processos são os principais pontos que necessitam de uma maior atenção.

Para otimizar esses dois processos, importantes em formar uma cadeia logística rápida e eficiente, Rafael Loth, gerente de Produto da Benner, aponta que implementar meios tecnológicos para que isso aconteça, são imprescindíveis. Abaixo, Loth ainda lista um passo a passo necessário para que cada uma dessas áreas se desenvolvam a fim de visar o crescimento e otimização dos negócios.

Melhora no gestão de estoque:

- Sempre atualize seu inventário;
- Implemente um sistema de gestão;
- Mantenha os níveis de estoques enxutos e trabalhe de forma estratégica para sempre mantê-lo abastecido com precisão;
- Organize os produtos de acordo com suas respectivas demandas;
- Negocie com seus fornecedores para não ter eventuais surpresas;
- Considere a adoção cross docking, em que você faça seus pedidos diretamente aos seus fornecedores.

Melhora no armazenamento logístico:

- Acompanhe de perto as etapas de picking, para eliminar possíveis gargalos durante a produção;
- Reduza custos de deslocamento ao agrupar produtos geralmente solicitados em conjunto;
- Automatize a maior quantidade de processos possível;
- Codifique e acompanhe os itens de perto;
- Tenha uma integração em tempo real de canais para acompanhar o estoque do armazém ao adotar o omnichannel na logística.

“Apesar de todos os caminhos citados, ainda é preciso ressaltar a importância da atuação dos gestores para a diminuição dos erros e otimização desses processos. É de responsabilidade de um bom gestor o investimento em gerenciadores de risco de transporte e tecnologias móveis de distribuição. Ter essa visão garante ao líder da área uma grande capacidade de crescimento derivada da redução de custos e ganho de produtividade”, finaliza Loth.

Sobre a Benner

A Benner oferece soluções em software de gestão, serviços e transformação de processos, com soluções de especialistas nas verticais em que atua: saúde (operadoras e hospitalar); jurídico; RH; logística e supply chain; ERP; e turismo. São mais de 1.500 colaboradores, que atuam nos três centros de desenvolvimento de tecnologia e em escritórios localizados em São Paulo, Barueri (SP), Brasília, Blumenau (SC), Curitiba, Maringá (PR), Salvador e Rio de Janeiro, além de canais de venda nos principais polos econômicos nacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo