Como se proteger dos golpes e fraudes na Black Friday?
Segurança dos consumidores deve ser prioridade em todo e-commerce, principalmente em períodos de alta demanda
Para ter uma boa performance na Black Friday, muitas questões precisam de atenção. E não se deve considerar apenas a oferta e estoque. Quando se tem um e-commerce é necessário estar por dentro de todos os aspectos que envolvem a segurança do estabelecimento e do consumidor. Por isso, é importante se atentar às novidades e também à segurança e proteção da loja.
Para Renato Galletti, gerente de marketing e inside sales da unidade de pagamento do Grupo Locaweb, a segurança é essencial para que qualquer plataforma atue fortemente para combater as fraudes online.
"Neste ano, diversas práticas de consumo mudaram, principalmente no ambiente digital, e uma delas foi o aumento significativo de compras e transações financeiras realizadas por dispositivos móveis. E é preciso elencar que esta ferramenta está mais suscetível a riscos, como clonagem de dados, cartões e acesso às informações confidenciais. Por isso, o site do e-commerce precisa ser pensado e adaptado para este cenário", explica Galletti.
Para deixar a loja mais segura, o primeiro passo é habilitar um sistema de autenticação de dois fatores, que garante que cada cliente seja dono de apenas uma conta e consiga acessá-la em um único dispositivo móvel, evitando que diferentes usuários consigam navegar em uma única conta.
"Hoje é mais simples integrar a ferramenta de token na loja virtual, evitando que o seu consumidor precise inserir dados pessoais e de pagamentos em todas as compras, mantendo todas as informações sob sigilo", orienta o especialista.
A ferramenta de risco barra tentativas de fraudes, antes que ela possa ocorrer, o que é um benefício para os dois lados: lojista e consumidor. Desta forma, o cliente se sente seguro e confiante para indicar o e-commerce para outras pessoas, aumentando significativamente as chances de venda.
"Atualmente é preciso priorizar a segurança do estabelecimento online como seria a de uma loja física, mas ao invés de cadeado, há inúmeros sistemas e ferramentas que podem ser utilizados para garantir um espaço seguro para todos", finaliza Galletti.
As vantagens de uma plataforma que não oferece riscos aos usuários, é a visibilidade do e-commerce entre consumidores e sites de busca (que também são responsáveis por uma boa indexação quando o endereço online possui um certificado de segurança), o que gera, respectivamente, o aumento das vendas do estabelecimento.
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