Brasil,

Cibersegurança: 8 dicas para evitar a invasão do ambiente físico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Por Paulo Murata

Com a adoção do home office pela maioria das empresas, em decorrência da pandemia do Coronavírus, muitos profissionais alcançaram uma melhora significativa na qualidade de vida, mantendo e até aumentando seu rendimento no trabalho. A conta é simples, o tempo que esses profissionais gastavam para se deslocar até o escritório e às visitas externas está sendo utilizado para focar em suas atividades. Então, pode-se dizer que tudo está perfeito com os pontos de contato se beneficiando a partir dessa nova realidade?

A resposta é não, apesar da teoria ser ótima. Analisando o "antes" e o "novo normal" sob o âmbito dos riscos referentes à segurança patrimonial e pessoal, existem algumas principais diferenças. Por exemplo, a maioria das empresas possui sistemas de monitoramento com câmeras nos acessos e nos ambientes de trabalho, enquanto nas residências os colaboradores normalmente não possuem câmeras.

Além disso, na gestão das empresas, há a figura do responsável pela segurança patrimonial e pessoal, mas nas residências essa "responsabilidade" é do próprio colaborador. No mais, os sistemas de controle de acesso nos últimos anos ganharam extrema importância para as empresas, sejam a partir de biometrias, leituras faciais, entre outros, enquanto nas residências o controle mais comum são chaves nas portas.

E não podemos nos esquecer que, nos escritórios, os ambientes são exclusivos para atividades corporativas, já nas casas o mesmo cômodo será utilizado para o trabalho e, também, para as atividades particulares. Com o entendimento dessas diferenças, é possível compreender a necessidade de cuidar da própria segurança ao trabalhar de casa e planejá-la com algumas recomendações de boas práticas para mitigar esses novos riscos. Veja oito dicas para quem está trabalhando em home office:

1 - É importante conhecer e entender os riscos inerentes à região, por isso, levante informações e estatísticas, além de conversar com seus vizinhos sobre históricos de sinistros.

2 - Entenda como funciona a vigilância do seu condomínio ou da sua rua. Qual a empresa? As pessoas estão armadas? Qual o critério de escolha utilizado? Existiu algum processo de verificação antes da contratação? Quantos profissionais são e onde eles permanecem?

3 - Avalie as soluções de segurança que seus vizinhos possuem, mas não se limite a fazer o mesmo, pois cada local possui riscos e vulnerabilidades diferentes.

4 - Considere a instalação de equipamentos eletrônicos de segurança, tais como câmeras nos acessos à sua residência e no perímetro.

5 - Verifique a necessidade de reforçar seu atual controle de acesso e é importante orientar todos os moradores da residência para não deixarem as portas e janelas abertas quando não estiverem em casa, além de separar seus itens de trabalho num local seguro e reservado.

6 - Evite o armazenamento de itens de alto valor e, ou, atratividade em sua residência, como grandes quantias de dinheiro em espécie, eletrônicos, joias, entre outros correlacionados.

7 - Tenha em mãos os contatos telefônicos para casos de emergência, como a Política Militar, o Corpo de Bombeiros, a Central de Atendimento à Mulher e os demais.

8 - Busque treinamento e capacitação sobre comportamento em cenários de alerta, emergência e rotina. Conhecer o protocolo quando sua vida e de sua família estiverem em perigo é fundamental.

Compartilhando e colocando essas dicas em prática, reforçamos a conscientização de todos na prevenção para ser evitado ao máximo a ocorrência de incidentes relacionados tanto à segurança patrimonial, quanto à pessoal.

* Paulo Murata é gerente de segurança empresarial da ICTS Security, consultoria e gerenciamento de operações em segurança, de origem israelense.

Sobre a ICTS Security

A ICTS Security é uma empresa de consultoria e gerenciamento de operações em segurança, de origem israelense. Proporciona tranquilidade pessoal e aos negócios de seus clientes ao oferecer segurança e proteção com agilidade e independência, fundamentada em visão e conhecimento abrangente de riscos. Executa soluções pragmáticas, dinâmicas e integradas com uso de metodologia pioneira e tecnologias atuais.

Presente no Brasil desde 1995, atende a clientes com os mais variados desafios em questões de segurança, bem como organizações com logísticas complexas e altamente expostas a riscos, a partir de escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro.

Sua metodologia de resultados comprovados e sua equipe de profissionais altamente qualificados lhe confere o reconhecimento como referência no mercado. A ICTS Security é uma empresa ICTS.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar