Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Plataforma utiliza Big Data e Inteligência analítica para gestão e redução do consumo de energia

Plataforma utiliza Big Data e Inteligência analítica para gestão e redução do consumo de energia

A plataforma Neuron é a solução que integra transformação digital e eficiência energética, com o uso de sensores, Inteligencia Analítica e automação de instalações e equipamentos

O Grupo Luminae energia, um dos líderes brasileiros em gestão energética, apresenta Neuron, uma plataforma que vai ajudar empresas a otimizarem o consumo de energia elétrica, água e gás. Desenvolvida com as mais recentes tecnologias de bancos de dados, Internet das Coisas e inteligência artificial, a solução provê a automação das redes elétricas e entrega relatórios, gráficos e alarmes em tempo real, acessíveis remotamente por meio de dispositivos conectados à internet, de computadores a smartphones.

Funciona através de sensores instalados em ambientes e equipamentos que colhem dados, em tempo real, da presença de pessoas em determinado local, ao aquecimento anormal de um aparelho eletrônico, e transmitem as informações imediatamente para o Neuron. A solução é integrável com a maioria dos sensores do mercado e com diferentes protocolos de comunicação, desde saída simples de automação RS485 a protocolos modernos como ZigBee, LORA, 6LowPan

Graças ao recurso de Inteligência Analítica 24x7, a plataforma é capaz de tomar decisões preliminares, como alterar automaticamente a temperatura do ar condicionado, ou desligar as luzes em um ambiente vazio. O sistema ainda avalia se é necessário acionar alarmes – do próprio sistema ou pré-definidos - ao identificar problemas.

De interface simples e intuitiva, criada pela equipe de designers do Grupo Luminae, o Neuron oferece um painel de controle personalizável. A solução inclui o Dr. Neuron, um chatbot preparado para esclarecer dúvidas na interpretação dos dados. Todas as informações ficam armazenadas em nuvem e os dados são criptografados de ponta a ponta.

“Utilizamos outros protocolos de segurança como autenticação de usuário e redes privadas para garantir a transmissão e envio desses dados sem interferências e com confiabilidade”, explica o diretor de gestão e Inteligência do Grupo Luminae Energia, Diego Cavalcante.

Relatórios, comparativos e insights - Segundo Cavalcante, a solução já foi testada em alguns clientes do Grupo Luminae, comprovando economia nos custos de energia de até 25%. Ele relata que o usuário do Neuron ganha um aliado na tomada de decisões com o apoio de indicadores de performance, relatórios de consumo e desempenho diários, semanais, mensais e anuais, e comparativos entre unidades de negócios.

Neuron ainda traz funcionalidades como um mapa de calor, onde é possível acompanhar o funcionamento do ar condicionado, e o gerenciamento da iluminação. O uso de ferramentas de IA permite à plataforma, exibir insights automaticamente quando algum equipamento ou ambiente apresenta consumo de energia diferente do normal.

Entusiasmado com o 5G, o diretor aponta para uma democratização da eficiência energética de forma sustentável, com soluções mais escaláveis, baseadas em conexões ultrarrápidas e bancos de dados mais robustos. “Será uma mudança de cultura, de patamar, como aconteceu com o smartphone. O Neuron vem para mudar de vez a forma como a energia é gerida em todos os setores da economia”, afirma Cavalcante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo